Tuesday, January 2, 2007

Janeiro Cheio

Cada ínicio de ano traz aquela sensação de ânimo renovado e a minha foi elevada ao quadrado e ao cubo pela Agenda Cultural de Almada para Janeiro. Há quase de tudo para todos os gostos e eu fiquei com aquela vontade de ir a quase tudo, por isso, entre o que achei interessante e ao que vou definitivamente e entre aquilo que é um must see e o que se calhar merece o benefício da dúvida.... eis os meus destaques:
  • 13 JAN - Maria Anadon: Emsemble , " Uma abordagem aos clássicos do Jazz baseada nos ritmos latinos"
  • 20 JAN - Companhia de Flamenco Lunares: Sonhar Flamenco, "animada festa de dança flamenca, com músicos convidados, transportando o espectador para um mundo de música, ritmo, cor e muito salero"
  • 21 JAN - Banda Filarmónica da SFUAP - Concerto de Ano Novo, apesar de não ser o meu tipo de espectáculo preferido, a presença no mesmo é sem dúvida um reconhecimento merecido a esta instituição centenária pelo papel importante e activo que continua a desempenhar, junto da comunidade e pessoas sobretudo da Cova da Piedade, mas também de todo o concelho. (nas quais eu me incluo) =p
  • 26 JAN - Carlos Mendes: As Minhas Canções, "onde a musicalidade da poesia de joaquim pessoa, antónio botto, manuel da fonseca miguel torga, manuel alegre, entre outros se conjuga de um modo perfeito com as melodias por ele criadas".
  • 27 JAN - Dazkarieh - grupo de "world music" que para quem gosta do estilo é capaz de ser um espectáculo interessante e para quem não conhece bem é um bom momento para matar a curiosidade de como soam instrumentos como o Cajon, o Tar, o Riqq ou outros cujo o exotismo do nome eu não me atrevo nem a transcrever.

No âmbito do ciclo Documentários Inconvinientes, Grizzly Man e O Pesadelo de Darwin são talvez as sugestões menos conhecidas, mas o facto de terem entrado em concurso no Doc Lisboa de há dois anos e de o último ter sido o grande vencedor ou pelo menos premiado (a memória já não é o que era) fazem crer que serão boas apostas para a noite de 5 Jan ou 6 de Jan respectivamente.

O auditório Fernando Lopes Graça, onde aliás decorrem todas estas sugestões, apresenta sempre o que eu gosto de chamar de "Cinema Fora de Hora", ou seja filmes que, no meu caso, ficaram "para depois", "para a outra semana", "que se perdeu a hora do filme", etc...até que saíram das salas de cinema convencionais e a última hipótese é mesmo vê-los neste espaço. Também acaba por ser uma boa oportunidade para ver pela primeira vez filmes que não são blockbusters como:

  • Alguns Dias em Setembro com Juliette Binoche e john Turturro, é um drama que mete espiões, filhos abandonados e filhos adoptivos, informações cruciais e assassinos a soldo, bem como tem Portugal e Veneza como cenário. (3 Jan)
  • A vida Secreta das Palavras é sobre a vida pesada numa plataforma petrolífera, onde as vida das personagens se cruza revelando um "filme sobre o peso do passado". (10 Jan)
  • Volver, toda a gente ouviu falar do mais recente filme de Almodóvar e quem não viu deve fazê-lo porque vale mesmo a pena. (17 Jan)

Só me resta acrescentar que tudo isto se passa sempre às 21h30, à excepção do Concerto da SFUAP que é às 16h, e que os bilhetes são todos a preços muito simpáticos. E como não vou poder ir a tudo, se alguém seguir uma destas sugestões está convidado a deixar um comment a contar-me como é que foi. ;)

2 comments:

Anonymous said...

É tao bom ter amigas k nos avisam dos eventos culturais k n podemos perder!:) Continua o bom trabalho! O blog ta lindo! É a tua cara! Beijocas fofas****

Rita said...

eehehh obrigada!pode ser q me queiras fazer companhia a algum deles? ;)

**beijinhos