Tuesday, June 12, 2007

Noite de Santa Lisboa


Eu que acredito que é através das festas populares que se "mede o pulso" ao povo de uma cidade e se pode conhecer verdadeiramente a sua essência, estranhamente poucas vezes fui ao Santos Populares em Lisboa. Este ano terá sido a minha terceira vez que fui às festas da cidade onde nasci e arrisco a dizer que talvez tenha sido a primeira vez a sério, com direito a tudo: ver um bocadinho das marchas, comer umas bifanas, beber sangria e cerveja, subir ao castelo, descer a alfama e apreciar como uma cidade inteira sai à rua para celebrar-se a si própria. Santo António está presente, mas o modo como se celebra é que revela o que hoje em dia está em causa nesta noite: os Alfacinhas e a Cidade de Lisboa. Todos os festejos que fazem da noite dos santos tão particular como o sentar à mesa com os amigos a petiscar uma sardinha regada a sangria, o percorrer dos bairros, o bailarico,...se agradam a quem anda na rua, então é porque é lisboeta na totalidade da sua essência ou em parte. Através dos lisboetas celebra-se a cidade nos bairros todos que a constituem e que são a Lisboa mais castiça e mais igual a si mesma: meia gingona, marialva, convencida da grandeza e beleza que é e sempre genuína.

Lisboa é Linda!

2 comments:

Anaipa said...

Cheira Bem, Cheira a Lisboa... la ra ra a ra...
Não nasci em Lisboa, mas é a cidade que conheço como as palmas da mão, calcorreadas faça sol faça chuva, circuito pedestre, rodoviario ou ferroviario. Faça sol ou faça chuva. Vim a descobrir que o meu bisavô nasceu mesmo ali às portas do Castelo, num patio daqueles. Surpresas guardadas pela memória do avô. Já o Santo António, é o santo da casa... ñão faz milagres, mas ora se acende a vela, a ver se faz um jeitinho, ou se pedem as moedas.
Sardinha assada, broa, e salada com pimentos... chouriças, febras, ginjas. Mangericos e saias rodadas...


Lá vai Lisboa com a saia cor de mar
Cada bairro é um noivo que com ela vai casar!
Lá vai Lisboa com seu arquinho e balão,
Com cantiguinhas na boca e amor no coração!

Bairro novo, bairro velho, gente boa
Em casa não há quem fique!
Vai na marcha todo o povo de Lisboa,
Da Graça a Campo d´Ourique!
Olha o castelo velhinho, que é coroa
Desta Lisboa sem par!

Rita said...

ahahahha q fixe!!! tás bem no espírito dos santos!
Para mim Lisboa também não é a cidade onde cresci, mas é aquela à qual sinto que pertenço, que adoro (também) faça chuva ou faça sol.
É engraçado que a minha avó também nasceu num dos bairros, acho que foi alfama. E o Santo António é para mim um santo muito simpático, tenho que dedicar um post a lisboa e a ele.

Obrigada pelas vsitas e pelos versos ana! ;)
*chuak