Saturday, October 27, 2007

1408

Assustador! Não é terror e ultrapassa as fronteiras do suspense e do thriller, deixando espectadoras facilmente impressionáveis, como eu, a achar que não estavam preparadas para tanto susto. O filme 1408 narra a história de um escritor frustado que publica livros sobre lugares assombrados, não porque tenha curiosidade sobre o tema, mas porque é um céptico.
Reza a história que neste quarto nunca ninguém passou mais que uma noite, porque acabou sempre morto. A personagem de John Cusack decidi experimentar o que este quarto tem de tão paranormal e, sem saber, embarca numa experiência absolutamente terrível que o leva ao fundo das suas frustações, angústias e medos numa luta constante num quarto que não o deixa fazer o check out.
Se bem que o John Cusack a fazer de homem sarcástico e irónico não é bem o tipo de personagem que gosto de vê-lo a fazer, neste filme ele consegue passar bem para o espectador o desespero, a aflição e agonia de estar dentro do quarto e não conseguir sair. Conjuntamente com os efeitos especiais, é a sua representação que torna a primeira meia hora de filme quase insuportável, precisamente por ser bem sucedido a transmitir as sensações certas.
Nesta história só há a lamentar o papel altamente secundário do samuel l jackson e o fim do filme um bocado prevísivel, mas talvez incontornável.

No comments: