Tuesday, February 12, 2008

A Prússia de Charlote

Quem estiver interessado em ter uma amostra do que foi a Prússia ou simplesmente conhecer uma Berlim de contos de princesas e príncipes encantados, só precisa de ir ao distrito de Charlloten Burg, lá encontrará o Schloss Charlottenburg, um palácio estilo barroco italiano edificado em1695 para Sophie Charllotte, esposa de Frederico III. O Palácio é de tal forma grandioso que Sophie nem chegou a vê-lo completo antes de morrer. Como Berlim chegou a ser a capital da Prússia, depois de coroados Sophie e Frederico tornaram esta a sua residência de Verão, portanto gente de ideias modestas.

Até à união da Prússia no Império Alemão, o Palácio passou por várias remodelações e ampliações, porém nenhuma reestruturação seria tão profunda como aquela que o Palácio sofreu depois da II Guerra Mundial. Grande parte do fausto e ostentação das suas salas foi perdido para sempre, ainda assim ao visitar o palácio é impossível não reparar no notável trabalho de restauro e reconstrução que foi sujeito.
Quem não quiser pagar para ver o palácio por dentro (se bem que vale a pensa compensar os dois quilómetros que se fazem da estação de metro ao palácio) pode sempre aproveitar os Jardins que são públicos e valem a pena sobretudo em dias solarengos.


Se eu mandasse na Fundação dos Palácios e Jardins Prússios de Berlim-Brandenburgo, que está encarregue deste palácio:

- criava uma estação de metro mais perto do palácio;
- abria uma passagem entre a parte da frente do palácio e os Jardins (ninguém merece ter que contornar o palácio, depois de já ter andado meia hora para lá chegar e uma hora nos corredores do palácio);
- colocava um serviço de aluguer de barcos a remos para o lago.

No comments: