Wednesday, March 28, 2007

Amadores!

Sim, A-M-A-D-O-R-E-S! Digo-o com todas as letras e sem medo de rapazes com cabedal para deixar um pé esmagado a quem dão uma pisadela.
Sim, refiro-me à equipa de râguebi portuguesa que conseguiu o apuramento em Montevideo. Muito bem, parabéns pelo feito, é sempre notável quando uma equipa portuguesa ou um atleta português se consegue distinguir no desporto Internacional. E, sobretudo, quando isso acontece com equipas de estatuto amador, que suponho que os atletas tenham muito menos apoios que se tivessem um estatuto profissional.
PORÉM, existem três factos que me fazem acreditar que esta dúzia de bons rapazes não é amadora por acaso:

1. Todas as imagens de jogos que vejo deles, eles parecem grandes, mas os jogadores das outras equipas parecem muito maiores, há uma diferença sempre entre as duas equipas em termos de massa muscular. Logo nesse aspecto se nota que eles são amadores. Mas, enfim, se eles ganham jogos isso acaba por não ser o mais importante. Só lhes desejo que assim seja quando no mundial tiverem que defrontar os ingleses, neozelandeses ou australianos, senão vão levar muita porrada.


2. É de mim, que vivi um bocado o desporto competitivo, ou aqueles festejos da selecção portuguesa de râguebi que acabaram em perda de voos e prisão, é mesmo coisa de Amadores. Regra nº1 dos festejos de equipa (seja de que desporto fôr): Os festejos devem ser feitos no Hotel. SOBRETUDO, quando se vai fazer um jogo ao país/cidade da equipa contrária, ganha-se e elimina-se essa equipa da competição...NUNCA, MAS NUNCA se vai festejar para fora do hotel, por razões óbvias: há toda uma cidade contra nós que nos vai lixar na primeira oportunidade! Claro foram eles que puxaram os portuguesees para a porrada, insultaram e provocaram. Mas afinal, eles estavam à espera de quê, coroas de louros e múltiplos "bem- hajam" em espanhol com sotaque uruguaio? E para reforçar esta ideia, alguém se lembra de notícias de jogadores ou atletas que tenham causado desacatos na rua depois de uma vitória. Claro que não! Porque os atletas como exemplos de boa conduta e disciplina que são, festejam comedidamente. Mas porque são humanos e toda a gente às vezes exagera e extravasa, mais uma vez os festejos SÃO NO HOTEL, se se partir um quarto ou se não se deixar dormir todas as pessoas que estão hospedadas lá, é algo que vem cá pra fora só se não se pagar a conta dos estragos. E, ainda assim, pode-se dizer que é mau perder e boato por parte dos anfitrões! MAIS, no meio disto tudo eu não posso dizer que isto é culpa somente dos atletas portugueses, os treinadores e staff da selecção tem uma grande parte da culpa. Então aqueles senhores estavam mesmo à espera que depois de deixar 20 jogadores sair do hotel para festejar e embebedarem-se, todos voltassem nessa noite a horas para apanhar um avião às 6h da manhã???!!!???? NINGUÉM faz isso! NINGUÉM! Porque é óbvio que há sempre alguém que não volta para o hotel, também por esse motivo é que os festejos são no hotel, para se for necessário o atleta embarcar de pijama, mas embarcar!


3. Desculpem lá mas eu vi as imagens daquela chegada ao aeroporto e sinceramente (eu sei que me vou repetir) só me vinha uma palavra à cabeça: Amadores!! Duas raparigas com metade do corpo deles mobilizaram cerca de 60 pessoas no aeroporto de Lisboa, com direito a balões, cânticos, flores, cartazes E...pessoas com t-shirs com a nossa fotografia, algumas delas tinham letras nas camisolas que devidamente alinhadas formavam os nossos nomes ou a palavra "benvindas" (confesso que esta parte já não me recordo bem). TAl era o aparato que pessoas que estavam no aeroporto chegaram a perguntar às nossas famílias se era alguém famoso que estava para chegar e eu pude constatar que a expectativa da nossa chegada já era também partilhada por grande parte das pessoas que estavam lá e que queriam ver quem é que afinal ía chegar. Perante isto, eu só posso chamar aquilo que vi na televisão de "recepçãozinha!" e disponibilizar-me para oferecer à equipa de râguebi os contactos da minha família e da família Alfaiate, para quando regressarem do Mundial, darem umas dicas para organizar uma chegada mais decente para as câmaras de televisão e que, de facto, mereça estas no aeroporto.



Apesar, deste post vou estar a fazer figas pela equipa portuguesa quando for o mundial e muito atenta aos joagadores em geral, mas sobretudo aos ingleses, porque acho o râguebi um desporto muito "interessante".

4 comments:

luis sa said...

Antes de mais parabéns pelo blogue, ou blog, sinceramente nunca percebi bem como se escreve hehehe! Já agora e antes de comentar este teu "post" (lá está outra palavra da "blogesfera(lá está outra palavra dos "blogues") )(este fechar duplo de parentises foi bom não foi!?)aproveito para dizer que eu próprio tenho um blog sobre rugby www.coisasderugby.blogspot.com.
Tudo aquilo que escreveste é interessante pois de facto o rugby em Portugal é profundamente amador. Para teres uma ideia, praticam em Portugal a modalidade perto de 2500 atletas, o mesmo número que há 10 anos!!!
Ora pensando bem Portugal acabou por não "prestegiar" nada o rugby a nível mundial! Estranho no mínimo, mas se pensarmos que uma equipa amadora consegue chegar ao Campeonato do Mundo, eh pá, então a coisa vai mesmo mal, quer dizer que qualquer um pode lá chegar hehehehe! Mas isso são coisas tipicamente inventadas por Britânicos que jogam coisas "esquisitas" e portanto tirando o futebol é normal que os países não invistam tanto em modalidades em que a bola não é redonda e onde as regras tem no mínimo 370 páginas!!! Apesar de tudo não deixa de ser um desporto com a sua piada, pois é um desporto de muita estratégia. Apesar de ter sido amador, embora tenha tido um periodo de quase "semiprofissionalismo", recomendo a todos os pais que ponham os filhos no "rugby"!
Por outro lado e em Portugal este desporto é praticado basicamente pelo Bernardo Maria, pelo Bartolomeu Gonçalo, pelo Martim que por sua vez irão por os seus filhos no rugby, já que os seus pais fizeram o mesmo :) É o problema das elites, portanto não exigam muito mais aos "rapazes"!
No Mundial enfim, vão ser "tareias" à antiga! Talvez a Roménia possa ser a única consolação.
Parabéns mais uma vez pelo, enfim, blog!
Bjs:
Luís Sá

Rita said...

Olá!
Confesso que fiquei assustada quando li que tinhas um blog de rugby, pensei logo "vou levar uma sova"!
Mas não!!!Foi um comentário muito simpático e cheio de piada, ri-me imenso com a parte dos Bernardos Maria porque realmente eles têm todos um bocado ar de quem tem um nome assim.
EStive no teu blog e reparei que é um verdadeiro "jornal desportivo" do rubgy, quando for o mundial não vou esquecer de ir lá para me manter a par dos acontecimentos.

Obrigada pela visita, =D
Rita

P.S-estou solidária contigo nestas dúvidas sobre estrangeirismos, aliás para este post tive uma dúvida enorme: "râguebi" ou "rubgy" =P

luis sa said...

hehehe. Os jogadores de rugby até costumam ser pessoas muito tranquilas...
Durante alguns anos escreveu-se râguebi e acho que é a maneira correcta ainda de escrever. Só que agora com os tais "choques tecnológicos" ninguém se atreve muito a escrever em português e portanto é usual escrever-se no termo britânico, até porque é mais "chique". Não fica nada bem a Tia Batata dizer ao marido que o Dinis foi jogar râguebi (com a tal acentuação do "i" no fim, pois com o "y" dá para anasalar mais a voz hehe)
Quanto ao Mundial eu bem tento fazer-me ao "piso" mas não está fácil. Ainda por cima sou uma pessoa "poupadinha" só precisava que me pagassem a estadia e as viagens, mas enfim!
Bjs.

Rita said...

Pois é, isso é que era de valor:ir ao mundial!
Tens que começar a mover influências..talvez junto das famílias dos jogadores, aquilo deve ser gente bem relacionada com muitos conhecimentos empresariais.
e depois tu também não precisas de hóteis de 5*, um de 4* serve perfeitamente com pequeno almoço de bufffet e uns banhos turcos. =P

**beijinhos