Monday, February 26, 2007

And the winner is....

Raras vezes fiquei tão satisfeita com os vencedores dos óscares como nesta edição, quase todos os vencedores eram os meus favoritos, excepção feita à categoria de Melhor Actor Principal que, na minha opinião, devia ter sido o Peter O'Toole a ganhar o Óscar (com 75 anos e 8 nomeações já merecia!) e à categoria de Melhor Actriz Secundária, desculpem mas quem é Jennifer Hudson?? (a carreira dela de actriz é tão longa que se resume a uma palavra só: Dreamgirls!).
Só vi a cerimónia até às três da manhã, mas se eu fosse a Academia assinava contrato com a Ellen Degeneres por mais 10 edições, finalmente, depois de Chris Rock e de um apresentador que não me recordo do nome, acertaram com o humor certo para uma noite como os Óscares e a Ellen esteve à altura.
Para mim, quase mais importante que assistir à entrega dos prémios é ver chegar ao Kodak Theatre todos os convidados e as suas belas fatiotas. Daí que, certos trapinhos levados ontem para tão prestigiada passadeira não podiam passar impunes de referência neste blog, assim como quem tem bom gosto ou simplesmente uma boa assessoria de imagem merece os meus louvores.
Deste modo, eis os vencedores da mais aguardada entrega de prémios logo a seguir aos óscares (mas só porque é feita no dia a seguir =P) and the winners are:

- Prémio "Ninguém Veste Este Vestido Para Ir aos Óscares!!" - Kelly Preston
- Prémio "Aproveitei o Cortinado da Marquise" - Acompanhante de Florian Henckel von Donnersmarck
- Prémio " Cortei um Lençol e Prendi-o com Alfinetes" - Cameron Diaz

- Prémio "Trouxe o Vestido da Minha Avó" - Gwyneth Paltrow

- Prémio "O Medo- Feminino" - Eva Green

- Prémio "O Medo- Masculino" - Doug Jones

- Prémio"Ainda Não Desencarnei a Personagem - Masculino" - Eddie Murphy

- Prémio "Ainda Não Desencarnei a Personagem - Feminino" - Abigail Breslin

- Prémio "Fiz Um Filme Sobre Moda e Já Acho que Sei o que É Estilo" - Anne Hathaway
- Prémio "Tenho os Dentes a Fazer Pandan com o Vestido e o Cabelo" - Naomi Watts

- Prémio "Estava à Espera que os Implantes Desinchassem Mais até aos Óscares" - Acompanhante do Borat

- Prémio "EU NÃO SOU O MICHAEL MOORE!!!" - Guillermo del Toro

- Prémio "Deus Queira que o Óscar te Traga Mais Bom Gosto " - Jennifer Hudson

- Prémio "Ninguém Merece Isto!" - Quincy Jones e Amiga

- Prémio "Não Estou Grávida, Mas Adoro Lançar um Boato" - Jennifer Lopez

- Prémio "Sou tão Gira que até Irrito" - Jessica Biel

- Prémio "Sou Giro Todos os Dias" - Ryan Gosling

- Prémio "Tão Prateado que Encadeia" - Nika Noni Rose

- Prémio "O Prateado Justo" - Cate Blanchett

- Prémio "O Laço Torto" - Steve Carrel

- Prémio "Até um Nó de Gravata Torto Me Fica Bem" - Gael García Bernal

- Prémio "Vestida para Ganhar" - HellenMirren

- Prémio "A Camisa É Emprestada" - James McAvoy

- Prémio "Qualquer Trapo Me Cai Bem- Feminino" - Jessica Biel

- Prémio "Qualquer Trapo Me Cai Bem - Masculino" - Leonardo DiCaprio

- Prémio "Eu Visto Assim Porque Eu Posso" - Meryl Streep

- Prémio "Com Preto Nunca Me Comprometo!!" - Clive Owen

- Prémio "Best Perfect Match Cor do Vestido + Côr de Pele" - Beyoncé Knowles
- Prémio "Worst Possible Match Côr do Vestido + Côr da Pele" - Nicole Kidman
- Prémio "Elegância Masculina" - John Singleton

-Prémio "Elegância Feminina" - Rachel Weisz

Sunday, February 25, 2007

As canções que ficaram por cantar...


Não posso dizer que gostei logo de Zeca afonso mal ouvi a sua música, não posso dizê-lo porque não me lembro da primeira vez que ouvi só posso dizer que estava sempre muito presente. Por isso, aprendi a gostar dele através dos fins de semana em que ele cantava no gira-discos dos meus pais, habituei-me a reconhecê-lo pelas capas dos discos e a gostar do conjunto de olhar profundo, óculos e cabelo encaracolado que ostentava. É claro que ao ínicio achava uma seca não poder ouvir os discos dos ministars, em vez de estar a ouvir músicas que eu não percebia, com o tempo zeca afonso começou a ser o cantor da música que ouvia sempre no 25 de abril quando descia a avenida da liberdade com os meus pais e foi isso que inicialmente me fez começar a gostar de zeca afonso. Que starting point...!!!

Não sei porquê, mas na sexta feira ao constatar que passavam exactamente 20 anos sobre a sua morte havia uma tristeza ainda muito presente em todas as pessoas que vi na televisão ou ouvi na rádio recordarem-no e achei tão triste e, simultaneamente, tão bonito. Zeca Afonso era a certeza de um cantor cheio de talento ainda por materializar em poesia e música e com isto sente-se que há mortes prematuras tão injustas. E dá uma certa tristeza pensar quantas canções não ficaram por cantar...


O poema mais indicado para este dia e por Zeca Afonso escrito...

BALADA DO OUTONO

Águas
E pedras do rio
Meu sono vazio
Não vão acordar

Águas
Das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto
A cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar

Águas
Das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto
A cantar

Águas
do rio correndo
Poentes morrendo
P’ras bandas do mar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar

Águas
Das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto
A cantar

Águas
Das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto
A cantar

Saturday, February 24, 2007

Pérolas de Saber (2)



"When I was at home I was in a better place, but travellers must be content"
Shakespeare - As You Like





(Esta não é uma grande verdade, sobretudo, para toda a gente, mas foi uma frase que me ajudou bastante nos tempos pisanos e que agora faz todo o sentido dedicar à Mafalda - força miúda!)

Pérolas de Saber

Eu gosto muito de palavras sábias, é um facto conhecido entre os que me rodeiam. São famosas as minhas agendas por trazerem sempre algumas frases cheias de sabedoria para aconselhar os dias mais necessitados de alguma orientação. Por isso, de certa forma fazia sentido transpor isso para o blog uma vez que é algo que costuma estar presente na minha vida.

Apesar de esta rúbrica estar a ser hoje formalmente inaugurada, o seu ínicio clandestino já aconteceu, porque eu vi aquela frase e pensei "eis uma grande verdade!", porém este post já estava pensado pois uma rúbrica precisa de um arquivo e uma caixa de sugestões. Ou seja,precisa de um sítio onde se possa ver todas as "pérolas" postadas e um sitio onde possam deixar as vossas sugestões de "pérolas", frases que são ditames, regras e chaves de ouro na vossa vida ou então que só acharam graça nos comments deste post.

- Pérolas de Saber (5)

- Pérolas de Saber (4)

- Pérolas de Saber (3)

- Pérolas de Saber (2)

- Pérolas de Saber (1)

Tuesday, February 20, 2007

Pisa -2 Anos

Hoje são estas as imagens e a música que estão na minha cabeça, passem os anos que passarem ...Pisa è sempre indimenticabile.



Monday, February 19, 2007

The Prestige

Antes de mais porquê este título? Porquê? "O Terceiro Passo" não é um título completamente descontextualizado, não, na verdade tratando-se de um filme sobre magia é precisamente sobre esse terceiro elemento que cada truque deve ter para ser espectacular a que se chama "O Prestígio", que é a tradução literal do título original deste filme. Porém, o tradutor fez a infeliz escolha de chamar este filme de "o Terceiro Passo", ignorando todo o poder apelativo que há no título "o Prestígio", talvez por isso este filme tenha "passado um bocadoao lado" das salas de cinema e não tenha ouvido muita gente a falar nele. Por isso, vou chamar este filme pelo título original, que é, de facto, o mais merecido: The Prestige.

Dois mágicos ingleses, no período vitoriano, disputam a categoria de maior mágico de Inglaterra, esta é uma rivalidade que começa por se tratar de uma vontade de vingança pessoal e rapidamente degenera numa obsessão pelo Prestígio do truque perfeito, em que espectáculo atrás de espectáculo e truque após truque sucedem-se os jogos, os maquinismos, as estratégias, os golpes baixos, os enganos e as chantagens para derrubar o outro e eliminá-lo desta disputa. Tudo isto ao ritmo alucinante de uma coordenação perfeita entre passado, presente e futuro. Sendo todo o mistério que é criado ao longo de 2h 8m revelado apenas no último minuto de película.

A magia é algo que mexe com o imaginário de toda a gente e, nessa medida, este é um filme que revela alguns truques e segredos, torna-se curioso explorar com olhos de espectador este mundo por dentro. Mas, talvez mais surpreendente, é a constatação de que o Prestígio, parte essencial da magia assim como é parte integrante de outros domínios, nunca deve ser levado muito a sério, deve ser sempre mais reconhecimento que busca.


Gostei Muito: da história e do Michael Caine.
Gostei: Christian Bale (continua a fazer personagens complexas muito bem)
Gostei Pouco: Scarlett Johansson, tem um papel sem grande importância, e Hugh Jackman, preciso de ver mais filmes dele para saber se gosto dele ou não, deixa sempre dúvidas.
Não Gostei: do título e do cartaz para portugal(que não é este), ambos horríveis.
Surpresa Inesperada: David Bowie!!!!!!!!! Que bem que ele fez o papel de cientista, é completamente inesperado e uma carreira no cinema devia de ser considerada.


P.S. Apesar de já se encontrar em poucas salas de cinema (p.e. na Academia Almadense até quarta feira), este filme vale mesmo a pena.

Saturday, February 17, 2007

Uma manhã que parecia a última...

Conversa entre dois dentistas:

"-Ai isto não é nada bom...
-Ai pois não....

- Está condenado! Não há nada a fazer!
-A infecção é enorme!!! Repara vai daqui até aqui, já chegou ao cristofilacteusmirostroskylus da raíz! Não é costume isto verificar-se desta maneira!

-mas as desvitalizações estão bem feitas, isto é muito raro! Vou mostrar ao António para ele ver o que acha!
-Vou contigo!"

Enquanto isso, eu sozinha numa sala e deitada numa cadeira com as pernas mais levantadas que a cabeça, pensava "Mas será assim tão grave??!? Não pode ser, não me doía assim tanto! Ou será que coisas destas podem acontecer! Será que tenho tempo de avisar os meus pais que vou ser transferida para um hospital e que afinal estou condenada por um pequeno abcesso num dente que já só tinha raiz!"

Conversa entre três médicos que entram na sala onde estou e que vêm uma radiografia numa lâmpada:

-"se tu puseres a radiografia deste lado da lâmpada vais ver ainda melhor.
- Mas não percebo se as desvitalizações estão bem feitas...deixe-me lá ver o dente se faz favor...

(ao que eu abro a boca a medo e vejo de um olhar de médico surpreendido ao ver o meu dente e penso "oh diabo que isto não é bom")

- O mais incrível é que parece que está tudo bem, não fora aquele abcesso que não é assim tão grande...
-Então e a outra coroa dá-lhe problemas?
(eu já só conseguia dizer que não com a cabeça, tal era o pavor que tinha tomado conta de mim)

-Pois é, é como te digo não há nada a fazer
-Pois não. "

E fizeram os três um silêncio supulcral a olhar para a radiografia à luz, ignorando completamente que eu estava ali, a pontos de já me ter posto a visualizar bisturis, eu numa maca estendidinha, rodeada de gente de bata branca ... E decidi enfim saber o que se passava? Pus um sorrizinho amarelo, como quem diz "vá lá animem-se se calhar não é assim tão grave", e a fingir um ar bem disposto perguntei "mas afinal dra. o que é que eu tenho? já me está a deixar um bocadinho assustada".

Pergunta que sobressaltou os três daquele momento de introspecção que partilhavam, viram-se os três ao mesmo tempo para mim e a minha médica diz com ar condescendente: "Pois é Rita, não há solução, vamos ter mesmo que lhe tirar o dente, estas coisas não costumam acontecer com as coroas. É uma pena, mas você desenvolveu uma infecção muito grande, que a este ponto é inevitável sacrificarmos o dente"

"- Mas o dente pode ser tirado normalmente ou precisa de algum procedimento especial?
-Normalmente, vai ter é que tomar antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos durante uma semana"

EU não sei se naquele momento senti mais alívio ou mais vontade de pregar um par de estalos a cada um daqueles cromos de máscara branca. Tipo, de certeza que vai doer e (quase pior que isso) ser caro, MAS não se mostra preocupação e entusiamo científico em frente a um doente, isso simplesmente não se faz porque assusta as pessoas.
E Depois admiram-se porque é que ninguém gosta de dentistas...

Tuesday, February 13, 2007

Tomorrow Be My Valentine!

Sim, sim, sim o dia de são valentim é materalista, fútil e interesseiro. Confirma-se, é também uma óptima desculpa para ganhar uma prenda, ir jantar fora e ser mais meloso com a cara metade. E, com toda a razão, existem mais outros 364 dias para declarar amor.

Então e depois? Quem é que não gosta de uma frivolidadezinha de vez em quando? Quem é que não gosta de uma surpresa neste dia? Quem é que resiste a versos como estes ...


NO TE QUIERO
SINO PORQUE TI QUIERO



No te quiero sino porque te quiero,
Y de quererte a no quererte llego,
Y de esperarte cuando no te espero,
Pasa mi corazón del frio al fuego.

Te quiero sólo porque a tí te quiero,
Te odio sin fin e odiándote te ruego,
Y la medida de mi amor viajero,
Es no verte y amarte,
Como un ciego.

Talvez consumirá la luz de enero,
Su rayo cruel mi corazón entero,
Robándome la llave del sosiego,
En esta historia sólo yo me muero,
Y moriré de amor porque te quiero,
Porque te quiero amor,
A sangre e fuego.


Pablo Neruda, Paris-1967

Sunday, February 11, 2007

Conseguimos! Conseguimos!CONSEGUIMOOOOS!!!

Confesso que tinha preparado um texto para a vitória do não e não para a vitória do SIM, desde ontem que estava um bocado pessimista e, por isso, decidi-me precaver contra o pior. Passei o fim de semana em nervos e quando votei senti estes três meses de campanha a materializarem-se em apenas 5 segundos. A partir das 19h foi a vitória do SIM que que se começou a apoderar do meu pensamento e foi com enorme alegria e emoção que pude constatar que o SIM ganhou, que nada do que eu tinha escrito e pensado nos dois dias anteriores era verdade. Por isso, hoje ao contrário de triste e envergonhada, sinto-me feliz e orgulhosa.
Estou feliz porque acho que esta realidade que cerca de 60% dos portugueses querem alterar é, de facto, o panorama mais justo e merecido e que reflecte a sociedade que queremos. Sinto, finalmente, que estamos a agir de acordo com o país optimista, solidário e moderno que em parte somos, mas sobretudo que queremos ser, e não como "velhos do restelo". O resultado do referendo é a voz do Portugal que quer avançar, que quer ser mais e melhor, que quer mudar.
Hoje demonstrámos a crença que temos em nós mesmos ao dizermos SIM à pergunta que acaba com as mulheres na prisão, o aborto clandestino e que dá uma oportunidade de provar que podemos ter uma conduta responsável e consciente das nossas vidas, até às 10 semanas de uma gravidez, sem a ameaça de uma lei penal a vetar qualquer consideração individual sobre o assunto. Uma sociedade que mostra acreditar em si mesma desta maneira é, sem dúvida, uma sociedade com um futuro melhor à sua frente.

Vi este quadro exposto no jantar de encerramento de campanha dos movimentos pelo SIM e achei bonito, o Nuno Inácio, apesar de não gostar de “quadros tristes”, fotografou-o para mim. Acho que é a imagem mais adequada para hoje, pois representa que a vergonha que nos caracterizava, em toda a perversidade que envolvia o aborto clandestino, acabou!

Wednesday, February 7, 2007

Rocky Balboa

Confesso que não via os filmes do Rocky assim de espontânea vontade, mas via porque o meu primo via e, como ele é mais velho, ele mandava e se ele via era porque era fixe e eu também queria ser um bocadinho fixe. (à conta disso também vi o MacGyver, o Esquadrão Classe A, o KIT, etc)

Juntando este revivalismo a um certo fascínio misterioso pelo Boxe (não sei explicar porquê, mas quando apanho um combate na eurosport paro ali uns 10 minutos) fui ver o novo filme do Rocky e gostei. Se calhar foi saudosismo daquele sotaque italiano, aquele ar meio ingénuo meio bruto, o Paulie (adoro o Paulie! É o maior!), todo aquele frenesim do treino e dos combates... Acho que deve ser porque o Rocky é um herói especial, já não se fazem assim sequelas infinitas de bons rebeldes que a única magia que têm é a força dos punhos e que a única coisa boa que fazem é dar porrada nos outros. O Rocky é um herói assim tão carismático para mim que, neses tempos idos da infância, cheguei mesmo a pensar que o Rocky Balboa tinha existido.

Quanto ao Sylvester Stallone, está mesmo velho, mas continua um Touro, aquilo é com cada braço que até dá medo! No fim do filme discutia-se se aquela cara inexpressiva era de já ter servido tanto de saco de pancada ou de botox a mais (cá para mim aquilo é botox mal aplicado, mas quem tiver informções ou pareceres que queira partilhar por favor faça-o).

Gostei: do cartaz, do Rocky ter voltado a encontrar o amor, do ar idealista que mantém, do cão novo dele e dos primos terem voltado a reunir-se para ver o Rocky. Não Gostei: do actor que faz de filho do Rocky, é um autêntico erro de casting e de não aparecer ( NEM UMA VEZ!!!) a música antiga, é uma falha tremenda.

Este não é um filme brilhante, mas é sem dúvida um regresso inesperado, realista, merecido, na altura certa e com muito do fascínio dos tempos antigos.

Sunday, February 4, 2007

Act, Support and Protest

Foi um fim de semana de campanha, de cansaço, de companheirismo nas causas e compreensão pelos idealismos individuais. Em que a vida, o trabalho e o tempo livre são condicionados em função de tudo o que gira em torno do dia 11 de Fevereiro. Em que tanta coisa é adiada para depois desta data e que, por isso, já perdi a conta às queixas, mais que justificadas, dos amigos que alegam falta de atenção e saudade. Em que o cinema, os cafés e os jantares são tantas vezes preteridos relativamente a uma reunião, um debate ou uma acção de campanha. Em que os espaços brancos são bem raro na agenda.
Mas, neste fim de semana, resta agradecer aos amigos pela compreensão e paciênciados temas de conversa repetidos, da propaganda distribuída na caixa de correio dos vizinhos e dos autocolantes colados pelo caminho.
Falta também dizer um obrigado às "mocinhas" e ao ricardo, pela companhia neste fim de semana de campanha fantástico! Apanhámos frio, mentirosos e hipócritas. Apanhámos gente simpática, homens maravilhosos e mulheres de coragem. Aturámos bêbados, polícias e contrariámos opiniões. Mas regressámos a casa com a satisfação de quem se não ganhar a guerra ao menos sabe que lutou até ao fim.
Amigos e companheiros de causa estão convidados e vêm-se esta semana em Almada:
-na segunda feira, 5 FEV, Debate sobre a IVG, Fórum Romeu Correia pelas 21h30.
-na quarta feira, 7FEV, Tertúlia sobre a IVG, com as presenças da Inês Simões(ex-moranguita) e Pacman, no bar do Fórum Romeu Correia pelas 21h.


A uma semana do referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez faz sentido relembrar por que é que este Blog é declaradamente pelo SIM. O que é que este SIM significa para mim...

Não é um SIM só porque sim, é um SIM consciente, que representa uma causa e é um SIM de razões. É um SIM pelas Mulheres, um SIM que luta pela Justiça Social e pelo fim de um estigma. É um SIM pelo fim do aborto clandestino e das mulheres perseguidas e condenadas. É um SIM pela auto-determinação e pela liberdade de escolha. É o SIM por uma política de saúde pública e uma política integrada de saúde sexual e reprodutiva, de facto. É um SIM solidário e contra o egoísmo. É um SIM que diz a verdade e combate sem recorrer a falácias. É o SIM por uma sociedade de mentalidade aberta e contra o medo. É o SIM contra a hipocrisia e as economias paralelas. É o SIM pela soberania da consciência individual e que crê que só nós nos devemos impor a nós mesmos. É o SIM que afirma a vontade de ter uma lei que seja de facto o reflexo da nossa sociedade. É o SIM que mais une e não divide. É o SIM corajoso que alerta, encara e resolve o problema. É o SIM pela dignidade e que recusa a vergonha. É o SIM que não é só de alguns, mas que no próximo dia 11 de Fevereiro é de todos.

É um SIM pelo Portugal que queremos e não pelo Portugal que temos!

Friday, February 2, 2007

A Vaca que Ri!

Sim, este blog está no seu período mais duro. A semana foi dura: dura no trabalho, dura quanto à exigência, duramente injusta em certos aspectos, de duros objectivos e de duríssimas causas. E, claro, tudo isto se reflecte aqui, por consequência.
Este espírito, aliado à intensa fase de act, support and protest que estou a viver, faz-me estar muito mais sensível também às duras verdades. Por isso, apesar de ter lido esta minúscula notícia à algum tempo, esta semana quando a reencontrei num canto recôndito do quarto pensei logo no destino a dar-lhe.
Não o traduzi a bem da verdade, para não incorrer em erros graves, mas é claro que como bons portugueses que somos, de futebol e de espanhol todos entendemos um pouco. Digam lá que ao ler isto não dá logo vontade de dizer ... Se ao menos o mundo não fosse assim...



Las vacas europeas son más ricas que casi la mitad de la población mundial. Cada res de la UE recibe en concepto de subsidios y ayudas el equivalente a 2,20€ ( 2,20$US ), mientras que 2.800 millones de personas viven con menos de 2$US diarios.