Thursday, May 24, 2007

Diários de Malta VIII - Gozar Gozo

Os Diários de Malta não ficariam completos se não falasse de Gozo, a segunda maior ilha do arquipélago de malta. É um pecado estar em Malta e não ir a Gozo, esta é uma ilha muito pequena, mas rodeada de um mar que nos enche a alma. A norte da ilha de malta o mar é ainda mais azul e cristalino, por isso um mergulho é algo que rapidamente começa a tomar conta do nosso pensamento. Mas, visitar Gozo é fazer uma verdadeira viagem de sentidos: sentir o sol e a brisa salpicada de água salgada na pele, apreciar toda a beleza natural que a rodeia, cheirar e degustar todos os sabores da região e ouvir o reboliço dos mercados e o silêncio das paisagens.
Para Gozo deve-se ir bem cedo e de carro, fazer um aluguer por um dia de uma viatura é o ideal para evitar uma viagem longuíssima de autocarro até ao ferry e os horários, no mínimo, estranhos dos autocarros em gozo. Rabat, capital da ilha, é uma pequena cidade que aos sábados ganha vida através do mercado que há nas ruas principais. Neste mercado os produtos mais frescos da ilha invadem-nos os sentidos com as suas cores, exotismo, cheiros e sabores. Eu recomendo que provem as azeitonas temperadas e que comprem o queijo de Gozo, que na versão com pimenta ou sem é fantástico. Visitar a Citadela é a oportunidade para ver de ponto priveligiado grande parte da paisagem que constitui esta ilha, neste lugar repete-se o labirinto de ruas e a luz amarela que invade estes lugares típicos de malta, resultado do efeito do sol nas pedras amarelas dos edíficios. O que fica é a memória do vagueamento num labirinto de luz dourada.
Para almoçar não é dificil de encontrar um restaurante que sirva um prato maltês simples e delicioso: massa maltesa, com molho de tomate fresco, salsicha fresca, alcaparras e queijo de gozo.
Algo que deve ser muito bonito de se ver em gozo, mas que eu já não pude porque os autocarros para lá acabam às 15h (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) é Dweijra. É uma baía cheia de fenómenos rochosos que é o contraponto ideal para o fim desta jornada por Gozo.
Gozo, apesar de ser um bocado negligenciado nos roteiros turisticos, é um sítio a não perder. Quando se está em Gozo sente-se uma clara certeza ali é o Mediterrâneo.

No comments: