Saturday, March 1, 2008

Mercado Turco


Para mim os melhores sabores e cores de Berlim não estão no aroma e aspecto da gastronomia alemã, mas precisamente no que mais internacional a cidade tem para oferecer, nomeadamente tudo o que seja turco. A influência da maior comunidade estrangeira em Berlim faz-se sentir em cada esquina com quiosques de kebabs a despertarem a curiosidade até dos mais cépticos, mas quem quiser fazer uma incursão mais profunda neste submundo deve visitar o mercado turco.
Atravessando a cidade chega-se a kreuzberg, onde de terça a sexta feira se pode comprar um pouco de tudo: os vegetais mais frescos, roupa, tecidos, acessórios, frutos secos, conservas, carne, peixe, pão, especiarias ...
Os sentidos ficam despertos: o turco falado entre clientes e feirantes torna-se melodia imperceptível para os ouvidos, os olhos ficam extasiados com a diversidade e extravagância das cores das frutas e vegetais, o olfacto descobre em cada banca um aroma diferente, novo e curioso e os dedos e o paladar tentam reconhecer na textura e no sabor de alimentos jamais vistos semelhanças com algo conhecido.
Uma oportunidade de visitar através dos sentidos a Turquia, dentro fronteiras alemãs.



No comments: