Tuesday, May 29, 2007

Paixão

Por falar em leitura e livros decidi homenagear um dos meus escritores favoritos.
Se o conceito de amor literário existisse, eu sentiria isso pelo Pedro Paixão. Desenvolvi, sem dar conta e desde o primeiro momento que o li, um sentimento assim pela escrita vinda da caneta deste escritor, há qualquer coisa que me prende. Reparei nos seus livros através dos títulos, apesar de invulgares, não soavam a estranho e o conteúdo era seu fiel reflexo, um racíocinio presente em cada livro que não era díficil de compreender, reconhecer e imaginar. Não fui capaz de ler só um, houve uma altura em que queria ler todos os livros e todas crónicas, depois houve um momento em que reli alguns e outro em que decidi parar, deixar este amor literário a marinar e deixar-me surpreender pelos livros que acredito terem o seu timming para se lerem.
Um dia descobri que o Pedro Paixão era professor na minha faculdade, pensei em falar-lhe, contar-lhe da minha admiração pelos seus livros, do espelho que por vezes parecem do meu pensamento ou sentimentos ou de como é bonito ver tão bem escrito aquele sentimentalismo silencioso das suas histórias. Mais tarde pensei em assistir a uma das suas aulas, infiltrar-me e descobrir um pouco mais do pedro paixão professor, ouvir o som das palavras do pensamento que tanto gosto de ler. Porém, quando achei ser ele numa mesa próxima da minha no bar da faculdade acobardei-me, fiquei com receio de estar a incomodá-lo ou que me achasse uma tonta que gosta dos livros dele e não o abordei. Também nunca fui a uma aula dele, com receio de que a turma fosse pequena, notasse uma presença estranha e o meu disfarce de aluna fosse colocado em perigo.
Mas a verdade é que criei um imaginário em torno do pedro paixão escritor, uma enorme curiosidade em torno da sua personalidade,... e tendo a certeza que um dia gostaria de conhecê-lo se calhar é melhor manter esta incerteza intacta, não vá ele ser um chato, arrogante e insuportável.
Eu quando leio Pedro Paixão sinto-me a ver-se fazer magia com as palavras, estou naquele limbo de espanto, prazer e racíocinio que só a leitura nos pode dar. Gosto de sublinhar nos livros frases ou partes que goste, só posso dizer que os meus livros do pedro paixão estão muito sublinhados. De todos os livros não sei dizer qual gosto mais, até porque ainda não os li todos, mas os que não li já sei que vou gostar.
Pode parecer um bocado forte, mas mais nenhum escritor me prende tanto a um livro tantas vezes...
Paixão por ti, Pedro!


Há muitas maneiras de morrer, há muitas coisas para matar. O que se tem de matar primeiro é o que está mais próximo de nós. O que temos a obrigação de matar primeiro é o nosso amor. Depois já não é preciso, depois basta acabar. (Boa Noite)

Nunca se sabe o que é para sempre, sobretudo nas coisas do amor. E era uma coisa do amor, isto tudo. São tão estranhas as coisas do amor que não se compreendem por inteiro. Tem de se estar sempre a fazer suposições. Nunca se sabe como e até que ponto a até quando. Esta obsessão chega para impedir a vida, o amor pode impedir o amor, amaldiçoá-lo como um espectro. (Nos teus braços morreríamos)

Escrever pode ser uma óptima desculpa para quem na vida não tem qualquer esperança. É uma maneira de preencher uma sombra e há momentos em que um beijo escrito vale por muitos. (Nos teus braços morreríamos)

Há dia, sabes, em que gostava de ser como o gato e que me tocasses sem desejar encontrar quaisquer sentimentos a não ser o que se exprime num espreguiçar muito lento - um vago agradecimento? - e que depois me deixasses deitado no sofá sem que nada pudesses levar da minha alma, pois nem saberias o que dela roubar. (Assinar a pele, conto)

3 comments:

Anonymous said...

"Nunca se sabe o que é para sempre, sobretudo nas coisas do amor. E era uma coisa do amor, isto tudo. São tão estranhas as coisas do amor que não se compreendem por inteiro. Tem de se estar sempre a fazer suposições. Nunca se sabe como e até que ponto a até quando. Esta obsessão chega para impedir a vida, o amor pode impedir o amor, amaldiçoá-lo como um espectro"

"Quando é aquele amor, tu pensas, acreditas e sentes que é para sempre"

Rita said...

Obrigada pela visita!
Muito bonito! =)

Anonymous said...

muito obrigado
p.