Saturday, June 30, 2007

R+I+T+A

O bom gosto foi sempre uma constante na pessoa da minha irmã desde tenra idade, uma característica que parece ter sido sempre inata, em vez de algo que se educa. A verdade é que na altura de dar nome à irmã recém nascida, a imperatividade de uma criança de 6 anos e o seu bom gosto fizeram com que eu me chamasse Rita. E a verdade é que gosto de ter este nome a pontos do meu lado narcísico estar muito ligado a ele. Acho-o especial, alegre e vivaço. Acredito naquelas teorias de os nomes revelarem traços de personalidade e as poucas "ritas" anónimas e notáveis que conheço, fazem-me achar que as "ritas" são pessoas especiais. Para comprovar esta minha tese dediquei-me a googlar a palavra Rita, a pesquisá-la no wikipédia e no youtube e descobri maravilhas.

Primeiro, o número de Ritas famosas é inferior ao que eu estava à espera, mas surpreendentemente quase todas ligadas ao meio artístico, o que me faz pensar que se calhar devia explorar mais a minha veia artística para um dia gozar de alguma notabilidade. De qualquer modo, eis alguns exemplos:

Rita Hayworth, actriz e cantora americana

Rita Guerra, cantora

Rita Lee, cantora brasileira

Rita Ferro Rodrigues, apresentadora

Rita Pavone, cantora italiana

Rita Blanco, actriz

Rita Pereira (não é muito notável mas é minha homónima também no apelido, portanto merece uma referência)

Rita Dove, poetisa e escritora norte americana

Rita Moreno, actriz porto riquenha vencedora de um óscar

Rita Coolidge, cantora norte-americana

Santa Rita de Cássia

Segundo, descobri também que Rita é igualmente o nome de um furacão de escala 5, que assolou a costa do golfo do México em 2005. Simultaneamente "Rita, a rainha da velocidade " é o nome que apadrinha uma montanha russa em Inglaterra, bem como é sigla para Resistance Inside the Army (RITA), um movimento pacífico encabeçado por soldados que discordam e resistem a um conflito armado quer por motivos políticos ou pacíficos, ainda que já se tivesse verificado este fenómeno começou a ser assim denominado a partir da Guerra no Vietname.
Apesar das descobertas imprevistas, pelas 'ritas' que conheço, por mim mesma e pelas 'famosas', talvez não seja por acaso que Rita tenha parte das letras de artista, que alguém tenha-se lembrado de nomear como tal uma força da natureza como um furacão ou algo como uma montanha russa e que, coincidentemente, seja as iniciais de uma espécie de movimento cívico.
Narcisismo, ou não, eu não acredito muito em coincidências. =)

8 comments:

Rita said...

RITAAA!
adorei! =))

Anonymous said...

...
dez amendoas-amargas e trezentas Super-Bockes
tu vais vomitar cargas que até enchem os reboques
quarenta margaritas e Vermute com medronho
Entre todas as pitas tu é que és o meu sonho

rita vomita,
rita vomita,
rita vomita,
vomita vomita
...

ass):

Desanormanuel João Vieira

Anonymous said...

Finalmente um comentário como deve ser!
Granda Desanormal!
Da-le! :)

Anonymous said...

Qualquer dia caro "ex-semanário dirigido pelo Miguel Portas" até eu vou ter um blog nem que seja só para que se possam vingar dos meus exercicios de parvoice ... isso sim é que era de homem da minha parte ... qualquer dia, qualquer dia.
Pora acaso, até é um nome bonito ... lá isso é
Rita é segundo li, um diminuitivo de Margarita, logo um shot com tequilha ... contra factos não há argumentos ... é um grande nome sim senhor, e as que conheço são umas senhoras.

ass):
Qualquerdia Rodrigues

Anonymous said...

Rita,
já te disse várias vezes k não sei porque escolhi este nome. Talvez para contrariar a mãe k cria Inês ou João Pedro se fosse rapaz, como não havia ecografias tinhamos k ter dois nomes escolhidos.
Eu como sou um pouco teimosa chamava-te Rita e nem havia hipotese de ser Rapaz já me bastava a nosso primo Hugo para brincar com carros, jogar bola...
É um nome forte que te fica mto bem porque teres uma personalidade especial e seres tao aventureira.
Gosto mto de ti
Rute

Rita said...

Rita: tu és uma das "ritas" notáveis, anónimas e inspiradoras, que eu fiz referência. Possivelmente a maior!;)

Mário:depois de um post tão bem sucedido, eu apanho aquele comntário teu da música dos enaPá 2000 ou semelhante.Shame on you!
è um facto que essa música existe, mas de futuro vou postar as músicas que existem com o meu nome e verás que são músicas lindas que fazem jus ao nome!
De uqalquer modo, senti no segundo comentário um certo remorso, estás perdoado...por agora!;)

João: mau! ;)

Mana: love ya!*chuak

Anonymous said...

Mário?

ass):
Quem-é-esse Rodrigues?

Rita said...

mário rodrigues! eu veto os anonimatos!

=P