Tuesday, October 7, 2008

Sondagem - Casamento HomossexuaL

Do tanto que se ouve, do muito que se diz. Eu sou a favor! Mas quis, através de uma sondagem, saber a vossa opinião sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Fico à espera do vosso e também da vossa opinião quanto à seguinte pergunta:

Está de acordo com o casamento entre pessoas do mesmo género

Sunday, October 5, 2008

Republicanos Sempre!

"Republicana Sempre!" para mim isto é uma certeza e para todos os que, como eu, pensam hoje é dia de festejos. É com satisfação que sei que já passaram 98 anos desde que da varanda da Câmara Municipal de Lisboa foi proclamada a República, pela voz de José Relvas.

Depois de períodos mais turbulentos, instáveis e sombrios a República Democrática Portuguesa encontra-se viva, activa e consolidada. Acho mesmo que encontra-se bem e recomenda-se.





Viva a República! Sempre!







celebrações no Rossio, 05/10/1910 fotografia Dário Chaves

Saturday, October 4, 2008

Sabia que...

A minha cultura energética podia ser muito melhor já sabia disso, mas constatei essa realidade ainda com mais certeza quando, ao participar num fórum de discussão sobre opções de futuro no ramo energético em Portugal, pude constatar o meu total desconhecimento por estes factos...

Sabia que...

.... a investigação feita ao nível de energia nuclear é já permitiu chegar a reactores de IV geração, mais eficientes e seguros?

... apesar de ter sido inventado à mais de 100 anos o motor de um automóvel continua a ser uma das máquinas menos eficientes a nível energético?

.... em Portugal reside a primeira central, a nível mundial, de produção de energia através de ondas ?

... 7 minutos de cada hora de energia em Portugal já é na sua totalidade de origem eólica?

Sunday, September 28, 2008

Impossible not to miss

Quando tomei conhecimento desta notícia estava com uma pessoa que imediatamente disse: "O Paul Newman era um daqueles actores que devia ter vivido até aos 100 anos".
Não pude deixar de reconhecer muita verdade nesta afirmação, sem dúvida que o mundo ficou mais pobre em beleza, nobreza, talento e outras tantas qualidades que faziam de Paul Newman One of a Kind na indústria cinematográfica.
Foi um dos primeiros actores que reconheceu na fama alcançada a responsabilidade de assumir opiniões, causas e batalhas. Encantava quem via os seus filmes com a sua beleza intemporal aliada ao talento demonstrado nas suas interpretações e associava simultaneamente a estes a criação de fundações de cariz social.
Neste apontamento que tem tudo de incompleto para demonstrar a grandeza de um grande homem e actor, fica a certeza de que existe algo de exemplar em tudo o que respeita Paul Newman (1925-2008).


Tuesday, May 6, 2008

Liberdade de Expressão


Talvez não seja o melhor mural relativo ao 25 de abril, mas este é um acontecimento que não pode passar sem ser referencionado no liberdade mural. Não sei onde fica, nem quem o pintou, mas é um dos muitos murais motivados por este tema e é bem representativa de uma das vitórias conseguidas: a liberdade de expressão.

Monday, May 5, 2008

Vestida para Casar


Assunto platónico preferido das mulheres: casamento. Medo nº1 não assumido por muitas mulherse: não casar.

Eis a fórmula perfeita para chamar a atenção de uma mulher e se a isto juntarmos algum humor de qualidade, um amor impossível e um outro inesperado temos filme para uma tarde de domingo. Pelo menos para mim! Fora a conversa de casamento, eu sou atraída para qualuer filme desde que o género seja a comédia romântica. Por isso Vestida para Casar não me podia escapar.

É um filme divertido, que segue todas as regras básicas das comédias românticas, que tem o seu maior trunfo em Katherine Heigl, que não só é a alma do filme como a actriz que nesta película tem mais qualidade (excepção feita à Judy Greer que já merece papeis de maior destaque).

É um filme muito recomendado a futuras noivas porque serve de wake up call para muitos dos exageros que o entusiasmo por esta cerimónia as leva a cometer.

Sunday, May 4, 2008

Náufragos

" Podiam chover bombas lá fora. O céu podia mudarde cor, cair de repente. O mar tornar-se venenoso. O que eles queriam era as palavras um do outro. As palavras e os suspiros e os ruídos e tudo mais que um corpo amado produz sobre esta terra, debaixo deste céu. Ficavam horas agarrados ao telefone como náufragos. Diziam frases incompletas que só eles entendiam e adivinhavam. Por vezes deixavam-se ficar em silêncio, porque no silêncio pareciam encontrar-se mais de perto. "
Pedro Paixão, in Quase gosto da vida que tenho

Acabei de ler este livro, Pedro Paixão continua a encher-me a alma com a beleza com que usa as palavras.

Saturday, May 3, 2008

Berliner Fernsehturm

Esta torre de tv construída em 1969, com 365m de altura, foi erguida durante a guerra fria como símbolo da supremacia tecnológica soviética.
Desenhada de forma a transmitir progresso, inovação e modernidade, continua a ser um dos edifícios mais modernos de Berlim, avista-se de muitas partes da cidade fazendo com que turistas inexperientes (como eu) caiam no erro de percorrer longas distâncias a pé "porque a torre já se vê ali ao fundo".
É um edifício absolutamente imponente, magnetizante para o olhar e deslumbrante. Subir aos 203m de altura num elevador tão rápido que faz estalar os ouvidos pode não ser a experiência mais económica ou agradável, contudo é a melhor vista de Berlim que se consegue ter em toda a cidade e compensa cada cêntimo.
Já que é impossível não ver mais de perto este incrível símbolo de Berlim a não perder nas redondezas estão a Alexander Platz (completamente em obras a recuperar o glamour de outras épocas com o relógio das horas do mundo a contar o tempo), a Câmara Municipal de Berlim (ou Rathaus) é um edifício imponente do séc. XIX que se demarca pela facto de ser toda tijolo vermelho, a fonte verde de Neptuno onde no Inverno os turistas podem ser turistas e tirar fotos dentro da própria fonte (porque fica vazia no Inverno) e a igreja protestante de Marienkirche que incomodava os soviéticos porque dada a sua proximidade com a Torre de Tv a sua cruz era reflectida no globo espelhado da torre.
Esta torre é o chamariz para uma das zonas mais encantadoras da cidade e a certeza de no seu topo ser possível avistar Berlim até este se cruzar com a linha do Horizonte.

Friday, May 2, 2008

De Passagem

Eis dois filmes que só vale a pena mencioná-los de passagem: Rec e Penelope.
Rec ainda se encontra nas salas de cinema, é um filme de terror com uma história bastante interessante, mas muito pouco recomendável para pessoas impressionáveis como eu. Eu não aguentei vê-lo até ao fim, mas fiquei curiosa com o final, já me contaram por alto que os nuestros hermanos que realizaram o filme não se esqueceram de nós.
Quanto ao Penelope é um conto de fadas típico: uma maldição, uma porquinha feia, um principe inesperado e uns acompanhantes castiços. Muita fantasia, alguma piada e um tanto ou quanto infantil. Entretem.

Thursday, May 1, 2008

1 Mês !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É verdade! É a maior paragem de sempre no liberdade mural, desta vez nem a data valor dos posts me salvou!
Abril costuma ser um mês agitado, mas desta vez foi um bocadinho mais que o normal. Tive boas noticias, má notícias, foi mês de muitas decisões, indecisões e reflexões, muita actividade política, fiz 24 anos (god!) e, ainda, muito cansaço, alguma inércia e muita falta de tempo.
Bom, mas estou de volta...ainda a meio gás, mas cheia de vontade de apanhar o ritmo.

Friday, March 21, 2008

Pérolas de Saber (15)

" Para ser Grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive "


Ricardo Reis, Colecção Obras de Fernando Pessoa
Assírio & Alvim


Porque muitos poemas encerram em si muita sabedoria, feliz dia mundial da poesia.

Thursday, March 20, 2008

Can't wait...



Chove, faz sol, está vento, ficou nublado, o céu está azul outra vez, vem ali uma nuvem escura, a chuva já passou... Só sei que é primavera porque a Laranjeira do quintal da minha avó está florida e o perfume inegualável das suas flores atraiu-me para debaixo da copa, à semelhança de várias abelhas (outro sinal). Não me aguento muito tempo lá, mas estou desejosa que chegue a primavera.

Thursday, March 13, 2008

Standards

Ir ao cinema está a começar a tornar-se um ritual em que também vou à descoberta de canções e cantores, nos dois últimos filmes que vi recolhi duas canções que pareciam (ou talvez sejam) velhos standards, a verdade é que desde tornou-se frequente ficarem em replay largos minutos no meu mp3.
P.S. I Love You, o filme de eleição para o dia dos namorados deste ano para além de uma história bem construída, cheia de alegrias como o Jeffrey Dean Morgan e Gerard Butler, uma Hillary Swank óptima em registos mais leves do que nos habituou, não foi nem aquela história lamechas, nem a comédia de piadas previsíveis. Em vez disso, foram praticamente 2 horas rápidas de película, em que a música com o mesmo nome do filme pela voz de Nellie McKay embalou e apanhou o meu ouvido.
Definitely, Maybe é tão leve como uma pluma, por isso dentro do género tem o protagonista certo, Ryan Reynolds (isto não é bem um elogio) e depois duas grandes divas: a promissora Abigail Breslin e a grande Rachel Weisz. A história é engraçada e prende a atenção, mas vai pouco mais além disso. Um dos melhores momentos do filme é mesmo a cena da Rachel Weisz a cantar desafinada I've got a crush on you.

Tuesday, March 11, 2008

Pop Question

Berlim é uma daquelas cidades cheias de arte mural, talvez uma das mais repletas e características.
Numa das muitas paredes pintadas este mural chamou-me a atenção, das várias vezes que subi a Oranienburger Strasse o meu olhar era atraído para lá a tentar compreendê-lo, a perceber se gostava ou não,... tive mais que uma oportunidade para tirar uma óptima foto, mas resisti sempre até ao último dia, a noite apressava-se a chegar a Berlim e o melhor que consegui foi uma fotografia desfocada. Descobri a razão de tanta resistência, a pergunta incomodava-me, a apatia das cores e do rosto retratado também, eram demasiado familiares. A mesma impaciência transmitida pelo mural atravessa muitas vezes o meu pensamento, como um alerta, um neon a piscar. Decidi guardá-lo como reminder.

Sunday, March 9, 2008

The Cure

Não tinham qualquer fundamento os receios quanto à velhice dos elementos da banda. A voz do vocalista estava igual e os the cure conduziram, através das músicas tocadas, o pavilhão atlântico de volta à década de 80, durante as 3horas do concerto.Os grandes highlights da noite foram mesmo êxitos como close to me, friday I'm in love e boys don't cry. Se é certo que já não são nenhuns meninos, provaram que a velhice ainda não se cruzou com eles.Valentes!

Saturday, March 8, 2008

Muito...




















Lauren Bacall




O dia da Mulher tem um fundamento longe do estético, do exterior e físico, é muito mais político, social e introspectivo, mas sem retirar toda a importância que advém desses factores, eu acho este dia muito feminino. E porque o 8 de março também deve servir para elogiar o feminino no que ele é de muito belo, muito especial, muito único, muito pessoal e muito indefinível, aqui fica uma das muitas mulheres que melhor representam esse "je ne sais qua" que faz de nós seres absolutamente singulares e irresistíveis.

Wednesday, March 5, 2008

Sunday, March 2, 2008

Óscares...

A cada cerimónia dos óscares a minha curisiodade fica muito pela carpete vermelha e como voltaram a lembrar-me de fazê-lo, à semlhança do ano passado, aqui ficam os prémios para a passadeira vermelha da última edição dos óscares:

- Prémio "O Medo!"

- Prémio "Piores Luvas de Sempre!"

-Prémio "Muito Bom"

-Prémio "Podem tirar a rapariga do bairro, mas não podem tirar o bairro da rapariga"

-Prémio "Grávida mais bonita da noite"

- Prémio "Melhor Vestido Vermelho"

- Prémio "Pareço a Marlyn Monroe!"

-Prémio "Assombração"

- Prémio "Classe e Prestígio"

- Prémio "Meu Deus"

- Prémio " Família Adams"

-Prémio "Fatiota Tira Tesão Masculino"

- Prémio "Fatiota Tira Tesão Feminino"

-Prémio "Estilo"

- Prémio "Porquê!!!?!?!"

-Prémio "Escapa por pouco"

Saturday, March 1, 2008

Mercado Turco


Para mim os melhores sabores e cores de Berlim não estão no aroma e aspecto da gastronomia alemã, mas precisamente no que mais internacional a cidade tem para oferecer, nomeadamente tudo o que seja turco. A influência da maior comunidade estrangeira em Berlim faz-se sentir em cada esquina com quiosques de kebabs a despertarem a curiosidade até dos mais cépticos, mas quem quiser fazer uma incursão mais profunda neste submundo deve visitar o mercado turco.
Atravessando a cidade chega-se a kreuzberg, onde de terça a sexta feira se pode comprar um pouco de tudo: os vegetais mais frescos, roupa, tecidos, acessórios, frutos secos, conservas, carne, peixe, pão, especiarias ...
Os sentidos ficam despertos: o turco falado entre clientes e feirantes torna-se melodia imperceptível para os ouvidos, os olhos ficam extasiados com a diversidade e extravagância das cores das frutas e vegetais, o olfacto descobre em cada banca um aroma diferente, novo e curioso e os dedos e o paladar tentam reconhecer na textura e no sabor de alimentos jamais vistos semelhanças com algo conhecido.
Uma oportunidade de visitar através dos sentidos a Turquia, dentro fronteiras alemãs.



Friday, February 29, 2008

A Longa Espera...

Eis o filme que me vai fazer riscar cada dia no calendário até estar numa sala de cinema portuguesa:


Thursday, February 28, 2008

A Cúpula Encantada

Desenhada por Norman Foster para devolver a Berlim o estatuto de capital política da Alemanha a cúpula do Parlamento Alemão ergue-se como uma dos maiores atracções da cidade. É completamente grátis e vale a pena cada largo minuto ao frio que se está à espera para entrar. É uma estrutura em aço, vidro e espelho que proporciona aos visitantes uma das melhores vistas da cidade, bem como a possibilidade de sentir-se envolvido numa das mais espectaculares obras de arquitectura moderna, sendo dificil julgar como mais bela a paisagem exterior ou o jogo de efeitos criado por Norman Foster. Há um encanto que se desconfia existir na transparência do vidro desta cúpula, no brilho do aço que a sustém e nas imagens do espelhos que a reflectem, que me fizeram quase a cada passo, no caminho circular até ao topo, tirar uma foto... tac... aproveitar um ângulo...tac...apanhar um pormenor.... tac.... não deixar escapar esta luz... tac... mostrar este efeito...tac...
No roteiro pela arquitectura moderna que Berlim se consegue tornar, o Parlamento alemão é mais um edificio a não perder.

Wednesday, February 27, 2008

Pérolas de Saber (14)

" Uma acção praticada por dever tem o seu valor moral, não no propósito que com ela se quer atingir, mas na máxima que a determina. "

Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes


Por vezes reler Kant no seu racionalismo/idealismo sente-se como uma brisa de esperança.

Sunday, February 24, 2008

Realismo e Aventura

The Darjeeling Limited
Este novo filme do Wes Anderson é uma comédia vibrante que reúne três americanos particulares, num lugar improvável (um comboio da Índia), numa viagem que é um reencontro e a procura do Norte nas suas vidas desorientadas. Jack (Jason Schwartzman), Francis (Owen Wilson) e Peter (Adrien Brody) são três irmãos que se reencontram pela primeira vez num ano após a morte do pai, nesta viagem pela índia tentam reconstruir a sua relação como irmãos, lidar com os problemas que envolvem as suas vidas e sobreviver à aventura que é viajar na índia.
A essência da família é o tema desta comédia com momentos hilariantes, feita de um humor inteligente, com os desempenhos bem conseguidos dos três actores principais e tudo com a beleza de ter a índia como cenário.

Juno
Ellen Page é de facto a alma deste filme, a interpretação que ela faz de Juno, uma miúda de 16 anos que engravida do melhor amigo, é absolutamente fantástica, faz qualquer espectador acreditar que esta personagem é especial e única. Juno é uma rapariga inteligente, descontraída, despreocupada, mas que perante uma gravidez não planeada decide dar o seu filho para adopção. Este filme de Jason Reitman é despretensioso, na medida em que não precisa de fazer uma abordagem pesada, dramática e moralista a assuntos tão delicados como o aborto, a gravidez na adolescência e as relações amorosas, para tratá-los com a intensidade e o realismo necessários.
Ellen Page, com todo o mérito, neste filme atrai as atenções e ofusca as restantes interpretações, não deixando de ser dignos de referência Michael Cera enquanto Paulie Bleeker e a dupla Allison Janney e J. K. Simmons enquanto casal. Sem esquecer o argumento genialmente escrito de Diablo Cody e a Banda Sonora fantástica, da qual Anyone else but you dos The Moldy Peaches já toca no meu leitor de mp3.
Apesar de não ter ganho o óscar para melhor actriz, como estava nomeada, Ellen Page é uma das jovens actrizes com mais talento na actualidade. Saí do filme com um sentimento de estranheza que só encontrou definição nas palavras de Tiago Alves, para a Visão, sobre esta actriz "este é um daqueles dempenhos que se sente no fundo do coração".

O Lado Selvagem
Há filmes que nos fazem perguntar se é mais importante partir ou chegar, se ser corajoso ou prudente, se contar com o seguro ou confiar no instinto... O lado Selvagem conta a história verídica de Christopher McCandless, um recém licenciado que em 1992 decidiu abandonar tudo e todos em busca da derradeira aventura: o Alasca. Não sei se a história de Christopher é um hino ao idealismo se é o fim de todo o romantismo que julgamos inerente à aventura, sei que é uma história triste não só por tudo o que a faz, mas porque sabemos que aconteceu de facto.
À semelhança do que acontece como actor, Sean Penn não desilude na realização deste filme, a banda sonora a cargo do vocalista dos pearl jam também não. O desempenho de Emile Hirsch impressiona, bem como, embora mais discretas, as performances de Marcia Gay Harden e William Hurt estão (como de costume) à altura do filme.

Friday, February 22, 2008

O Muro


"it's better a wall than a war" este foi o pensamento que determinou a aceitação da construção do muro de Berlim pelos aliados. Construído em 1961 pelas forças militares da URSS que controlava Berlim Oriental, o muro de Berlim tornou-se o estigma de uma cidade e o símbolo da guerra fria. Devido às características do regime soviético, as condições de vida e dificuldades começaram-se a intensificar do lado leste e a fuga da população para o lado ocidental depressa começou a assumir proporções que obrigaram a RDA a implementar 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação e127 redes metálicas electrificadas com alarme.

Enquanto no lado leste a zona junto ao muro estava toda militarizada, do lado ocidental era um normal local de passagem que facilmente foi tomado como mural de descontentamento. Os pedaços de muro que ainda podemos encontrar na cidade são o melhor reflexo disso, estão cheios de cor e arte nas formas mais simples e complexas. O muro continua presente na cidade através destes metros de memória, mas também na linha que marca no alcatrão os contornos e curvas desta divisória entre os dois lados da cidade, nos memoriais que existem às pessoas que morreram a tentar passá-lo, nas constantes obras que o lado leste da cidade ainda está sujeito para atenuar as diferenças com o lado ocidental da cidade, nos checkpoints...
O muro de berlim caiu em 1991, as inúmeras gruas que ainda se vêem pela cidade até podiam dar a entender que a cidade está a tentar esquecer o seu passado, porém há algo que é absolutamente incontornável até para o visitante de ocasião de berlim: não há como esquecer o muro. A verdade é que a cidade sente-se ainda no enorme dilema que é tentar recuperar de 30 anos de divisão, atenuar as amarcas físicas resultantes desse período e criar uma nova e unificada identidade. Torna-se incrível pensar que esta foi a cidade que ainda há tão pouco tempo teve a rasgá-la aquele que foi "o" muro e "o" mural.

Thursday, February 14, 2008

Soneto do amor total


" Amo-te tanto meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante,
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te enfim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo, de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude. "

Vinicius de Moraes
a poesia nunca é de mais, sobretudo neste dia.

Tuesday, February 12, 2008

A Prússia de Charlote

Quem estiver interessado em ter uma amostra do que foi a Prússia ou simplesmente conhecer uma Berlim de contos de princesas e príncipes encantados, só precisa de ir ao distrito de Charlloten Burg, lá encontrará o Schloss Charlottenburg, um palácio estilo barroco italiano edificado em1695 para Sophie Charllotte, esposa de Frederico III. O Palácio é de tal forma grandioso que Sophie nem chegou a vê-lo completo antes de morrer. Como Berlim chegou a ser a capital da Prússia, depois de coroados Sophie e Frederico tornaram esta a sua residência de Verão, portanto gente de ideias modestas.

Até à união da Prússia no Império Alemão, o Palácio passou por várias remodelações e ampliações, porém nenhuma reestruturação seria tão profunda como aquela que o Palácio sofreu depois da II Guerra Mundial. Grande parte do fausto e ostentação das suas salas foi perdido para sempre, ainda assim ao visitar o palácio é impossível não reparar no notável trabalho de restauro e reconstrução que foi sujeito.
Quem não quiser pagar para ver o palácio por dentro (se bem que vale a pensa compensar os dois quilómetros que se fazem da estação de metro ao palácio) pode sempre aproveitar os Jardins que são públicos e valem a pena sobretudo em dias solarengos.


Se eu mandasse na Fundação dos Palácios e Jardins Prússios de Berlim-Brandenburgo, que está encarregue deste palácio:

- criava uma estação de metro mais perto do palácio;
- abria uma passagem entre a parte da frente do palácio e os Jardins (ninguém merece ter que contornar o palácio, depois de já ter andado meia hora para lá chegar e uma hora nos corredores do palácio);
- colocava um serviço de aluguer de barcos a remos para o lago.

Monday, February 11, 2008

Potsdamer Platz

Uma das maiores provas da capacidade de auto-regeneração de Berlim talvez seja Potsdamer Platz. Nos anos 20 esta era a praça mais movimentada da Europa com os primeiros semáforos automáticos do mundo, após a II Guerra Mundial além de destruída, ficou completamente lançada ao abandono, o Muro de Berlim atravessava-a ao meio tornando-a terra de ninguém, só após a queda deste esta praça conseguiu recuperar a importância doutros tempos.
A Potsdamer Platz actual recuperou o lugar de destaque na cidade de Berlim, graças a 17 anos de construção acompanhados de um investimento de 17 mil milhões de euros.

Grande parte deste sucesso deve-se ao facto dos edíficios que hoje em dia fazem parte desta praça serem da autoria de arquitectos de renome, que tornaram esta uma das praças mais modernas da Europa. Deste conjunto de edíficios o mais emblemático é sem dúvida o Sony Center, da autoria de Helmut Jahn, que é, simultaneamente, a sede europeia da Sony e centro de restaurantes e cinemas. A cúpula deste edíficio é uma obra de engenharia dificil de descrever e audaz, mas absolutamente espectacular.

Dar de caras com Potsdamer Platz é ter a percepção clara que se está a ter um encontro com o futuro, o que nos rodeia está mais próximo deste tempo que do presente, está mais perto do que as cidades serão um dia.

um dos edífcios de Potsdamer Platz


Cúpula do Sony Center

Sunday, February 10, 2008

Supernova

Berlim ergue-se nas suas ruas, edíficios e monumentos com a mesma espectacularidade de uma Supernova acabada de explodir. A cidade vai progressivamente em cada recanto, zona e quarteirão eclodindo algo de novo e moderno. Berlim transpira novidade, vanguarda e futuro.
Embora seja uma das capitais do velho continente, é, sem qualquer dúvida, uma das cidades do futuro do mundo.
Não acarrete qualquer esperança quem for a Berlim à procura da Alemanha Prussiana ou de qualquer outro momento anterior ao início do séc. XX, se procurar bem na melhor das hipóteses só encontrará resquícios, a cidade que existe hoje tem cerca de 70 anos e é uma das cidades mais recentes da Europa Ocidental. Os edíficios mais antigos, que ao caminharem por Berlim, encontrarão remontam, no máximo, ao ínicio do século passado foram, muito provavelmente, objecto da mais delicada reconstrução. Berlim foi, devido à II Guerra Mundial, uma cidade reconstruída quase de raíz e como consequência da Guerra Fria uma cidade ainda em construção, se no pós guerra se reconstruiu para devolver a cidade à vida, passados quase 20 anos sobre o derrube do Muro de Berlim constrói-se muito, ainda, para atenuar as diferenças do lado leste da cidade para o lado ocidental.
A minha perspectiva geral de Berlim é que a cidade é tão notoriamente "nova" que quase sente-se aquele cheiro a fresco nas ruas. Se por um lado sentimos na pele o frenesim de uma cidade ainda em mutação, por acabar e em mudança, por outro lado é ainda díficil abstrairmo-nos dos factos e razões que motivaram e justificam a Berlim que existe hoje. Não está à vista, mas sente-se a presença do que foi e as consequências do Nacional Socialismo e da Guerra Fria na cidade.
Talvez não seja a mais alegre das cidades, mas é sem dúvida uma das cidades mais surpreendentes para se visitar, sobre um chão que tem as marcas da mais dura história, Berlim vai construindo, através dos seus edíficios, monumentos e praças, uma nova identidade plena de vanguarda e optimismo.












Friday, February 1, 2008

Eu vou, eu vou...


...não sei se estou mais satisfeita por ir "carnavalar" para Berlim ou se por ter férias, anyway sabe bem escapar!

Saturday, January 26, 2008

Expiação



Do realizador Joe Wright, "Expiação" é um drama surpreendente que nos leva aos meados da II Guerra Mundial, ao centro de uma história de contornos simples, mas feita de detalhes complexos. Cheia de tragédia, de inocência, de maldade, de realismo, de ficção, de tristeza e felicidade, é uma história em que os antagonismos complementam-se, contribuindo para a intensificação dramática de todo o filme. A este facto também não é alheia a realização de Joe Wright, que podendo contar esta história de Cecilia, Robbie e Briony de uma forma simples e clássica, optou por fragmentar a acção entre passado e presente, realidade e imaginação conseguindo transpor para o filme toda a complexidade deste romance absolutamente incrível de Ian McEwan. Emocionante e a não perder!

Friday, January 25, 2008

Super Bock Super Blog Awards

Para quem, como eu, adora um concurso e gosta de descobrir novos blogs aqui fica uma sugestão: o SUPER BOCK SUPER BLOG AWARDS. Esta iniciativa da Unicer pretende celebrar a "língua portuguesa e da liberdade de expressão" que o fenómeno da blogosfera proporciona. Assim, este concurso de blogs vai premiar os melhores blogs nas categorias de:

> Actualidade, Notícias e Media (inclui política);
> Cultura, Arte e Entretenimento;
> Desporto;
> Educação e Ambiente;
> Humor;
> Música;
> Pessoal;
> Sociedade;
> Tecnologia.

Qualquer pessoa poderá sugerir até 30/06/2008 blogs para cada um das categorias e de 01/07/2008 a 31/08/2008 serão sujeitos a votos os finalistas para a decisão final pelo júri. Os 9 finalistas de cada categoria já terão direito a prémio tendo o grande vencedor um vale de 3000€ para gastar na worten. O prémio podia ser melhor, de qualquer modo a iniciativa é sempre louvável e corajosa e a divulgação que advém para todos os blogs é uma mais valia para todos os bloggers que participam.

Wednesday, January 23, 2008

Unexpected


Todos os dias espero ver uma noticia num jornal a anunciar este desfecho para celebridades como a amy winehouse ou o pete doherty, mas nao do heath ledger.
Senti um murro no estomâgo quando li a noticia num jornal, era um ídolo da minha adoslescência e um actor que gostava de acompanhar. Sempre o imaginei a fazer filmes imenso tempo e a envelhecer com tanta pinta como o robert redford.
Estas mortes prematuras, surreais e inesperadas deixam sempre uma certa incompreensão no ar.

Heath ledger em "Four Feathers"

Tuesday, January 22, 2008

Pérolas de Saber (13)


" Mais vale esperança boa que posse ruim."

(provérbio)

Muito por ser o primeiro mês do ano, para mim Janeiro é um mês cheio de esperança.

Sunday, January 20, 2008

Portugal, Europe's West Coast

Se não tivesse gerado tanta controvérsia se calhar nem falava neste assunto, mas às vezes acho que gostamos de dizer mal só porque sim.
Refiro-me à campanha "Portugal Europe's West Coast" que, sob a forma de outdoors que conjugam imagens de portugueses conhecidos internacionalmente com paisagens do nosso país, visa a divulgação de Portugal no estrangeiro e abordar os avanços no que concerne à utilização de energias renováveis. O objectivo é diminuir o "défice existente em relação à percepção da imagem do país no exterior, utilizando nomes que dão a cara por esta campanha, como José Mourinho, Mariza ou a artista Joana Vasconcelos, cujo trabalho é amplamente elogiado no plano internacional".












Desde que, no dia 13 de Dezembro, esta campanha começou de imediato surgiram críticas. Não tenho nada contra a crítica ou com opiniões diferentes, mas tenho contra aqueles argumentos que se lançam só para conseguirmos ter alguma coisa para falar mal. No caso dos portugueses, além de estarmos mestres nesta arte, há sempre três argumentos que se gostam de invocar: ser muito caro, ser estrangeiro e ser feio.









Eu gosto muito da campanha, quando vi um dos outdoors a minha reacção foi tentar perceber o que era e quem tinha feito, achei atractivo, moderno, bonito, original e bom. Gostei de se terem utilizado personalidades muito conhecidas e outras com mais reconhecimento internacional que nacional (como é o caso da Joana Vasconcelos); gostei de se ter escolhido o azul para variar quando se faz referência a portugal; gostei da fotografia e da ideia que conjuga imagem com paisagem. Em relação a esta campanha já li de tudo... "devia-se ter escolhido um fotógrafo português", "a escolha das personalidades é uma clara alusão à salazarista trilogia 'fado, futebol e fátima' só falta lá a irmã lúcia", "é um escândalo o que se pagou ao nick knight", "as caras estão muito fechadas, sisudas,..", "o nick knight é bom, mas nesta campanha não revelou todo o seu brilhantismo". A campanha que se propunha enaltecer a imagem de Portugal, dentro de fronteiras ainda só conseguiu foi transparecer o seu lado pior.
Nick Knight parece ter merecido cada cêntimo, é um óptimo fotógrafo, fez um bom trabalho (até a Vanessa Fernandes ficou bem no retrato), a campanha alcança a sua premissa e tenho a certeza que se a folhear o El mundo, o The Economist ou qualquer outro jornal, onde vai ser lançada a campanha, vi-se este anúncio pensava "isto é Portugal!".

+q1casaco



Diz-se que os hábitos são difíceis de largar, a mim (além dos hábitos) acontece-me isso com determinadas peças de roupa.
Após arranjar um digno substituto, tive que me render ao facto de ser tempo de retirar este casaco do meu armário. Já o tinha "reformado" a algum tempo, já acusava todos os sinais visíveis e não visíveis do uso elevado que lhe tinha dado, já tinha perdido o brilho e por mais lavado que fosse já não conseguia recuperar o ar limpo. Ainda assim, para mim, era difícil encontrar um casaco que gostasse tanto como este, que me parecesse tão quente, tão confortável, tão bonito quanto este, .... Embora já não o usasse há meses ocupava o primeiro cabide no meu armário, olhar para ele trazia sempre tantas memórias que mesmo não o usando gostava de vê-lo lá. Estive com ele em tantos sítios, ocasiões e momentos que para mim, sem conseguir explicar porquê, já era mais que um casaco, por isso pareceu-me imperativa esta referência.
Depois desta última fotografia dobrei o casaco e meti-o num saco com a certeza que irá dar bons momentos a outra pessoa.

Friday, January 18, 2008

Jogos de Poder

Custa a acreditar que a derrota da URSS na guerra contra o Afeganistão seja devida à intervenção do congressista Charlie Wilson no sistema político americano tal como o filme Jogos de Poder o apresenta, mas a verdade é que ainda não se ouviram vozes em contrário. Numa entrevista Julia Roberts, que entra no filme como Joanne Herring, refere que a história é tão genial a que nunca ninguém se iria lembrar de criá-la com os contornos em que realmente aconteceu.
Para contextualizar sem revelar muito da história, Charlie Wilson (Tom Hanks) é um congressista controverso, mas astuto; Joanne Herring uma milionária, antiga miss, determinada e inteligente e Gust Avrakotos (Phillipe Seymour Hoffman) um espião da CIA subestimado; juntos conseguem criar uma das maiores manobras políticas da guerra fria. Além das excelentes performances dos actores principais, o realizador Mike Nichols somou mais um sucesso ao seu currículo, criando um filme com uma acção rápida, cuidada, cheia de simbolismos e repleta de momentos de humor preciosos como:
"Why is the Congress saying one thing and doing nothing? Tradition mostly..."

Thursday, January 17, 2008

Preto e Branco


Não há côr, tudo parece opaco, sem movimento, sem lógica, o pensamento fica em ti, agora finjo que trabalho, agora finjo que oiço e o medo não se cala. Distraio-me por um pouco, mas estou de volta ao pensamento que me devolve a ti, à saudade de te ter como certo. As palavras de conforto nunca trouxeram tanto calor como agora, embora saiba que são frágeis como bolhas de sabão. A vida corre, mas sem muita importância, o demais é relativo e só os minutos contam até à hora em que te reencontro. Sem ti o mundo sente-se a preto e branco.

Friday, January 11, 2008

O Sonho de Cassandra

Woody Allen em O Sonho de Cassandra volta a recorrer ao dilema moral como fundamento para este novo filme.
Terry (Colin Farrell) e Ian (Ewan McGregor) são dois irmãos ambiciosos que tentam melhorar as suas vidas a cada oportunidade que surge, Terry é um mecânico que recorre para isso à via do jogo e Ian continua no negócio da família a poupar para a grande oportunidade de negócio que o tornará num grande investidor. O filme começa numa marina, onde os dois irmãos decidem comprar um veleiro juntos, este é demasiado caro porém os dois irmãos decidem comprá-lo. Terry em maré de sorte consegue fazer o inesperado e ao apostar em corridas de cães conseguem ganhar o suficiente para pagá-lo, ambos decidem dar ao veleiro o nome do cão em que Terry apostou "o Sonho de Cassandra". Terry acredita estar numa maré de sorte e passa para apostas mais altas, o "sonho" tal como ele o descreve continua, até que que contrai com agiotas uma dívida demasiado alta de pagar. Os dois irmãos vêem-se forçados a recorrer ao financiamento do Tio Howard, o tio milionário que foi sempre o ídolo e a bóia de salvação da família nos tempos dificeis. Contudo, desta vez o tio precisa que este favor seja pago e recruta os dois irmãos para assassinarem um inimigo seu. Os dois irmãos ficam relutantes, mas Ian acaba por convencer Terry a fazê-lo, dado que isso representaria o fim dos problemas dos dois.
Família, vida, lealdade, moralidade, ambição são alguns dos valores em conflito neste filme que tem o veleiro "o sonho de cassandra" como príncipio e fim.

Ainda assim, o título que woody allen atribuíu a este filme parece querer referir-se a mais que o veleiro que é um elemento-chave em toda a história. Na mitologia grega, a Cassandra era uma mulher que conseguia ouvir os deuses, esta qualidade tournou-a devota servidora de de Apolo. Foi de tal maneira dedicada que o próprio deus se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando se negou a dormir com Apolo, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões. Cassandra passa então a ser frequentemente considerada como louca ao tentar comunicar à população troiana as suas inúmeras previsões de catástrofe e desgraça.
A gravidade da incredibilidade das previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que este destruísse o cavalo de madeira.
São várias as interpretações que podem relacionar este título com a profetisa, o "sonho" em que Terry e Ian pareciam imbuídos tinha inúmeros avisos velados ou declarados, previsões ou pressentimentos de que aquele veleiro tinha um fim predestinado, que a culpa de Terry a manifestar-se podia ser a profecia não ouvida de Cassandra sobre a queda de Tróia,... anyway, embora não seja tão genial quanto matchpoint, continua a ser a não perder.

Monday, January 7, 2008

Rivera

Diego Rivera foi um dos pintores mexicanos a criar o movimento muralístico mexicano, consideravam a pintura de cavalete burguesa, pois em maior parte dos casos as telas ficavam confinadas em coleções particulares e acreditavam que só mesmo o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana oprimido durante por parte de oligarquias nacionais culturalmente voltadas para o estrangeiro. Grande parte do seu trabalho reflecte isso mesmo, tendo criado um movimento o Social Realismo.Ao longo de sua vida, criou mais de dois mil quadros, cinco mil desenhos e cerca de quatro mil metros quadrados de pintura mural.

Sunday, January 6, 2008

Demorou!

Demorou a conjugar timmings para a companhia prometida, demorou a encontrar tempo na agenda, demorou a escrever o post merecido, demorou a ver um espaço destes dedicado à arte moderna e contemporânea em Lisboa! Parece que a visita ao Museu Colecção Berardo, instalado no CCB, estava amaldiçoada pelo adiamento, mas no mês de Dezembro lá se concretizou. A colecção é muito variada, vai desde a pintura à publicidade, da escultura ao vídeo,... passa em perspectiva e através de cada obra um momento artístico do séc. XX e impressiona tanto pelo número como pela grandiosidade de certas obras. Até ao final de 2007 as visitas eram gratuitas, de qualquer forma é uma tarde imperdível. O B é De Berardo (quer se goste ou não), mas, não só, é também é de Bom, de Belo e de Belém.

Saturday, January 5, 2008

Feels wrong...

O cancelamento do Rally Lisboa-Dakar deixa assim uma sensação estranha de resignação. É uma daquelas provas desportivas míticas, que por ser maior e mais dura prova de automobilismo em todo o terreno, por cruzar dois continentes, sempre fez-me olhar para cada uma das pessoas que acaba um Rally dakar com uma enorme admiração. Sempre encarei esasta prova como uma daquelas coisas que deve ser mesmo bom de dizer "fiz um rally dakar". A prova é arriscada na distância, nas condições naturais que cada país tem e por decorrer no continente africano. Este ano juntou-se mais um factor: porque a Al-Qaeda lembrou-se que este rally pode ser uma óptima forma de espalhar o terror.

Quase todos os anos há pilotos que morrem pelo Dakar durante prova, a questão daqui para a frente talvez se vá colocar de um modo diferente quantos estarão dispostos a morrer para a prova continuar existir?
Diz a razão que o cancelamento deste ano do Rally Lisboa Dakar foi a opção mais acertada perante as ameaças da Al Qaeda, mas paira uma resignação amarga com esta noticia. Esta decisão sente-se como uma rendição e mais uma vitória para a Al-Qaeda. Parece que perante o ultimatum nem se tentou lutar por uma prova que já existe há 27 anos. Se para o ano houver uma ameaça terrorista cancelamos mais uma edição? Suspenderemos até as ameaças da Al-Qaeda deixarem de existir?

Acho que a Al-Qaeda conseguiu retirar mais um evento que nos tínhamos habituado ver disputar, que pelo seu adiamento reforçou a presença da organização terrorista no ritmo do mundo e que ganhou mais terreno na sua senda de controlo pela ameaça.
A decisão de cancelamento do Rally Lisboa Dakar parece a mais certa, mas mas não consigo deixar de achar que something feels wrong about it...

Friday, January 4, 2008

Onde há fumo há fogo?

A questão em si é polémica, fumar é simultaneamente um problema de saúde pública e um prazer individual. Não sei esta é a melhor descrição, mas fumar é realmente algo que pode significar coisas muito diferentes para cada fumador, para uns é um ritual, para outros uma terapia, um hábito, um vício, uma companhia, um prolongamento da mão, um conforto da alma, um instrumento de trabalho, um escape, uma forma de liberdade,... por isso, torna-se inevitável que, apesar da finalidade, esta nova lei do tabaco seja vista mais como restritiva como preventiva.
Ainda que seja fumadora, ainda que considere que esta não seja uma má tendência legislativa europeia a seguir, ainda que veja esta lei como necessária num âmbito geral, tenho dúvidas em como está regulamentada. Não conheço muito bem a lei no todo e nos aspectos particulares, daí que não esteja muito segura da minha opinião, contudo o hear say que a tem fundamentado deixa-me com a sensação de que em alguns aspectos avançou-se demais. Por exemplo, é proibido fumar em prisões, está-se a restringir o uso de uma substância permitida e neste mesmo local permite-se a troca de seringas pra consumo de drogas ilegais??? As máquinas de venda de tabaco não poderão ter publicidade a marcas, mas algum não fumador vai começar a fumar porque vê um anúncio destes quando está no café??
Seja como for, toda esta polémica em torno do fumo deixa-me um bocado na dúvida se a lei é boa ou não ou se isto é só resultado do período de adaptação inerente a cada lei que entra em vigor... Opiniões à parte um dos factos que se podem retirar destes 4 dias de lei é que os portugueses já revelaram um enorme civismo, porque apesar dos muitos que não concordam com a lei, esta parece estar a ser cumprida na generalidade.
Dada toda a discussão em torno do assunto e porque durante este mês tudo indica que ainda se vai falar muito sobre isto, deixo uma mini sondagem a decorrer até ao final de janeiro, para, entre fumadores e não fumadores, determinar: Há mais fumo que fogo em torno da discussão da nova lei do tabaco?

Tuesday, January 1, 2008

2008

Apesar de já ter escrito expressado os meus desejos para 2008, achei este texto sobre previsões para este ano muito positivo. Embora vise o ano que começa hoje, não há como não achar estas considerações inspiradoras para começar qualquer novo ano cheia de optimismo. Para os curiosos, como eu, que nesta época não resistem a deitar um olho às previsões de horóscopo aqui fica um bocadinho do que os entendidos nestes assuntos dizem que está guardado para 2008.
" Very often we go through life wearing blinders like a horse, but those who take off those blinders and prepare for a rocky road can thrive in 2008.
First resolution:Get your own life in order — NOW.
Whatever is uncertain, firm it up. Pay off as many debts as you can, and avoid running up any new ones. Start setting aside a little nest egg for yourself, and clear up any tension there may be between you and friends or family members to improve the mood.
Second resolution:Don’t depend on anyone but yourself to solve your problems.
By taking matters into your own hands, you will be able to enact change in your life and in the lives of those close to you — if you want something done right, do it yourself! If you’re dissatisfied with your life, work to change it, perhaps by joining one of the grassroots movements that have been popping up like mushrooms all over the world.
Third resolution:Get involved.
What cause appeals to you the most? Is it world peace, health and fitness for all, sustainable energy, or perhaps the rights of the weak, such as children and animals? Doing good for others will give you inspiration in other areas of your life, and overcoming obstacles will give you a sense of pride and accomplishment. Now is not the time to back down from a challenge — you could surprise yourself with how successfully you dealt with a difficult situation.

Aries: (March 21 - April 19) Slow down! Rome wasn’t built in a day, and your life is no different. Decide how you want your life to be, and then work enthusiastically but diligently on making it so. You’ve got vision and enthusiasm. Make the most of it.
Taurus: (April 20 - May 20) A hackneyed but nonetheless wise old adage says, “Don’t put off until tomorrow what you can do today.” Don’t be tempted to fall into your old habit of procrastination. The world needs you now.
Gemini: (May 21 - June 20) With your way with words and your gifts for persuasion, you could play an important role in world transformation. Even if you only serve as spokesperson for your own community, you’re still making a difference. Remember that.

Cancer: (June 21 - July 22) Your kind heart and nurturing nature makes you a shoo-in for boosting the morale of your own community. If you’re the crusading type, don’t be afraid to speak up for the rights of the weak. Your passions will speak for themselves.

Leo: (July 23 - August 22) Your charisma and gift for self-expression render you a born leader, and thus could prove invaluable for getting the message you’re promoting out to those in authority. And the louder you speak, the more likely you’ll be heard.

Virgo: (August 23 - September 22) You’re a natural server, and you tend to take a hands-on approach to resolving difficulties. Whether they’re your own problems or those of your entre community, you’re out there setting things right. You’re already making a difference. Keep it up.

Libra: (September 23 - October 22) As an instinctive diplomat, you may spend much of 2008 working out differences with your family, your love partner, creditors, and anyone else. Once that’s done, you can turn your attention to bettering yourself – and, if you choose, the world.

Scorpio: (October 23 - November 21) You’ll find your business interests expanding far beyond anything you expected. While many around you are struggling, you’re going for the gold. And if you choose to get involved, you could become one of the leaders. Go for it.

Sagittarius: (November 22 - December 21) Your altruistic side will definitely show itself continually throughout the year - though you’ll undoubtedly take occasional time off to have a little fun. Whatever you do, you’ll do what you enjoy the most: being with other people.

Capricorn: (December 22 - January 19) This is definitely your year. Your self confidence will be at an all-time high, opportunities for advancement will fall into your lap, and success should be just over the horizon. Just be careful how you manage your resources.

Aquarius: (January 20 - February 18) Aquarius is known for altruism, and in 2008 that will be near the top of your list of priorities. Whatever your cause, you’ll give it more than ever before. Nonetheless, you should remember the old adage: Charity begins at home.

Pisces: (February 19 - March 20) Mysticism is a keyword for Pisces, and your abilities to see beyond the veil will expand greatly. Your knowledge and wisdom will also grow, and you could find yourself constantly giving invaluable advice. Tip: Heed it yourself! "