Tuesday, January 30, 2007

Dia da Fraca Alegria

Um dia para correr bem precisa de sol, amigos, beijinhos,trabalho, pressa, telefone sempre a tocar e gargalhadas. O mais curioso é que precisa disto tudo junto e, idealmente, mais qualquer coisa que surpreenda ou que seja uma boa notícia, basta um destes elementos faltar e fica o dia incompleto, não pensamos no resto que nos trouxe brilho ao dia só pensamos no que faltou. Quando à noitinha preenchemos a folha de presenças e fazemos a chamada parece que só ouvimos o silêncio das ausências e vemos o vermelho das faltas, talvez porque o azul, com que se marca as presenças, não chama tanto a atenção e é mais dado como adquirido do que devia.
O que está em falta é a sombra maior que o objecto em si, é o balanço que não bate certo, a nuvem que está a estragar o céu aberto. É a ausência sempre presente no pensamento que quando queremos acreditar que o dia até foi bom, embora não tenha sido perfeito, não nos deixa dar mais que 13 numa escala de 0-20, se fosse sorte a materializar-se num dado não passaria de um 4 e num totoloto se calhar até dava para um 3. Mas, por mais que se queira pensar que foi bom, que até nem foi tão mau como se diz, há qualquer coisa que não nos deixa dizer que o dia foi tão bom que até escapou. Teve tudo para ser bom ( e em alguns aspectos até que foi), porém os mas que enchem o pensamento sobrepõem-se aos bons momentos e quando alguém nos pergunta se foi bom o dia, temos aquela dificuldade em responder logo que sim! Tem se vontade de dizer que não! Não, porque até podia ter sido bom, mas teve final inesperado como nos filmes de suspense, não porque desiludiu, ... Há a tentação de cair no conforto dos lamentos e de um ouvido disposto a ouvi-los e, então, mentindo-se um pouco e reconhecendo ou querendo crer que simplesmente há dias assim, diz-se "O dia não foi mau de todo."
Balançam na minha cabeça o dia que passou e o amanhã que se aproxima, em que disputam o equílibrio a memória sombria e a esperança que se deposita num novo dia.

7 comments:

Anonymous said...

Miúda isso foi dia de pouca alegria porque não tinhas contigo o relógio do je t´aime beaucoup / rien / pas de tout - sim porque esse relógio encerra alegrias ilimitadas e lindas! E acho que o devias usar sempre e era uma alegria pegada quando o tinhas. Ah pois e este teu blogue não está nada pessoal. Nele consigo perfilhar a minha silhueta existêncial e um cálido amplexo à condição humana mais profunda.

Anonymous said...

Este post fez-me um pouco lembrar o ódio que eu tenho por aquela frase tantas vezes usada, dantes só pelos mais velhos, mas que agora começa a invadir-me mais vezes do que eu gostaria: a resposta "lá se vai andando, tem de ser, né?" quando alguém pergunta se estamos bem. No outro dia, pus-me a pensar: se quando chegamos a casa ao fim do dia sabemos que não fomos despedidos, que ninguém morreu, que ninguém nos insultou gravemente ou coisas piores, então porque é que não podemos simplesmente responder que sim, está tudo bem?! Temos, como dizes, a tendência para pensar que se não ganhámos o Euromilhões ou fomos elogiados por 38 pessoas, então o dia não tem razão para ser louvado de maneira nenhuma. É triste, sim senhora...

Anaipa said...

Ora eu acho que o problema está na necessidade de fazer o balanço no final do dia, isso é como quem diz, cruzar os t's pontilhar os i's, dar balanço 0 entre deve e haver...
Porque é uma mania nossa de ver o final. Eu agora adoptei o sistema de quando acordo, ficar logo contente porque acordei, e depois verificar que até me antecipei ao despertador... contente!!! por não ter de gramar com a sirene!!! Depois fico muito contente por entrar no popó e vrummmmmmm lá vou eu sem ficar logo no transito à porta de casa! até começo a cantar! mas o auge é chegar à A5 e so ficar presa no transito depois do posto de abastecimento de Oeiras!!! e bom bom mesmo é sentar me ao pé de pessoas que são de uma simpatia extrema que é rir desde que se entra até sair, e chegar a casa com o sol ainda bem alto. O dia corre bem, e estou com uma espectativa de ver se faço pelo menos um três no euro milhoes. Isto há que fazer como um senhor que conheço que responde da seguinte forma quando lhe dizemos que lá se vai andando ... diz se o dia não anda há que empurra-lo dar lhe uma força que é para ver se ganha animo!

Rita said...

Há milagres...ou seja, há comentários alegres para posts tristonhos. =D
O mais curioso é que cada um destes comentários, em dias diferentes, trouxe-me um sorriso à cara, como se a semana não tivesse sido dura.
Senti-me compreendida, contente e com muita esperança para os "novos" dias.
* thank you guys
Yeah yeah

Anonymous said...

Achas mesmo que os dias são tristes por teres que acordar e não ter algo + do q o trabalho para te preencher o dia?! O simples facto de acordar devia ser sinónimo de um dia em cheio, aproveitar o dia da melhor maneira devia ser para todos um objectivo e nao um arrastar do nosso tempo. So pensando assim é que se consegue acordar e não ficar velho, não ver rugas a crescer na personalidade e, como alguém comentou aqui neste post, é não dizer a frase "lá se vai andando, tem de ser, né?". Por muito que o dia tenha corrido mal ainda temos o sorriso dum amigo e talvez uma gargalhada dum qualquer comediante no youtube para nos fazer alegrar. Rir e sorrir, mesmo que muitas vezes não tenhamos vontade, é uma maneira para se estar feliz

Rita said...

OLá! Este post não é tanto sobre os dias que se só se tem o trabalho na agenda, mas mais sobre aqueles dias que correm bem, mas não o suficiente para dizer que correu MUITO BEM. Em que há uma insatisfção latente ou em que algo menor estragou o dia que tinha tudo para ser bom.
SEm dúvida, um sorriso faz maravilhas a nós próprios e aos outros que nos rodeiam também.
=)*

Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny