Monday, February 11, 2008

Potsdamer Platz

Uma das maiores provas da capacidade de auto-regeneração de Berlim talvez seja Potsdamer Platz. Nos anos 20 esta era a praça mais movimentada da Europa com os primeiros semáforos automáticos do mundo, após a II Guerra Mundial além de destruída, ficou completamente lançada ao abandono, o Muro de Berlim atravessava-a ao meio tornando-a terra de ninguém, só após a queda deste esta praça conseguiu recuperar a importância doutros tempos.
A Potsdamer Platz actual recuperou o lugar de destaque na cidade de Berlim, graças a 17 anos de construção acompanhados de um investimento de 17 mil milhões de euros.

Grande parte deste sucesso deve-se ao facto dos edíficios que hoje em dia fazem parte desta praça serem da autoria de arquitectos de renome, que tornaram esta uma das praças mais modernas da Europa. Deste conjunto de edíficios o mais emblemático é sem dúvida o Sony Center, da autoria de Helmut Jahn, que é, simultaneamente, a sede europeia da Sony e centro de restaurantes e cinemas. A cúpula deste edíficio é uma obra de engenharia dificil de descrever e audaz, mas absolutamente espectacular.

Dar de caras com Potsdamer Platz é ter a percepção clara que se está a ter um encontro com o futuro, o que nos rodeia está mais próximo deste tempo que do presente, está mais perto do que as cidades serão um dia.

um dos edífcios de Potsdamer Platz


Cúpula do Sony Center

No comments: