Saturday, May 3, 2008

Berliner Fernsehturm

Esta torre de tv construída em 1969, com 365m de altura, foi erguida durante a guerra fria como símbolo da supremacia tecnológica soviética.
Desenhada de forma a transmitir progresso, inovação e modernidade, continua a ser um dos edifícios mais modernos de Berlim, avista-se de muitas partes da cidade fazendo com que turistas inexperientes (como eu) caiam no erro de percorrer longas distâncias a pé "porque a torre já se vê ali ao fundo".
É um edifício absolutamente imponente, magnetizante para o olhar e deslumbrante. Subir aos 203m de altura num elevador tão rápido que faz estalar os ouvidos pode não ser a experiência mais económica ou agradável, contudo é a melhor vista de Berlim que se consegue ter em toda a cidade e compensa cada cêntimo.
Já que é impossível não ver mais de perto este incrível símbolo de Berlim a não perder nas redondezas estão a Alexander Platz (completamente em obras a recuperar o glamour de outras épocas com o relógio das horas do mundo a contar o tempo), a Câmara Municipal de Berlim (ou Rathaus) é um edifício imponente do séc. XIX que se demarca pela facto de ser toda tijolo vermelho, a fonte verde de Neptuno onde no Inverno os turistas podem ser turistas e tirar fotos dentro da própria fonte (porque fica vazia no Inverno) e a igreja protestante de Marienkirche que incomodava os soviéticos porque dada a sua proximidade com a Torre de Tv a sua cruz era reflectida no globo espelhado da torre.
Esta torre é o chamariz para uma das zonas mais encantadoras da cidade e a certeza de no seu topo ser possível avistar Berlim até este se cruzar com a linha do Horizonte.

No comments: