Friday, March 9, 2007

O Bom Alemão

Quantas vezes já se sentiram a voltar atrás no tempo quando estão a ver um filme que de facto se passa noutra época? Eu muito poucas, mas esta semana quando fui ver O Bom Alemão aconteceu isso e quando um filme consegue essa proeza é porque é de facto muito bom. O Steven Sodebergh esteve atento a todos os pormenores e recorreu a tudo o que pode para, de facto, permitir ao espectador fazer essa viagem: película a preto e branco, efeitos especiais primários, um cuidado muito grande com as expressões e diálogos das personagens, uma banda sonora orquestral, ... Todos estes elementos permitem que o filme e a história adquiram também uma intensidade singular, própria dos filmes antigos, e que fazem o espectador reparar em certos momentos pela sua beleza rara nos tempos de hoje cada vez menos frequente, sempre que se vai ao cinema.

Admito que quando me apercebi nos primeiros minutos que o filme ía ser todo a preto e branco receei que não fosse gostar, mas a história ajuda muito a valorizar todas as escolhas do realizador, bem como a prender o espectador ao ecran. Talvez tenha sido mais fácil para Steven Sodebergh recorrer a imagens reais a preto e branco do que recriar todas essas imagens a cores, mas a verdade é que a coerência entre imagens reais e cenários recriados foi conseguida e, dado esta história ter lugar no pós II Guerra Mundial, o filme saíu beneficiado por um realismo maior. A acção passa-se em Berlim, durante as conferências de Potsdam, em que o motorista de um oficial americano que acompanha a comitiva aparece morto. As razões deste assassínio revelam uma realidade que está em marcha, bem como um passado que se quer esconder. Na verdade, este é um filme que se passa numa cidade que quer resolver o seu passado, assim como as personagens de george clooney e cate blanchett procuram o mesmo objectivo.

Adorei a realização, o desempenho dos protagonistas, o sotaque alemão e a beleza eterna e versátil da cate blanchett, adorei os diálogos intensos e cheios de simbolismo. Este é um filme de 2006, porém quem o visse na década de 50 talvez não reparasse na diferença... Parabéns Mr. Sodebergh, mission accoumplished!



Frases do Filme:

" You did nothing wrong!!
I SURVIVED!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

" When you say to yourself that's the worst thing you ever heard, stick around! That's how Berlin is now!"

3 comments:

Anonymous said...

O filme é um espectáculo! É mm mt bom! E o mais provável era n ter ido ver s a menina n m tivesse convidado! Por isso... bigada miga!
bjokas**

Anonymous said...

ok...esqueci-me d assinar o comment! Lool

Rita said...

De nada! Mas eu também tinha a mesma impressão e não dava nada pelo filme, acabou por ser uma óptima surpresa! ;)

**beijinhos sara