Tuesday, January 30, 2007
Dia da Fraca Alegria
Sunday, January 28, 2007
Tarde de Domingo
(so glad with my henna tattoo)
Pérolas de Saber (1)
Saturday, January 27, 2007
Recomendação à APSI*
Parece inacreditável, MAS um bonequinho muito simples como este já me deixou envergonhada, corada, foi alvo de disputas acesas e razão de ódios mortíferos. Suscitou as perguntas "O que é que eu faço? Achas isto normal? Isto era nosso, não achas? ". Pragas foram rogadas como lanças atiradas entre duas facções em guerra, orgulhos foram feridos e humores abalados. Foram amplamente discutidas projecções sobre o que, em vez do silêncio total, deveria ter sido feito para salvaguardar as honras individuais.
Estou a exagerar um bocadinho, mas, tenho para mim, que como pessoas adultas e de bem que somos (certo Sr. V.?) que a nossa incapacidade de reacção não se deveu a razões de fraqueza (NÂO!JAMAIS!), mas sim aos high standards que regram a nossa vida e que não nos deixam reagir emocionalmente e desvairadamente, mas com muita classe... Porém, é minha opinião que se um brinquedo fez isto tudo a três pessoas adultas se calhar não devia ser dado a crianças. ;)
*- Associação Portuguesa de Segurança Infantil
Updates
Thursday, January 25, 2007
La Ausencia es una forma de Invierno
Como el cuerpo de un hombre derrotado en la nieve,
con ese mismo invierno que hiela las canciones
cuando la tarde cae en la radio de un coche,
como los telegramas, como la voz herida
que cruza teléfonos nocturnos,
igual que un faro cruza
por la melancolía de las barcas en tierra,
como las dudas y las certidumbres,
como mi silueta en la ventana,
así duele la noche,
con ese mismo invierno de cuando tú me faltas,
con esa misma nieve que me ha dejado en blanco,
pues todo se me olvida
si tengo que aprender a recordarte.
Tuesday, January 23, 2007
working class girl
Thursday, January 18, 2007
Glances
Wednesday, January 17, 2007
Assalto e Intromissão
Tuesday, January 16, 2007
Amanhã...
Amanhã redobrada força, para cima que não cessa, há-de vingar.
Amanhã mais nenhum mistério acima do ilusório, o astro rei vai brilhar!
Amanhã a luminosidade alheia a qualquer vontade há-de imperar.
Há-de Imperar.
Amanhã está toda a esperança por menor que pareça, existe e é para vicejar.
Amanhã apesar de hoje ser a estrada que surge pra se trilhar.
Amanhã, mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam ver o dia raiar.
Amanhã, ódios aplacados temores abrandados, será pleno!
Será Pleno!!!"
Amanhã será um lindo dia...
Monday, January 15, 2007
SIMMMMMMMM!!!!
Sunday, January 14, 2007
Quem é Maria Anadon?
Antes de mais, não sou entendida no assunto sou apenas uma ouvinte interessada, daí que não me sinta muito à vontade de fazer uma crítica. Mas, aqui vai... foi uma 1h20 de bom jazz, mas não do tipo que eu gosto, sobretudo a nível vocal. Eu sou mais apreciadora daquele jazz livre de improvisos vocais, já muita gente me disse que isso é que faz as boas cantoras de jazz, que o improviso é um dos pilares fundamentais deste estilo de música,...... Porém alguém me pode culpar de eu não ser fã disto: "adudidadadopdrorodabebubidadodudadaduuuuuuuuuuu".
Ao que parece esta é a própria base da Maria Anadon porque ela começou precisamente pelo jazz mais alternativo e agora está mais dedicada aos standards, ainda assim há improviso a mais para o meu gosto. Depois também não gosto muito de cantoras que fazem grandes amplitudes vocais em poucos segundos, indo do sussurro à nota mais alta num estalar dedos, fazendo com que a letra da música seja uma coisa que só entende quem conhece a canção.
Apesar disto, é um espectáculo cheio de ritmo, em que cantora e músicos estão muito bem coordenados, no qual as percurssões são responsavéis por surpresas agradáveis. Os músicos que a acompanham são muito bons, MAS para o fim do espectáculo eu já estava com pouca vontade de os aplaudir....é que a Maria Anadon em TODAS as músicas pedia plamas para eles à vez. É aquele constrangimento em que já não nos apetece alinhar nos caprichos da cantora, mas a senhora que está ao lado fica tão entusiamada com o espectáculo que vai murmurando "Lindo, Bravo! Que voz!" e se eu não batesse palmas, tenho a certeza que ela faria assim no mínimo um olhar de lado cheio de asco ou no máximo dava-me uma sapa.
De qualquer modo, apesar desta crítica com ar reprovador, uma cantora que gravou um disco nos Estados Unidos com mais duas japonesas e uma israelita (tal como a própria Maria disse) tem que ter algum valor não é? Afinal, what do I know about jazz? ;)
ponto forte do concerto: a canção Black Coffee e a companhia da Rita
ponto fraco do concerto: O cabelo da Maria Anadon
Friday, January 12, 2007
1 Mês de Balanço
Não foi há muito tempo, eu sei, mas lembro-me de há um mês atrás eu não estar propriamente com a melhor disposição, estava na ressaca da partida de um amigo que gosto tanto (juanito!!!!) e nesse dia zangada um pouco com a vida, com a geografia e com a ironia do destino... decidi num impulso dar azo a um desejo antigo e temido de iniciar um blog: render-me às evidências, correr o risco de o blog se tornar demasiado pessoal ou enfadonho, MAS sobretudo torná-lo um "sítio" onde as pessoas que me conhecem possam "reencontrar-me", de divulgar algumas das minhas causas e opiniões, de falar de pessoas e momentos relevantes.
Assim, ao fim de um mês faz sentido um pequeno balanço e eis apenas alguns números:
- 19 Posts,
- 325 visitantes (aprox.),
- 20 comentários
-...
Uma vez aberto para balanço vai ser dada a liberdade aos visitantes deste blog para fazerem sugestões, ou seja comentar o que está mal, o que podia estar melhor, o que está a mais, o que simplesmente não está no blog e devia estar, o tipo de posts que gostaram mais e aquele tipo que não faz falta nenhuma,etc. Por isso, aproveitem esta liberdade temporária para darem asas ao vosso espírito crítico, pois o próximo momento de balanço sabe-se lá quando será.
E se é verdade que há um mês atrás eu estava um bocado em baixo, hoje é daqueles dias que o sol brilha, que à nossa volta as coisas parecem bonitas, em que a esperança vibra perante a adversidade, em que o futuro se apresenta cheio de promessas, em que o retorno de um amigo nos dá aquele fôlego extra, em que a certeza de uma viagem dá aquele ânimo para todo aquele tempo vago até lá, em que a banda sonora na minha cabeça é a lily allen a cantar "Sun is in the sky oh why oh why ?Would I wanna be anywhere else"...
Thursday, January 11, 2007
Gnocchi a la Portoghesa
1 embalagem pequena de polpa de tomate
150g de cogumelos frescos
azeite, sal, pimenta, cebola e alhos picados para o refogado
2 bifes grandes de perú
1/2 limão
queijo parmeggiano ou da ilha
2 portuguesas à mesa
Tuesday, January 9, 2007
Fungágá da Bicharada
E foi assim que se discutiu a emancipação da juventude.... 8/
Monday, January 8, 2007
Vocês desculpem lá este post, mas tinha que ser...
Friday, January 5, 2007
Perguntas e Respostas
Thursday, January 4, 2007
High Standards of...
city living, pizza making,
relationships behaviour,
urban architecture,
urban people, foreign people,
tv shows, shopping centers,
juicy juice, traffic, work perspectives,
photos, distance, english, life goals,
music, problems, others intentions,
lobbys, cinema,idealism,
invitations, criticism, sunglasses,
panoramic views, what to do
and of course high standards of friendship too.
Tuesday, January 2, 2007
Janeiro Cheio
- 13 JAN - Maria Anadon: Emsemble , " Uma abordagem aos clássicos do Jazz baseada nos ritmos latinos"
- 20 JAN - Companhia de Flamenco Lunares: Sonhar Flamenco, "animada festa de dança flamenca, com músicos convidados, transportando o espectador para um mundo de música, ritmo, cor e muito salero"
- 21 JAN - Banda Filarmónica da SFUAP - Concerto de Ano Novo, apesar de não ser o meu tipo de espectáculo preferido, a presença no mesmo é sem dúvida um reconhecimento merecido a esta instituição centenária pelo papel importante e activo que continua a desempenhar, junto da comunidade e pessoas sobretudo da Cova da Piedade, mas também de todo o concelho. (nas quais eu me incluo) =p
- 26 JAN - Carlos Mendes: As Minhas Canções, "onde a musicalidade da poesia de joaquim pessoa, antónio botto, manuel da fonseca miguel torga, manuel alegre, entre outros se conjuga de um modo perfeito com as melodias por ele criadas".
- 27 JAN - Dazkarieh - grupo de "world music" que para quem gosta do estilo é capaz de ser um espectáculo interessante e para quem não conhece bem é um bom momento para matar a curiosidade de como soam instrumentos como o Cajon, o Tar, o Riqq ou outros cujo o exotismo do nome eu não me atrevo nem a transcrever.
No âmbito do ciclo Documentários Inconvinientes, Grizzly Man e O Pesadelo de Darwin são talvez as sugestões menos conhecidas, mas o facto de terem entrado em concurso no Doc Lisboa de há dois anos e de o último ter sido o grande vencedor ou pelo menos premiado (a memória já não é o que era) fazem crer que serão boas apostas para a noite de 5 Jan ou 6 de Jan respectivamente.
O auditório Fernando Lopes Graça, onde aliás decorrem todas estas sugestões, apresenta sempre o que eu gosto de chamar de "Cinema Fora de Hora", ou seja filmes que, no meu caso, ficaram "para depois", "para a outra semana", "que se perdeu a hora do filme", etc...até que saíram das salas de cinema convencionais e a última hipótese é mesmo vê-los neste espaço. Também acaba por ser uma boa oportunidade para ver pela primeira vez filmes que não são blockbusters como:
- Alguns Dias em Setembro com Juliette Binoche e john Turturro, é um drama que mete espiões, filhos abandonados e filhos adoptivos, informações cruciais e assassinos a soldo, bem como tem Portugal e Veneza como cenário. (3 Jan)
- A vida Secreta das Palavras é sobre a vida pesada numa plataforma petrolífera, onde as vida das personagens se cruza revelando um "filme sobre o peso do passado". (10 Jan)
- Volver, toda a gente ouviu falar do mais recente filme de Almodóvar e quem não viu deve fazê-lo porque vale mesmo a pena. (17 Jan)
Só me resta acrescentar que tudo isto se passa sempre às 21h30, à excepção do Concerto da SFUAP que é às 16h, e que os bilhetes são todos a preços muito simpáticos. E como não vou poder ir a tudo, se alguém seguir uma destas sugestões está convidado a deixar um comment a contar-me como é que foi. ;)