Wednesday, May 30, 2007

Cartazes

Este é tipo de assuntos que eu não tenho nada que achar, mas se achasse, achava mal!
Eu moro em Almada e, por isso, nem vou votar para as próximas eleições autárquicas de Lisboa, mas o que me diverte ver os cartazes das campanhas não tem explicação. Normalmente existe uma ou outra campanha que é mais fracota que não consegue transmitir aquela mensagem de voto de confiança, desta vez são quase todas.
Comecemos pela CDU que aposta no minimalismo do cartaz, que tem somente a seguinte mensagem escrita "CDU Força Alternativa". O Slogan até é bom, mas o cartaz é só isto, não há nem uma imagem pequenina do Ruben Carvalho para as pessoas poderem atribuir o cargo não só a um partido, mas também a uma pessoa, normalmente também isto faz ganhar votos e, dado que o candidato é o Ruben de Carvalho parece-me a mim que eles só tinham é a ganhar. Não sei se esta questão da fotografia está relacionada com confiança a mais na estrutura do partido ou pouca confiança no candidato. De qualquer modo, parece-me pouco prestigiante para o ruben de carvalho, que tem-se feito notar com sucesso como deputado municipal na oposição. DEsta forma, a CDU quase que fazia um bom cartaz, quase.

O primeiro cartaz de campanha que eu reparei foi o do bloco de esquerda, eu nem queria acreditar. O cartaz chama a atenção e, embora também não tenha fotografia, faz a pessoa perguntar: Mas afinal quem é o Zé? Isto porque o cartaz diz em letras garrafais "O Zé faz falta!". Eu só pensei mas onde é que anda a campanha do bloco sempre muito original, acutilante e reivindicativa? Realmente, original é porque ninguém mais faz cartazes de campanha política nestes moldes, pelas razões óbvias a mensagem não transmite nada, a não ser a necessidade absoluta do "Zé" na CML e quando eu me ponho a pensar porque raio devia acreditar nisto só porque a alexandra lencastre, o miguel guilherme, o virgílio castelo, o miguel esteves cardoso e outros o dizem, enfim só se fosse louca. Na minha opinião o bloco perdeu a cabeça e a oportunidade única de se continuar a mostrar, como gosta, de alternativa ao mundo, num momento em que os lisboetas necessitam mesmo de uma mudança. Isto de colocarem slogans que podiam muito bem ser chamadas de capa de revistas cor de rosa tenho para mim que quem aprovou a campanha deve estar louco.
Ainda assim, o cartaz que me dá mesmo vontade de lançar uma gargalhada pelo atrevimento é o do PSD. Como é que um partido acha que :
1. o Fernando negrão é a pessoa indicada para ir para a Câmara municipal do país que costuma ser passaporte para cargos como primeiro-ministro, presidente da república e afins...
2. Alguém o vai levar a sério com aquele cartaz.
Reparem num partido que tinha ganho a câmara de lisboa, os sucessivos escandâlos levam a eleições antecipadas e ainda tem a coragem de pôr como sloogan "Lisboa a Sério!". Então e até agora, no tempo que o Carmona Rodrigues esteve lá foi Lisboa a brincar? O sloogan até é giro, porém o cartaz deste partido é uma anedota. Mais valia fazerem uma espécie de mea culpa e acrescentar ao sloogan "Lisboa Agora a Sério!", não emendava mas podia ser que os lisboetas acreditassem mais na "seriedade" do psd.
Também já vi um segundo cartaz que é só a fotografia do Fernando Negrão com o nome dele a ampará-lo, dá menos vontade de rir, de facto, o senhor fica muito bem na fotografia, mas porquê tanta confiança neste homem? Enfim, o que o cartaz da cdu peca por falta de personalização, o do psd exagera pela quase rasia ao culto da personalidade.

Quanto à helena roseta, nem vale a pena ligar muito à mulher que ainda não percebeu que está contra o mundo e, aos poucos, quando começar a perder apoiantes vai dizer que o mundo está contra ela.

Assim, se um partido ganhasse só pelo cartaz o PS tinha a câmara ganha. Cartaz sóbrio, de mensagem curta, eficaz e necessária : "Rigor". Transmite simultaneamente confiança e alternativa, reflecte uma necessidade da cidade e há uma adequação do perfil do candidato ao slogan escolhido. A competência e rigor são características associadas ao António Costa e vai ser interessante ver o homem da nova e polémica lei das finanças locais a dar o exemplo na capital do país.

Já agora alguém me sabe dizer se o fontão de carvalho e o carmona rodrigues apresentaram cada um candidaturas independentes? Isso então seria a cereja no topo do bolo!
Os cartazes estão por toda a cidade, divirtam-se a aplicar o vosso espírito crítico.

2 comments:

Putz said...

Eu também não votar nestas eleições porque vou mudar-me para o "Deserto da Margem Sul"( disseram-me que era mais quentinho,lol).
Quanto aos cartazes, é relativo porque quem vai ganhar é o Sr. António Costa,devido á falta de concorrência forte existente nos outros candidatos. Considero que a cidade sairia a ganhar com uma coligação de esquerda, pois CDU e Bloco têm propostas interessantes que poderiam ser viabilizadas se estivessem no poder( em vez disso, vão ficar na oposição outra vez!!!). Ciao ragazza.

Rita said...

Eu espero sinceramente é que com a recandidatura do Carmona rodrigues, nem o próprio nem o psd vençam de novo as eleições. POrque sinceramente não há paciência para mais autarcas corruptos ou incompetentes que são reeleitos. Contudo, o meu candidato preferido é mesmo o António Costa, para além da simpatia partidária, gostava mesmo de ver como ´que ele se sai na câmara. =) Se ele passa nesta prova de fogo.

Ciaooo =)