Sunday, December 9, 2007

Academia Fechada

O meu primeiro filme "a sério" em cinema foi visto lá, começaram por lá as minhas primeiras saídas à noite, a sala era enorme e parecia fantástica, a fila L sempre a mais disputada por ter os melhores lugares e o intervalo era sempre motivo para ir comprar pipocas. Não me lembro do meu último filme lá, mas agora que a Academia fechou sinto-me culpada por não ter resistido com mais veemência às salas de cinema descaracterizadas e massificadas dos grandes centros comerciais, com mais sessões e mais filmes disponíveis. Sinto-me responsável por ter preterido a Academia tantas vezes e como isso também contribuiu para o encerramento da sala de cinema de almada por excelência. Fico triste quando uma cidade perde um marco assim, deixa-me revoltada esta cultura de centros comerciais que nos absorve e faz-nos arruinar a cidade em que vivemos e transforma-a numa memória.

3 comments:

Anonymous said...

no caso específico do Barreiro ocorreu uma situação idêntica, o encerramento da sala de espéctaculos mais emblemática da cidade, a Casa da Cultura, sita nos terrenos afectos à família Melo e àntiga CUF. Actualmente, para agravar a situação, a falta de condições e a dificuldade em aprovar investimentos face à concorrência feroz de centros comerciais vizinhos (Alcochete, Montijo e Almada) também encerraram os cinemas da Feira Nova do Barreiro, deixando a cidade completamente arredada do acesso à sétima arte.

Anonymous said...

ai, ai...
ainda há täo pouco tempo fechou e já säo mts as saudades.
tal como tu, foi lá q eu assisti ao meu primeiro filme a sério(batman e robin ou sozinho em casa, n m lembro ql).
é pena q as pessoas n tenham sabido valorizar a qualidade duma sala de cinema cm a academia...é a vida!
pod ser q um dia reabra...quiçá...
beijinhos ritinha****

Rita said...

gosto desse optimismo e partilho a mesma opinião. Mais tarde ou mais cedo a sua reabertura vai voltar a ser notícia.