Friday, May 11, 2007

Melech Mechaya



Como estou cheia de curiosidade para ver e ouvir este "novo" projecto do meu amigo André, mas não sei se é desta que vou ter tempo, os meus sentimentos de culpa acharam a divulgação aqui deste projecto de música israelita uma boa forma de redimir-me.
Nas palavras deles "Melech Mechaya é uma viagem festiva pela música klezmer, abraçando também momentos mais delicados e intimistas. Uma viagem pela tradição judaica, unindo aromas árabes, ritmos orientais, e momentos de simples "bate-o-pé", da Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque."
No ponto de vista dos críticos "São a face mais visível de alguma movimentação da música klezmer em Portugal. Mas, se tanto a Kumpania Algazarra como a Orquestrinha do Terror, piscam os olhos à música de celebração judaica em direcção a outras coordenadas, os MELECH MECHAYA parecem (apenas e só) respirar klezmer por todos os poros. Interessante a versão de Miserlou de Dick Dale (e que se tornou célebre ao fazer parte da banda sonora do filme Pulp Fiction. "

De qualquer modo, visitem a página deles para ouvirem uma pequena amostra do que pode ser um dos concertos e para verem o video, que eu ponho dinheiro em como foi filmado em fernão ferro. Quem quiser ir experimentar bater o pé e dançar ao ritmo de música judaica diga o dia que eu vou tentar ir também.

André, não nos vemos há algum tempo, mas lembro-me de ti e é igual a minha certeza no teu talento como o elogio do Vinicius de Moraes, no Samba da Benção, ao Maestro Moacir Santos:
tu para mim "não és um só, és tantos!"

1 comment:

Agora Já Sabes said...

ETC - ENCONTRO DE TALENTOS CRIATIVOS
PRAIA DE ALBURRICA 30 DE JUNHO 22H00

A 2ª edição do ETC - Encontro de Talentos Criativos impõe-se, este ano, pela sua qualidade e diversidade musical.

Assume-se como um evento alternativo e multicultural com um espaço dedicado à Mostra de Jovens Criadores (através de artesanato urbano), Espaço Zen (com tarot, massagens e chás com aromas do mundo) e concertos que prometem levar o público numa viagem sem fronteiras.

O ETC tem encontro marcado na Praia de Alburrica (junto ao bar MGB), no dia 30 de Junho pelas 22h00, com entrada livre.


OCO "Seres do Vento”
Oco "Seres do Vento" é um projecto de música étnica com sons que vão de ritmos e melodias calmas, meditativas e hipnóticas a ritmos rápidos, energéticos e de trance. Estes sons são produzidos com instrumentos como o didjeridoo, taças de som tibetanas, shruti box, flauta, kalimba, harpa de boca, voz (canto harmónico) e percussão tocados em círculo à volta do elemento fogo.
Oco "Seres do Vento", é constituído por: Miguel Ângelo, Alban Hall, Pedro Soares, Ruben Branco, Rui Martins.
http://oco.home.sapo.pt/


Melech Mechaya
O projecto Melech Mechaya é constituído por um quinteto instrumental e promete levar o público numa viagem festiva pela música klezmer, abraçando também momentos mais delicados e intimistas. Uma viagem pela tradição judaica, unindo aromas árabes, ritmos orientais, e momentos de simples "bate-o-pé", da Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque.

Melech Mechaya é constituído por: João Graça (Violino), Miguel Veríssimo (Clarinete), André Santos (Guitarra), João Sovina (Contrabaixo) e Francisco Caiado (Percussão).
http://www.myspace.com/melechmechaya

“Ó TAMBOR” O Ó QUE SOM TEM?

Rui Júnior reúne o seu clã para esta celebração rítmica. Há quem diga que a tradução de emoções através da percussão é a mais antiga expressão humana, e a que toca as cordas mais primitivas da nossa comunicação. Um conjunto de temas, cada um contando uma história, mostra a que nível de sofisticação ou apuramento sensorial esta comunicação primitiva pode chegar.
Os seus espectáculos combinam a sua prestação, sobretudo, na 'filosofia' do jazz, utilizando padrões, fórmulas e sinaléticas previamente definidas, as quais servem de mero ponto de partida de um processo evolutivo de pesquisa e exploração ao longo do concerto.
Da sua actual formação, fazem ainda parte, complementarmente a Rui Júnior (Percussões), Henda (Percussões), Mil-Homens (Percussões) e Viky (Bateria e Percussões).

www.tocarufar.com

DIDGIN
O projecto Didgin' equaciona as sonoridades electrónicas com as potencialidades acústicas do instrumento aborígene australiano, o didgeridoo. Igor Sousa é o responsável pelas manifestações acústicas enquanto Pedro Lopes se ocupa do espectro sonoro por meio de gira-discos e sampler. O projecto embora recente tem-se escutado diversas "Didgin' Transmissions" nos últimos meses.


http://web.ist.utl.pt/L55448/Contrabasse1.mp3





TURNDTABLE
O projecto Turn d Table foi criado no primeiro dia de 2005. Com a ajuda da Musgo Productions, Jorge Alves e Filipe Jorge co-organizam e tocam em vários eventos com alguns DJs de destaque tais como Abe Duque (USA), Diego Miranda, John-e, Di paul, Analodgica, Kinky Boy aka Dj Thierry, 7AM, Dj Nox, Deepcircle, entre outros….
Já tocaram juntos também em algumas casas conhecidas do público local, tais como Estúdio 132, Club Lua, In Loco, Bubbles, Carvoaria, DNA Club, Actual, XL Bar, Link, Mood, Picasso e até no custom circus no Sudoeste 2006...
Esta dupla possui uma diversidade de sonoridades e concentram-se nas influências do groovy, pumpin, juntando um pouco de electro & tech house a uma técnica refinada em evolução constante, bem como num gosto requintado por material minimal, bélico e tech hypnótico.


http://profile.myspace.com/turndtable





+ INFO: HTTP://ESPACO-J.BLOGSPOT.COM

ESPAÇO J – RUA DR. ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA, N.º69
TELEFONE: 21 207 9776 / 1493
E-MAIL: CMB.JUVENTUDE@GMAIL.COM