Sunday, February 10, 2008

Supernova

Berlim ergue-se nas suas ruas, edíficios e monumentos com a mesma espectacularidade de uma Supernova acabada de explodir. A cidade vai progressivamente em cada recanto, zona e quarteirão eclodindo algo de novo e moderno. Berlim transpira novidade, vanguarda e futuro.
Embora seja uma das capitais do velho continente, é, sem qualquer dúvida, uma das cidades do futuro do mundo.
Não acarrete qualquer esperança quem for a Berlim à procura da Alemanha Prussiana ou de qualquer outro momento anterior ao início do séc. XX, se procurar bem na melhor das hipóteses só encontrará resquícios, a cidade que existe hoje tem cerca de 70 anos e é uma das cidades mais recentes da Europa Ocidental. Os edíficios mais antigos, que ao caminharem por Berlim, encontrarão remontam, no máximo, ao ínicio do século passado foram, muito provavelmente, objecto da mais delicada reconstrução. Berlim foi, devido à II Guerra Mundial, uma cidade reconstruída quase de raíz e como consequência da Guerra Fria uma cidade ainda em construção, se no pós guerra se reconstruiu para devolver a cidade à vida, passados quase 20 anos sobre o derrube do Muro de Berlim constrói-se muito, ainda, para atenuar as diferenças do lado leste da cidade para o lado ocidental.
A minha perspectiva geral de Berlim é que a cidade é tão notoriamente "nova" que quase sente-se aquele cheiro a fresco nas ruas. Se por um lado sentimos na pele o frenesim de uma cidade ainda em mutação, por acabar e em mudança, por outro lado é ainda díficil abstrairmo-nos dos factos e razões que motivaram e justificam a Berlim que existe hoje. Não está à vista, mas sente-se a presença do que foi e as consequências do Nacional Socialismo e da Guerra Fria na cidade.
Talvez não seja a mais alegre das cidades, mas é sem dúvida uma das cidades mais surpreendentes para se visitar, sobre um chão que tem as marcas da mais dura história, Berlim vai construindo, através dos seus edíficios, monumentos e praças, uma nova identidade plena de vanguarda e optimismo.












No comments: