Saturday, February 17, 2007

Uma manhã que parecia a última...

Conversa entre dois dentistas:

"-Ai isto não é nada bom...
-Ai pois não....

- Está condenado! Não há nada a fazer!
-A infecção é enorme!!! Repara vai daqui até aqui, já chegou ao cristofilacteusmirostroskylus da raíz! Não é costume isto verificar-se desta maneira!

-mas as desvitalizações estão bem feitas, isto é muito raro! Vou mostrar ao António para ele ver o que acha!
-Vou contigo!"

Enquanto isso, eu sozinha numa sala e deitada numa cadeira com as pernas mais levantadas que a cabeça, pensava "Mas será assim tão grave??!? Não pode ser, não me doía assim tanto! Ou será que coisas destas podem acontecer! Será que tenho tempo de avisar os meus pais que vou ser transferida para um hospital e que afinal estou condenada por um pequeno abcesso num dente que já só tinha raiz!"

Conversa entre três médicos que entram na sala onde estou e que vêm uma radiografia numa lâmpada:

-"se tu puseres a radiografia deste lado da lâmpada vais ver ainda melhor.
- Mas não percebo se as desvitalizações estão bem feitas...deixe-me lá ver o dente se faz favor...

(ao que eu abro a boca a medo e vejo de um olhar de médico surpreendido ao ver o meu dente e penso "oh diabo que isto não é bom")

- O mais incrível é que parece que está tudo bem, não fora aquele abcesso que não é assim tão grande...
-Então e a outra coroa dá-lhe problemas?
(eu já só conseguia dizer que não com a cabeça, tal era o pavor que tinha tomado conta de mim)

-Pois é, é como te digo não há nada a fazer
-Pois não. "

E fizeram os três um silêncio supulcral a olhar para a radiografia à luz, ignorando completamente que eu estava ali, a pontos de já me ter posto a visualizar bisturis, eu numa maca estendidinha, rodeada de gente de bata branca ... E decidi enfim saber o que se passava? Pus um sorrizinho amarelo, como quem diz "vá lá animem-se se calhar não é assim tão grave", e a fingir um ar bem disposto perguntei "mas afinal dra. o que é que eu tenho? já me está a deixar um bocadinho assustada".

Pergunta que sobressaltou os três daquele momento de introspecção que partilhavam, viram-se os três ao mesmo tempo para mim e a minha médica diz com ar condescendente: "Pois é Rita, não há solução, vamos ter mesmo que lhe tirar o dente, estas coisas não costumam acontecer com as coroas. É uma pena, mas você desenvolveu uma infecção muito grande, que a este ponto é inevitável sacrificarmos o dente"

"- Mas o dente pode ser tirado normalmente ou precisa de algum procedimento especial?
-Normalmente, vai ter é que tomar antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos durante uma semana"

EU não sei se naquele momento senti mais alívio ou mais vontade de pregar um par de estalos a cada um daqueles cromos de máscara branca. Tipo, de certeza que vai doer e (quase pior que isso) ser caro, MAS não se mostra preocupação e entusiamo científico em frente a um doente, isso simplesmente não se faz porque assusta as pessoas.
E Depois admiram-se porque é que ninguém gosta de dentistas...

No comments: