Monday, May 21, 2007

Cutty Sark

Hoje quando vi as notícias e soube que o navio Cutty Sark tinha ardido fiquei verdadeiramente triste, senti uma desolação enorme! Até quem não se interessasse por navegação não lhe ficaria indiferente ao passar por ele em Greenwich, sentia-se que emanava uma presença, uma grandiosidade de outros tempos. Parecia só um barco, mas estou segura que com o incêndio morreu um dos últimos testemunhos de como era o mundo no tempo em que era este o meio de transporte que trazia o chá e os produtos exóticos da índia.
Talvez pela história que encerram, cada vez que um monumento ou uma obra de arte sofrem um acidente, são danificados, ou roubados sinto uma imensa tristeza. Não sei explicar bem porquê mas parece que é um bocado daquela época que desaparece também, que é um pouco desse mundo que se perde para sempre.
GReenwich tinha a graça de ter um meridiano a passar por ela e tinha a beleza do Cutty Sark. Este era o último navio do género, o último exemplar de uma frota que marcou uma época eque em apenas duas horas foi consumida pelas chamas. Já vi as imagens do incêndio na skynews e já vi as fotos do que restou, quase tudo ficou destruído, séculos de história desapareceram. Não haverá lugar a restauro, só poderá ser feita uma réplica do que foi o CUtty Sark foi em tempos.
Lembro-me de termos ido a Greenwich mais pela sensação de estar exactamente onde um dos meridianos mais importantes passa, mas foi o Cutty Sark com a sua imponência, importância e beleza que nos impressionou. Era um navio de madeira preta, ornamentado a dourado e sentia-se a grandeza dele quando aproximava-nos, sentia-se algo como uma constatação e um espanto que nos fazia pensar "Este é o Cutty Sark!". Era inevitável pensar em todo o mar que tinham galgado aquelas tábuas, todos os ventos que tinham soprado aquelas velas, todos os marinheiros que tinham navegado nele.... Tanto mar, tanta tormenta, tanta tempestade que ultrapassou, só mesmo o fogo o podia levar.

No comments: