Não é só o facto de ser italiano, não é só por ter como tema o eterno sentimento, mas é sobretudo por retratar com imenso humor alguns momentos, por as histórias estarem muito bem coordenadas e por sem nos dar-mos conta acabar de ver este filme com sorriso nos lábios.
O Manual que podia ser mero retrato é uma história só, ao conjugar as personagens entre si de forma magistral, fazendo a passagem entre as quatro fases mostradas quase imperceptível. Este Manual, que já tem duas novas versões, retrata o Enamoramento, a Crise, a Traição e o Abandono através das histórias de 4 casais. O filme é um misto de comédia à italiana e película romântica.
O título do filme parecia anunciar qualquer coisa duvidosa: " manual de amor". O amor é tão complexo, põe tantas perguntas e cria tantas dúvidas que se nunca nos questionámos se haveria um manual de amor, pelo menos já desejámos que existisse um para eliminar todas as nossas questões quando o coração começa a apaixonar-se. Um manual de amor a existir seria uma das maiores descobertas jamais feitas, mas não perderia este sentimento todo o seu encanto ao ver os seus segredos e mistérios revelados e explicados? Acredito que sim, mas como seria útil em certos casos! É óbvio que tal livro não existe, a existir seria no coração de cada um e mesmo assim existem aqueles que não se gostam de guiar por manuais.
A verdade é que conjecturas como o filme "Manual de Amor" são sempre muito agradáveis e alimentam a fantasia, porque um filme que soava um pouco a cliché e com facilidade se podia fazer algo cheio de piadas comuns, em vez disso consegue ser repleto de boas gargalhadas e inegáveis verdades.
Mais uma vez os filmes não-americanos são mal publicitados em portugal e o que podia ser um sucesso enorme como foi em Espanha ou Itália, afinal em Novembro quando esteve nos nossos cinemas passou muito despercebido. Não sei se encontra com facilidade o aluguer do filme, mas na loja especializada que é o sonho de consumo de muitos encontra-se o dvd a um preço simpático. Fica o link de uma das cenas do filme, porque o trailer não me parece uma boa apresentação do filme que é.
4 comments:
quero ver esse dvd!!
('',)
combinado! És a segunda na lista de pessoas a emprestar! ;)
*baci
é sem dúvida um bom filme, os italianos tem na pele a arte de fazer bons filmes. Basta referir que tem mestres como fellino, nicola pavoni, giusepe tarnatori entre outros.
Os filmes italianos tem a "capacidade" de gozarem consigo próprio e com a sua cultura, mas ao mesmo tempo demostra a ternura e o orgulho tipico do ridiculo das coisas, nunca perdendo a excelencia da realização e da imagem.
Se quiseres aconselho-te a ver um filme que de certeza vais adorar. "A melhor Juventude"
La meglio giúventú! the next 'must see'!
*obrigada pela dica
Post a Comment