Friday, November 2, 2007

Lech Kowalski

Descobri o Lech Kowalski no DocLisboa 2007, que dedicou a este realizador uma retrospectiva do seu trabalho, e nos dois filmes que vi, talvez por serem tão opostos um ao outro, pude constatar como ele é, de facto, um génio do documentário. Winners and Losers e Rock Soup são dois documentários que estão um para o outro como o vinho está para a água, quer na temática, quer no estilo. Ainda assim, une-os o facto de terem um realizador que sabe contar uma história, dar ao espectador o seu ponto de vista colocando na tela os elementos certos na ordem certa.
Tão surpreendente quanto a sua descoberta, é o facto de Lech Kowalksi ser a prova de como se pode ser um realizador de anúncios publicitários conseguindo ser à margem um documentalista irrepreensível, tudo isto aliado a uma enorme simpatia e humildade.


Rock Soup, EUA 1991 - 81'
No inicio da década de 1990 havia em Lower East Side, NY, uma cozinha de apoio aos sem-abrigo, criada por algumas destas pessoas, fundada sobre a ideia peregrina da sopa da pedra. Este "centro" de apoio a sem abrigo sobrevivia às custas das sobras dos restaurantes nova iorquinos e das ajudas de populares. Lech Kowalksi acompanhou durante alguns meses este centro, retratando o seu quotidiano, as histórias dos seus frequentadores, as lutas contra e a favor do centro. Este documentário intenso e perturbante é uma viagem ao sub-mundo dos sem abrigo que não deixa ninguém indiferente.


Winners and Losers, 80´ EUA/França 2007
Confesso que não foi o entusiasmo pelo tema que me levou à sala do cinema, foi mesmo a falta de bilhetes para outra sessão. Pensei que seria impossível em 80 minutos um realizador conseguir evitar que o espectador não passasse pelas brasas ao ver a final do último campeonato mundial de futebol da perspectiva dos fãs, a minha ideia foi que ver isto era capaz de ser tão interessante como tinta a secar. Confesso que subestimei a ideia e o realizador.
Lech Kowalski a poucos dias da final de futebol que juntou itália e frança, conseguiu em tempo recorde organizar equipas de filmagens em Roma e Paris que em casas particulares, cafés ou locais públicos filmavam as reacções e comentários de gauleses e italianos durante a partida. Para além de se manter fiel ao ritmo do jogo, Kowalski consegue tornar o que parecia entediante num documentário cheio de gargalhadas, através do retrato à emoção inerente a estes jogos e à cultura enquanto modeladora de reacções. Além do génio do realizador que é preponderante para o sucesso do filme, há que admitir que só uma final de futebol entre povos tão diferentes, como os italianos e franceses, podia fazer este filme resultar desta forma.

No comments: