Monday, February 19, 2007

The Prestige

Antes de mais porquê este título? Porquê? "O Terceiro Passo" não é um título completamente descontextualizado, não, na verdade tratando-se de um filme sobre magia é precisamente sobre esse terceiro elemento que cada truque deve ter para ser espectacular a que se chama "O Prestígio", que é a tradução literal do título original deste filme. Porém, o tradutor fez a infeliz escolha de chamar este filme de "o Terceiro Passo", ignorando todo o poder apelativo que há no título "o Prestígio", talvez por isso este filme tenha "passado um bocadoao lado" das salas de cinema e não tenha ouvido muita gente a falar nele. Por isso, vou chamar este filme pelo título original, que é, de facto, o mais merecido: The Prestige.

Dois mágicos ingleses, no período vitoriano, disputam a categoria de maior mágico de Inglaterra, esta é uma rivalidade que começa por se tratar de uma vontade de vingança pessoal e rapidamente degenera numa obsessão pelo Prestígio do truque perfeito, em que espectáculo atrás de espectáculo e truque após truque sucedem-se os jogos, os maquinismos, as estratégias, os golpes baixos, os enganos e as chantagens para derrubar o outro e eliminá-lo desta disputa. Tudo isto ao ritmo alucinante de uma coordenação perfeita entre passado, presente e futuro. Sendo todo o mistério que é criado ao longo de 2h 8m revelado apenas no último minuto de película.

A magia é algo que mexe com o imaginário de toda a gente e, nessa medida, este é um filme que revela alguns truques e segredos, torna-se curioso explorar com olhos de espectador este mundo por dentro. Mas, talvez mais surpreendente, é a constatação de que o Prestígio, parte essencial da magia assim como é parte integrante de outros domínios, nunca deve ser levado muito a sério, deve ser sempre mais reconhecimento que busca.


Gostei Muito: da história e do Michael Caine.
Gostei: Christian Bale (continua a fazer personagens complexas muito bem)
Gostei Pouco: Scarlett Johansson, tem um papel sem grande importância, e Hugh Jackman, preciso de ver mais filmes dele para saber se gosto dele ou não, deixa sempre dúvidas.
Não Gostei: do título e do cartaz para portugal(que não é este), ambos horríveis.
Surpresa Inesperada: David Bowie!!!!!!!!! Que bem que ele fez o papel de cientista, é completamente inesperado e uma carreira no cinema devia de ser considerada.


P.S. Apesar de já se encontrar em poucas salas de cinema (p.e. na Academia Almadense até quarta feira), este filme vale mesmo a pena.

No comments: