Sunday, October 5, 2008

Republicanos Sempre!

"Republicana Sempre!" para mim isto é uma certeza e para todos os que, como eu, pensam hoje é dia de festejos. É com satisfação que sei que já passaram 98 anos desde que da varanda da Câmara Municipal de Lisboa foi proclamada a República, pela voz de José Relvas.

Depois de períodos mais turbulentos, instáveis e sombrios a República Democrática Portuguesa encontra-se viva, activa e consolidada. Acho mesmo que encontra-se bem e recomenda-se.





Viva a República! Sempre!







celebrações no Rossio, 05/10/1910 fotografia Dário Chaves

2 comments:

Unknown said...

O problema não está na consolidação da República, mas na maneira como a usamos (ou não usamos). Ontem foi dia de festejo pela implantação de uma nova forma de governar... passaram 98 anos... e será que apreendemos essa forma de governar? Tantas provações ao longo de quase um século e embora nãos eja frágil a República, é frágil a estabilidade que dá a cada um de nós!

Rita said...

não creio que seja a república nos traga fragilidade, outros regimes como monarquias atravessam momentos de fragilidade também. Mas na minha opinião uma fragilidade mais grave na medida em que sendo um dos regimes políticos mais antigos a sua actualidade e eficiência é questionada pelos súbditos
sobre os assuntos que a tornam característica. E mesmo que as repúblicas possam ser regimes mais instáveis, porque se "obrigam" a mudar de líderes creio que é essa a característica mais importante da república é a capacidade de actualização, renovação, mudança e adequação à vontade do seu povo. Esta "instabilidade" é o motor da república e quando esta a perde passa a ser um outro regime.
Obrigada pela tua visita pedro.