Friday, December 29, 2006

Bom Ano 2007

Desta vez, nos meus desejos de BOM ANO DE 2007 para todos os que visitam este blog deixo-vos o conselho sábio de um escritor brasileiro que eu adoro. Todos os anos nesta altura eu leio este texto e fico com vontade de fazer mais e melhor no novo ano do que eu fiz no anterior. Por isso, divirtam-se a despedirem-se bem do ano de 2006 e façam do ano 2007 um ano espectacular.

Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo,
remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanhe ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar que
por decreto de esperança a partir de janeiro
as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados,
começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo,
eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Thursday, December 28, 2006

O Pacto

Eu sou uma "não-fã" confessa de filmes de terror e, por isso, quando fui ver este filme fui um bocado a medo, dado que pela apresentação parecia um filme do género "um pouco mais de suspense mas ainda não de terror" que podia descambar em dois minutos para um destes tipos. Felizmente, a minha primeira impressão estava correctíssima e foi 1h37 minutos de uma boa história com suspense e a dar às vezes aquele medinho que arrepia.

A história tem como precedentes a caça às bruxas que aconteceu na Europa, que fez com que muitas famílias para se salvarem emigrassem para a América. É aí que em 1692 cinco famílias com poderes sobrenaturais e com origens na bruxaria decidem fazer um pacto de silêncio, visando a sobrevivência dos clãs e dos respectivos poderes, porém uma dessas familias desejou mais poder do que aquele que lhe era permitido e foi banida e a sua descendência desapareceu sem deixar rasto...até aos dias de hoje. É nesta altura que aparece um novo membro naquela comunidade e o enredo ganha um novo fôlego.

Não vou adiantar muito mais sobre o filme a não ser que este passa-se num ambiente adolescente e fresco, mas não tonto, com efeitos especiais interessantes e engraçados e (esta observação é para as meninas) com muitos corpos masculinos semi-despidos e bem trabalhados, é porque os miúdos são fãs de natação (é sempre um desporto que fica tão bem num filme! =p ). Não há actores conhecidos nem desempenhos espectaculares, mas alguns dos protagonistas deixam a suspeita de que ainda vão dar muito que falar no futuro.

Como é óbvio não vou contar o fim, mas posso apenas revelar que ficou caminho aberto para uma sequela. Para quem gosta deste género de filmes ou acredita no oculto ou para quem não gosta muito mas apetece-lhe variar, o Pacto acaba por ser uma boa ida ao cinema.


Tuesday, December 26, 2006

Olhos de Paixão

Talvez não lhe possa chamar presente, mas fez-se sentir como tal e sem querer, não sei se foi o melhor presente, mas foi seguramente o mais surpreendente e mais especial. Não se distinguiu por ser caro, pelo contrário, espantou pela sua enorme simplicidade. Não vinha faustosamente embrulhado em papel colorido com fitas douradas, mas senti-o envolvido numa grande sinceridade. Ao ser dado não teve a anunciá-lo nenhum momento de suspense próprio das ocasiões importantes, mas ainda assim conseguiu ser grandioso. Como qualquer boa surpresa, apanhou-me de sobressalto, deixou-me perplexa, sem saber o que dizer, o que fazer e o que pensar.
À mesa no dia de Natal em amena conversa com a minha avó materna e a minha mãe, a minha avó segura-me a mão e com olhos de quem elogia e de quem constata diz: “Filha, tens olhos de Paixão!”. Fiquei por segundos naquele limbo dos momentos cheios de beleza, em que, por exemplo, ouvimos um dos elogios mais bonitos da nossa vida e ficamos sem reacção. Não sei se foi por todo o significado que esta expressão encerra, se por a nunca ter ouvido, se foi por ser tão despretensiosamente poética, se por ser completamente inesperada, a verdade é que com apenas 3 palavras a minha avó encheu-me o coração. E percebendo que eu não tinha alcançado ainda a amplitude total da expressão explicou que todos os Paixão (família que faz parte da minha matriz e da qual ela ainda herdou o nome) tinham olhos bonitos que pareciam ter fogo. Enquanto a minha avó me dizia isto eu observava os seus olhos, não vi a chama clara que ela reconheceu nos meus, mas, entre o olhar cansado e as rugas de 86 anos já passados, eu pude identificar uma chama pequena e antiga que encerra os segredos de uma vida.

Friday, December 22, 2006

O Clube dos 22

O "Clube dos 22" é uma private Joke entre um dos meus "gangs" de amigos, nascemos todos em 1984 e os que fazem anos primeiro começaram a criar um pseudo semi-grupo com este nome. A brincadeira ganhou contornos de discriminação terríveis e requintados, mas sempre cómicos, para os que ainda não tinham feito os 22 anos . E eu não podia deixar passar em branco a entrada do último membro, porque:

1- O clube é finalmente completo.
2-Porque tu, Filipe, és one of a kind!
3- Alinhas sempre nas minhas ideias malucas.
4- Só contigo consigo ter conversas que descambam num instantinho para a maldade.
5-adoro as nossas tertúlias de escárnio e maldizer até altas horas .
6- às vezes basta um olhar para sabermos o que o outro está a pensar (e geralmente nunca é nada de bom).
7- as nossas realidades tocam-se em alguns pontos e por isso comprendemo-nos bem.
8- acho-te uma pessoa genuína e boa (a sério!).
9- porque a tua gargalhada reconhece-se a 10 metros de distância.
10- porque não existem defesas entre nós.
11- porque, tal como eu, adoras conversas banais e pouco intelectuais.
12-porque cada abraço nosso é muito mais que um simples "chega cá esses ossos".
13- onde nós estamos há sempre estardalhaço.
14- tu arranjas uma maneira sempre divertida de me animar.
15-és muito "relaxed" como eu.
16- quando oiço a palavra Filipe és tu que vens imediatamente à minha cabeça.
17-és um bom "ouvido".
18-porque sou tua "motorista" para os nossos cafés.
19- porque és uma referência.
20-porque encerra-se o clube com chave de ouro.
21-porque podes não merecer uma mensagem de natal, mas mereces um post no meu blog. ;)
22-Porque gosto muito da nossa amizade.

Thursday, December 21, 2006

Feliz Natal =)


Filhozes, rabanadas e sonhos....beijinhos repenicados dos avós e das tias, como se não houvesse amanhã......presentinhos bons e meias para a colecção....frio lá fora e quentinho na casa onde se encontram os aquecedores....iluminações a brilhar e papel de embrulho rasgado.....meia noite mais que ansiada....bacalhau e couves na mesa e o perú assado, que nunca vou ter à consoada, na cabeça...toda a gente a falar ao mesmo tempo, risos e gargalhadas...um ou dois ou três licorzinhos para aquecer por dentro enquanto não chega o Pai Natal....coscuvilhices, histórias engraçadas, anedotas e faces já rosadas...aaaaaaaaaaaaah, uhhhhhhhhhhh, tchan tchan tchan.......abrem-se os presentes e...obrigada, obrigada, obrigada, gostei muito, acho que serve..... come-se mais uma fatia de bolo rei e um golinho de champagne..chega o sono e o cansaço....e adormece-se com um calor diferente no coração .


Bem .... não sei se o vosso natal se assemelha com isto ou não, mas o meu é mais ou menos assim, costuma ser divertido e isto, para mim, é que costuma ser o "natal" . Por isso, desejo a todos os visitantes deste blog:


**UM NATAL MUITO ESPECIAL E CHEIO DE MAGIA!!!**

Tuesday, December 19, 2006

Wise Fools

Quem gosta de publicidade, de rir à conta dela , de pensar "genial" quando acaba de ver um anúncio ou "como é que eles fizeram isto",... entre neste site e veja alguns dos melhores anúncios que se fizeram o ano passado, há para todos os gostos: para rir, para pensar (como este ou este), de deixar sem fôlego, para dizermos como é que nunca me lembrei disto, etc etc.
Muitos destes anúncios provam que não são precisas "estrelas" a fazer anúncios ( a não ser que estejamos a falar deste e não é pela Nicole Kidman) para serem bons, mas sim boas ideias.

Sunday, December 17, 2006

É Natal!

O Natal está à porta e, talvez como eu, à quem deixe algumas prendas para a última hora. Por isso, eis uma sugestão verdadeiramente original: um telegrama de chocolate. Um delicioso 2 em 1 (prenda+postal de natal) que com certeza fará o destinatário muito feliz e com umas calorias a mais. E o melhor é que estamos a falar de chocolate belga (nham!nham!nham!) e os preços não são por aí além se tivermos alguma capacidade de síntese.
De qualquer modo, se são gente organizada que compra as prendas com tempo vale a pena visitar o site na mesma porque nos telegramas pode-se escrever absolutamente o que se quiser chocolate, por isso pode ser também uma boa forma de surpreender alguém noutras ocasiões.

Um Certo Sorriso!

Há um sem número de lugares comuns que podia escrever para te congratular hoje, há inúmeros momentos bonitos e hilariantes que podia referir para provar a nossa amizade verdadeira... Mas, ainda assim, é dificil encontrar as palavras que em prosa ou poesia, recorrendo a figuras de estilo ou graus de superlatividade conseguissem mostrar com toda a justiça a pessoa maravilhosa que és. Em ti, determinação, cândura e criatividade misturam-se em quantidades e formas únicas que fazem com que sejas simultaneamente, para mim, inspiração e porto seguro. Perdi a conta às gargalhadas até às lágrimas que demos juntas e às tristezas dignas de lágrimas que partilhámos (estas últimas, felizmente, não muitas), mas o que é certo, como 1+1 ser igual a 2 e nos chamarmos ambas Rita =D, é que o único presente à "altura" da tua pessoa é o MUNDO na tua mão. Mas, isto não é crença suspeita de amiga incondicional, não, isto é facto consensual entre amigos e gente que te rodeia. Por isso, tudo o resto é pouco para a pessoa que quando nos vem ao pensamento consegue colocar-nos sempre um certo sorriso a iluminar o dia.

PARABÉNS RITA!

Friday, December 15, 2006

A Oportunidade é Agora!!!!

O Movimento “Jovens pelo SIM” é a única plataforma jovem a defender o Sim no referendo à IVG do próximo dia 11 de Fevereiro de 2007.
Este movimento cívico de jovens a favor da Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez reúne vários membros de organizações juvenis e juventudes partidárias, como sejam a Juventude Socialista, JSD, Jovens do Bloco, Movimento Católico de Estudantes, Rede de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, Não te Prives, AJPaz, Jovens da UGT, FNAJ, entre outras, assim como figuras públicas de várias áreas da nossa sociedade. Este é um instrumento fundamental para que o Sim vença o referendo e a realidade dramática do aborto clandestino desapareça, bem como mulheres possam-no efectuar com todas as condições de segurança e higiene, até às 10 semanas, sem serem penalizadas criminalmente por isso.
Para que o Movimento possa ser legalizado, serão necessárias um mínimo de 5000 assinaturas, para que os jovens portugueses possam ter um papel interventivo nesta importante discussão que teremos na nossa sociedade nos próximos 2 meses. Em almada no próximo dia 16 de Dezembro vai decorrer uma destas iniciativas de recolha de assinaturas junto da Praça da Fundação pelas 10h30. De qualquer modo, se quiserem assinar já este movimento ou saber mais informações podem ir ao site do movimento, que ocupará lugar de destaque neste blog até ao dia 11 de Fevereiro. ;)

Não se esqueçam que a última oportunidade para mudar esta lei referente à IVG foi à 8 anos, sendo esta a legislação sobre este tema mais retrógada em vigor na Europa (Portugal é o único pais europeu que continua a condenar mulheres que praticaram ilegalmente interrupções voluntárias da gravidez), por isso é sempre bom ter presente que a oportunidade para alterarmos esta situação é AGORA!

P.S. Existem apenas algumas restrições à assinatura deste movimento:
- Os signatários têm de estar recenseados;
- Um signatário não pode assinar por dois movimentos;
- A assinatura deve ser conforme BI;
- Terá de constar o número correcto de BI.

Wednesday, December 13, 2006

Déjà Vu

Para mim a maior surpresa deste filme dá-se nos primeiros minutos, quando se pode verificar que Denzel Washington não é a única estrela do filme (ao contrário do que nos faz crer a trailer), mas que também vamos ser brindados com as presenças de Val Kilmer, Adam Goldberg e Jim Caviezel. Embora a participação de Val Kilmer seja discreta, Adam Goldberg consegue fazer de "Denny" o cromo do filme com mais graça. Quanto a Jim Caviezel, mais uma vez comprova a sua versatilidade enquanto actor sendo tão credível como Jesus Cristo como terrorista fanático em DEja Vu. Denzel Washington continua a fazer bem o papel de "herói do dia", mas esta personagem não deixa de ser mais do mesmo que nos vem apresentando ao longo dos últimos anos.
Tony Scott que nos habituou a bons filmes de acção, ou pelo menos alguns deles inesquecíveis como Top Gun, mais uma vez não foge à regra e Deja Vu "prende-nos" facilmente ao ecrã durante 2horas e 6 minutos.
Porém, o filme que tem uma boa realização, bons actores e, aparentemente, uma história interessante acaba um pouco por ser uma desilusão. A sensação de Deja Vu, para alguns existente e para outros fruto da imaginação, é racionalizada ao extremo, ao ponto de deixar poder ser considerada como tal. Para resolver a história e dar um final feliz cria-se uma ficção científica entre passado e presente narrativo, a que depois algum produtor teve a ousadia, ou pouca inteligência, de chamar tudo aquilo que acontece como Deja Vu. Ora, para um filme que cria uma expectativa de que um crime é resolvido tendo como ponto de partida algo tão enigmático como um deja vu e depois ao longo de 2horas e pouco de filme nem um único momento digno desse nome ou se sequer um flashback, bem... dizer que o título foi mal escolhido é pouco.
De qualquer modo, para quem gosta deste género de filme não são de todo duas horas mal aproveitadas, mas uma coisa é certa: tem este post mais vezes escrita a palavra deja vu que o filme na sua totalidade.

Tuesday, December 12, 2006

O que faz falta é ir animar para MALTA, é o que faz falta!



E assim de um minuto para o outro, apanhada completamente de surpresa, Malta não parece um destino de férias assim tão mau, pois não?

aaiiaiiaiaiii isto é q vão ser férias!!!

Volver

Volta a tristeza de ter que me despedir e nestes momentos revolta-me o destino que nos pôs a viver a mais de 600 km de distância e não faz do nosso adeus uma rotina. Limpei o melhor que pude a voz da emoção e com tom frio de quem não estava para conversas de taxistas disse "Boa noite, para xxxxx por favor" e regressei a casa a tentar encontrar, nas luzes que ainda iluminavam a Lisboa que é minha (e que agora já conheces melhor), resposta para a dúvida mais persistente que é aquela de quando estarás de novo presente...
Tenho todos os sintomas reflexos de uma pessoa que viu partir um amigo: algumas horas de sono, um vazio que enche toda a alma e a certeza que, felizmente, este sentimento se repetirá porque enquanto houver amizade volta-se sempre.