Saturday, May 19, 2007

Reality Bites

Na tentativa de deitar-me cedo decidi não sair esta noite, mas porque ainda não tinha sono deixei-me ficar a "passar uns canais", entretanto apanhei um filme mesmo a começar e pela hora pensei que: ou não podia ser nada de jeito, ou já tinha visto. Nas primeiras imagens pude verificar que nem uma coisa nem outra e aquelas palavras e aquelas personagens estavam a prender-me ao filme.
Reality Bites é um filme sobre um grupo de amigos de recém licenciados, que se encontram perdidos entre a saída da faculdade, a procura do primeiro emprego e as suas próprias vidas pessoais. Sentem-se a meio caminho de lado nenhum e à procura de algo que ninguém sabe explicar o que é. Não querem deixar os seus objectivos e ideais, mas a realidade parece que lhes grita para tomarem decisões e adoptarem um caminho. Crescer parece trazer mais coisas más que boas, os clichés são arrebatados pela vida real e os conflitos com os amigos acabam por ser inevitáveis. Está presente a felicidade simples de uma conversa, um amigo e um café, das conversas parvas e dos "momentos", e a felicidade que tarda dos sonhos a serem cumpridos. Estão lá as expectativas, as histórias, as frustrações, as negações, as dúvidas e os medos de quem de repente se sente sem rede.
Para mim estava lá tudo naquelas 4 personagens! Tudo o que parece ter sido este último ano, todas as crenças, enganos, desilusões, dificuldades, as entrevistas falhadas, as tentativas e as pequenas alegrias. Sinto como quase certo que se tivesse visto este filme há 3 anos atrás ou daqui a 3 anos talvez não fosse significar tanto. Os sentimentos subjacentes são os mesmos e, apesar de muito melhor que há uns tempos, a bússola que regula a minha vida ainda parece estragada, a fazer-me sentir, de vez em quando, perdida no meio do nada.


Lelaina:: I just don’t understand why things just can’t go back to normal at the end of the half hour like on the Brady Bunch or something.
Troy:: Well, ‘cause Mr. Brady died of AIDS. Things don’t turn out like that.
Lelaina:: I was really gonna be something by the age of 23.
Troy:: Honey, the only thing you have to be by the age of 23 is yourself.
Lelaina:: I don’t know who that is anymore.

2 comments:

Rita said...

yeaah! i saw that movie, girl!!
winona e ethan hawke fantasticos e novinhos! :)

Rita said...

muito fixe!=)