Wednesday, October 31, 2007

Visões

Eis os contributos enviados no âmbito do desafio lançado no post "Visions of Hope", para quem não se lembra os visitantes foram convidados a imitar a ideia da exposição referida e de olhos fechados enquanto pensavam no seu futuro e sonhos tirar uma fotografia. Um agradecimento muito especial aos bravos e audazes que enviaram as fotos e partilharam os sonhos, como prometido, junto a minha foto.

Filipa, " Fui egoista e quando posei para a foto pensei com toda a força em NY. Nas férias que passei lá e na vontade do tamanho do mundo que tenho de morar e trabalhar lá, nem q seja so 1 bocadinho.
Não tenho força para mudar o mundo mas tenho força pra por 1 sorriso na cara dos meus amigos e do meu pai. Foi neles que pensei no momento exacto que tirei a foto
Se não tivesse de olhos fechados verias o brilho que os meus olhos tinham... "



Mário, "Quero acordar amanhã e não ter de fazer a barba, não porque possa passar o dia sem a fazer, mas porque simplesmente ela está como estava quando a acabei de fazer a ultima vez, e ao acordar ter a certeza que esta última vez, foi mesmo a última vez que precisei de a fazer porque ela não toranará a crescer, e tal facto não terá uma única implicação a não ser o não ter mesmo mais que a fazer!"


Rita, " Paz em toda a sua amplitude. Paz em mim, na minha casa, na minha rua, no mundo em que ainda acredito. Associo paz a felicidade, e este é o meu sonho. Sonho o "sonho" sem nitidez, mas tudo tem uma força incansável que me conforta... "


Bruno, " Viver na praia. "


"Fazer do mundo a minha casa "

Tuesday, October 30, 2007

Carta...

Sinto-me triste, o que queres que eu faça? Talvez se fosses embora numa outra altura não estaria assim, mas estou naquelas fases em que a mais pequena distância se sente enorme e em que as grandes distâncias se fazem sentir profundas. Estou contente por ti, mas esta tristeza não me abandona ao saber que hoje já não estás cá e que não estarás quando eu quiser convidar-te para mais uma tarde parva, em que a qualquer momento rimos até às lágrimas.
Sinto como uma premonição que a distância vai vencer-nos e que eu te vou perder como perdi outros amigos na distância e no tempo. Sinto-me mal por não me mostrar entusiasmada com esta aventura como merecias, estou a ser egoísta, o que é queres que eu faça? Receio que só voltes ao fim de anos e que esse se torne o encontro de dois estranhos. Sabes que te admiro, com um pouco de inveja, a audácia, a coragem e o espírito livre, mas não me peças para ficar contente com a tua partida, pelo menos não desta vez...

Não demores muito a voltar...tenho saudades.

Monday, October 29, 2007

Murais Marginais

Não sei se este mural tem algum nome nem sei quem é o autor, mas falaram-me dele para colocar na rúbrica de murais famosos. Contra as tags, mas em homenagem à marginalidade de Almada e aos muitos "artistas" anónimos que a vão pintando ficam as "imagens" de uma cidade.


Sunday, October 28, 2007

DocLisboa 2007

Por ser na minha agenda um dos acontecimentos de Lisboa dos mais aguardados de todo o ano e por ser grande e cada vez melhor, eu não merecia estar a falar do DocLisboa no seu último dia, mas sim desde o primeiro. O festival de cinema documental de lisboa que vai já na sua 5ª edição cada vez mais merece todas as atenções, mais uma vez ao consultar o programa tive pena de não ter mais tempo para ver todos os filmes que queria. O documentário é um género de filme que me fascina, pela não ficção, pelas inúmeras possibilidades de abordagem aos temas, pelas diversas realidades que podem ser alvo deste tipo de película. Gosto da imprevisibilidade e surpresa que cada documentário pode revelar na sua história. Gosto do que o Doc Lisboa faz, traz até ao público um género de filmes que não se vê nas salas de cinema habituais e que de outra forma não o podia conhecer.
Este ano o festival nomeou como vencedores os filmes:

-These Girls de Tahani Rached, Competição Internacional;
-Era Preciso Fazer as Coisas de Margarida Cardoso, Competição Nacional;
-Three Comrades de Masha Novikova, Competição Investigações;

Apesar disso, o grande vencedor desta edição é mesmo público, o festival entre 18 e 28 de out acolheu 32600 espectadores, mais 10 100 que no ano anterior. Esta edição teve como convidado de honra o realizador lech kowalsky, cujo génio se revelou uma surpresa tão boa a pontos de merecer um post neste meu pasquim.

Em contagem decrescente já para o próximo Doc Lisboa...

Saturday, October 27, 2007

1408

Assustador! Não é terror e ultrapassa as fronteiras do suspense e do thriller, deixando espectadoras facilmente impressionáveis, como eu, a achar que não estavam preparadas para tanto susto. O filme 1408 narra a história de um escritor frustado que publica livros sobre lugares assombrados, não porque tenha curiosidade sobre o tema, mas porque é um céptico.
Reza a história que neste quarto nunca ninguém passou mais que uma noite, porque acabou sempre morto. A personagem de John Cusack decidi experimentar o que este quarto tem de tão paranormal e, sem saber, embarca numa experiência absolutamente terrível que o leva ao fundo das suas frustações, angústias e medos numa luta constante num quarto que não o deixa fazer o check out.
Se bem que o John Cusack a fazer de homem sarcástico e irónico não é bem o tipo de personagem que gosto de vê-lo a fazer, neste filme ele consegue passar bem para o espectador o desespero, a aflição e agonia de estar dentro do quarto e não conseguir sair. Conjuntamente com os efeitos especiais, é a sua representação que torna a primeira meia hora de filme quase insuportável, precisamente por ser bem sucedido a transmitir as sensações certas.
Nesta história só há a lamentar o papel altamente secundário do samuel l jackson e o fim do filme um bocado prevísivel, mas talvez incontornável.

Friday, October 26, 2007

Atchiiiiim...



Esta semana ausente deveu-se a uma grande constipação, cheia de espirros e voz anasalada. Sem esquecer o meu herói destes momentos: o Dr. Bayard.

Tuesday, October 16, 2007

Erasmus FOREVER

Achei a história da Rosa e do Asmund um óptimo exemplo para assinalar o 20º aniversário do programa ERASMUS. Quem participou neste programa quase de certeza conheceu, ou melhor ainda, vivenciou aventuras ou histórias de amor como esta, que com mais ou menos sucesso, mostraram até que ponto o Erasmus pode influenciar a vida de quem participou.
Eu não fui um destes casos que encontrei o homem da minha vida em Erasmus, mas esta foi uma experiência que representa sem dúvida um dos melhores períodos. Em que, além do desafio e enriquecimento académico que atravessei, foi, mais que tudo, algo que em termos pessoais não consigo medir em grandeza, riqueza ou intensidade, ultrapassa todas as escalas. Identifico-me com a "geração erasmus" e com todos os estudantes, dos 1.5 milhões que participaram no programa, que adoraram a experiência, por isso vou-me sentir sempre um pouco "Erasmus".
O tempo que estive em Pisa é absolutamente único e irrepetível, fica na memória quem conhecemos, os amigos que trouxemos no coração, a cidade que guardamos como nossa, a vida que se levava a ritmo tão suave e tão louco e o brilho no olhos de quando recordamos esse tempo. Quem faz Erasmus pode até nem apaixonar-se, mas esteja seguro que viverá um turbilhão de emoções semelhante, que o fará apaixonar-se eternamente pela experiência.

Saturday, October 13, 2007

Party Highlights

Deve ter sido uma das maiores festas de aniversário a que fui: mais de 55 crianças, salgados para todos os gostos, mesa com mais de 3m cheia de doces, parabéns cantados com fôlego suficiente para fazer estremecer as paredes da garagem e ouvir-se ao fundo da rua, grávidas a cada esquina, 250 cervejas bebidas, brinquedos por todo o lado, quintal do vizinho invadido... enfim, o banquete e o evento disfarçado de festinha, o "inferno na terra".

Favoritos, desgraças e factos inexplicáveis:
- "Ritinha, depois de varreres os papelinhos e serpentinas do chão, podes ir lá a cima ao meu quarto que também está a precisar!
Já lá fui!" ( A ritinha tem 4 anos);

- O puto que não andava, rebolava;

- A francisca, de 4 anos , a andar melhor de saltos que eu;

- Vinho alvarinho e queijo roquefort em quantidades pouco recomendáveis;

-" Os Police são americanos" (Please!);

- A boneca de tamanho real da margarida que me provocava ataques de pânico, sempre que de relance parecia mesmo uma criança;

- Moloko a encerrar a noite;

- Calmeirões de metro e meio, cheios de moral;

-Os caracóis louros da margarida;

- O cheesecake e o bolo de 3 chocolates da Té;

-Os apuros de um bocadinho de álcool a mais;

-...
"Vivas ao Zé Diogo e à Margarida"

Friday, October 12, 2007

Sem Reserva

Numa altura em que as comédias românticas atravessam uma fase "tonta", em que a comédia parece mais presente que o romance, eis que chega um daqueles filmes que me relembram porque este género é a minha primeira escolha quando vou ao cinema.

Sem Reserva é uma comédia romântica cheia de intensidade, romance quanto baste e boas gargalhadas. A história é original e rica, sendo as performances da, invejavelmente bela, Catherine Zeta Jones e do, muito meu favorito, aaron eckhart bastante equilibradas e maduras, como dupla funcionaram muito bem tornando a química entre o "casal" credível. A Abigail Breslin continua a ser um doce no écran e a provar que o sucesso de "Little Miss Sunshine" não foi fortuito.

Um bom filme para quando "apetece mesmo" ir ao cinema.

Wednesday, October 10, 2007

Europa contra a Pena de Morte

Hoje pela primeira vez celebra-se o dia 10 de Outubro como o Dia Europeu contra a Pena de Morte, este dia simboliza como efectiva a União Europeia como um espaço livre de pena de morte, que acredita que esta medida só perpetua o ciclo de violência.
Na Europa, onde a abolição da pena capital é uma condição para a adesão à UE, não se regista desde 1997 nenhuma execução na área geográfica composta pelos 47 Estados-membros do Conselho da Europa (a última foi na Letónia, em 1996), sendo que o último país na UE a abolir a pena para todo o tipo de crimes foi a Grécia, em 2004.

Este dia que pretende ser símbolo do exemplo europeu e incentivo ao alargamento desta realidade a outros países reuniu já o apoio da Nova Zelândia. Porém, é necessário que esta seja uma medida que produza efeitos nos países que ainda aplicam esta pena, pois, apesar de até à data, 133 países em todo o mundo terem abolido a pena de morte na lei ou na prática; 64 Estados ou territórios ainda a mantêm, mas apenas 25 procederam a execuções durante o ano de 2006, que somaram um total de 1591 (2148 em 2005); sendo que 91% destas execuções foram levadas a cabo na China, Irão, Iraque, Paquistão e Estados Unidos da América.

Eu acredito numa justiça racional, respeitadora dos direitos humanos, que não tem como príncipio o "olho por olho, dente por dente". Um Estado que aplique a pena de morte está a ser imoral e disfuncional, não está a ser elemento regulador, mas totalizador. A pena de morte deve ser retirada dos ordenamentos jurídicos dos países que ainda a prevêem e a sua aplicação deve ser suspensa imediatamente.

Por se ter institucionalizado este dia e por a Europa, quanto a este assunto não ser apenas teoria, eu sinto-me cada vez mais europeia.
Vale a pena ver este site e pasmar com alguns dados fornecidos pela amnistia internacional.

Tuesday, October 9, 2007

Vintage Forever

Tudo o que é vintage está na moda e, a meu ver, bem. Adoro aquela aura muito classy da primeira metade do século XX, por isso gosto de tudo o que na etiqueta diga vintage ou evoque esse estilo. Porque é caro e extremamente dificil de encontrar, aqui fica para as fãs, como eu, o Lulu's Vintage Blog . Este blog, que se denomina como "the retro retreat for the fashion elite" não só é um óptimo guia de tudo quanto é vintage, bem como, através dele, se pode ficar a conhecer os sites, para além do ebay, onde se pode comprar roupa deste estilo.
Deixo aqui uma das minhas peças most wanted que encontrei no blog, que me deixam com a certeza que os artigos vintage são garantia de portarmos elegância e um pouco de história.

Monday, October 8, 2007

Pérolas de Saber (10)


" Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota. "


Theodore Roosevelt


na beira do precípicio do fracasso sinto que devia ter tentado mais e maiores feitos e sinto-me sem forças para continuar a tentar.

Sunday, October 7, 2007

Days Off




Os dias que pareceram férias nas caraíbas!

Monday, October 1, 2007

Visions of Hope

Conheci esta exposição através de uma reportagem da revista "Pública", um ano depois dos atentados do 11 de setembro a Benetton perguntou a crianças, homens e mulheres de todo o mundo qual era o seu sonho de esperança e fotografou-os enquanto, de olhos fechados, imaginavam o futuro. Este projecto, "Visions of Hope" concebido pela revista Colors em colaboração com a revista New Yorker, não só revelou ser uma ideia óptima como os resultados são absolutamente magníficos.

A cara que fazemos quando sonhamos, imaginamos, desejamos o nosso futuro é algo absolutamente secreto, pois só o fazemos na solidão ou se não só o outro que nos ouve é que consegue ver o nosso ar sonhador. Acaba por ser divertido ver o ar tranquilo, esperançoso de alguns destes rostos, como os desejos sobre o futuro podem ser simples, comuns ou ideais. Vê-se em cada uma destas fotos como o sonho é pura liberdade.


Na minha idade não tenho sonhos. Um jovem deve estudar para ga nhar a vida.

Jacinto Suarez, 71 anos, engraixador de sapatos, Colômbia.















Desde os quatro anos que queria ir à China, mas eu e Deus não chegámos a acordo sobre a minha localização na Terra.

Hubert Theodor Oremus, 84 anos, padre católico, Holanda.




Uma vida tranquila e que as pessoas sejam boas e não deitem lixo na rua.

Zeus Saceda Arnáiz, 12 anos, estudante e vendedor de flores, Espanha.









Estar em paz comigo e ter tudo o que quero e que preciso. Basicamente dinheiro.

Jenny Rae De Jong, idade: "Não têm nada a ver com isso", enfermeira psiquiátrica, África do Sul







Criar Touros
.

Juanjo "Pulga" Fernández Pérez, 34 anos, pastor, Espanha.








Então, o desafio que proponho é o seguinte que me enviem, para o mail, uma fotografia vossa que, de olhos fechados, apanhe o momento em que pensam nos vossos sonhos, esperanças ou desejos. Bem como, acrescentem no que é que pensavam. A par de todas as fotografias enviadas prometo publicar a minha foto também. Quais são os vossos sonhos?