Saturday, June 30, 2007

R+I+T+A

O bom gosto foi sempre uma constante na pessoa da minha irmã desde tenra idade, uma característica que parece ter sido sempre inata, em vez de algo que se educa. A verdade é que na altura de dar nome à irmã recém nascida, a imperatividade de uma criança de 6 anos e o seu bom gosto fizeram com que eu me chamasse Rita. E a verdade é que gosto de ter este nome a pontos do meu lado narcísico estar muito ligado a ele. Acho-o especial, alegre e vivaço. Acredito naquelas teorias de os nomes revelarem traços de personalidade e as poucas "ritas" anónimas e notáveis que conheço, fazem-me achar que as "ritas" são pessoas especiais. Para comprovar esta minha tese dediquei-me a googlar a palavra Rita, a pesquisá-la no wikipédia e no youtube e descobri maravilhas.

Primeiro, o número de Ritas famosas é inferior ao que eu estava à espera, mas surpreendentemente quase todas ligadas ao meio artístico, o que me faz pensar que se calhar devia explorar mais a minha veia artística para um dia gozar de alguma notabilidade. De qualquer modo, eis alguns exemplos:

Rita Hayworth, actriz e cantora americana

Rita Guerra, cantora

Rita Lee, cantora brasileira

Rita Ferro Rodrigues, apresentadora

Rita Pavone, cantora italiana

Rita Blanco, actriz

Rita Pereira (não é muito notável mas é minha homónima também no apelido, portanto merece uma referência)

Rita Dove, poetisa e escritora norte americana

Rita Moreno, actriz porto riquenha vencedora de um óscar

Rita Coolidge, cantora norte-americana

Santa Rita de Cássia

Segundo, descobri também que Rita é igualmente o nome de um furacão de escala 5, que assolou a costa do golfo do México em 2005. Simultaneamente "Rita, a rainha da velocidade " é o nome que apadrinha uma montanha russa em Inglaterra, bem como é sigla para Resistance Inside the Army (RITA), um movimento pacífico encabeçado por soldados que discordam e resistem a um conflito armado quer por motivos políticos ou pacíficos, ainda que já se tivesse verificado este fenómeno começou a ser assim denominado a partir da Guerra no Vietname.
Apesar das descobertas imprevistas, pelas 'ritas' que conheço, por mim mesma e pelas 'famosas', talvez não seja por acaso que Rita tenha parte das letras de artista, que alguém tenha-se lembrado de nomear como tal uma força da natureza como um furacão ou algo como uma montanha russa e que, coincidentemente, seja as iniciais de uma espécie de movimento cívico.
Narcisismo, ou não, eu não acredito muito em coincidências. =)

Saturday, June 23, 2007

Bloqueios externos

Quero "publicar" umas imagens de uma revista que li há uns tempos, não encontro a revista.
Quero publicar um texto sobre nova Iorque , não encontro o texto.
Quero fazer fazer um anúncio para vender umas máquinas fotográficas antigas que tenho em casa, não encontro as máquinas.
Quero gozar com uma música da Diana, não encontro o vídeo no youtube nem consigo publicar o ficheiro mp3.
Quero gozar com uma música da mariana com o guto, nem sequer encontro o ficheiro no emule.

Só tenho de sobra uma coisa: vídeos do youtube e "ideias comerciais".
Estou bloqueada, sem ideias e, portanto, prestes a publicar qualquer coisa muito parva.

Thursday, June 21, 2007

Ok Go!




Pelo que percebi estes videos dos Ok Go já existem à algum tempo a circular na net, mas desde que vi este videoclip fiquei "agarrada" e a imaginar o que devem ter sido aqueles ensaios. Seja pela boa música, pela coreografia genial, pela coordenação irrepreensível ou pelo estilo sublime os ok go tornaram-se no mais recente alvo da minha veneração. A criatividade pode fazer maravilhas e realmente com meia dúzia de passadeiras pode-se fazer um videoclip cheio de originalidade, divertido e repensar se as passadeiras não deviam começar a ser usadas nos ginásios para as aulas de dança. Não me canso de ver os videos e, apesar de sentir um bocadinho de vergonha nisto, tenho que admitir que também gostava de aprender estas coreografias.

- outra pérola!

- O fenómeno

Monday, June 18, 2007

Saturday, June 16, 2007

Juras para Esquecer

Porque há quem diga este meu pasquim está demasiado impessoal, porque agora ao reler estas linhas gostei do que escrevi à alguns anos, porque ando a adiar postar 2 ou 3 vídeos do youtube de seguida e aproveitando a "onda" dos erros clássicos...aqui fica!

Jurei jamais!
Jurei nunca mais,
Vivi com essa certeza
muito tempo como vitória…
até ao dia, em que já
só eras uma memória,
te ter voltado a recordar.

Thursday, June 14, 2007

Pérolas de Saber (6)


" Si te engañan una vez, culpa al otro; si te engañan dos veces, cúlpate a ti mismo. "



ditado espanhol




Estou segura que deve existir algo semelhante em português, mas a verdade subjacente é a mesma. O engano chega a ser tão triste para quem é alvo do mesmo, como para quem o orquestra. Quem o sofre sente a culpa de ter confiado demais ou vezes demais, quem engana por regra sente a inevitabilidade de não passar de um traste.
Nem todos os enganos são culpa dos outros, por isso...

Abaixo os enganos!

Wednesday, June 13, 2007

"Ocean's 13" ou Um Oceano de Pecado

Este filme para mim são duas horas de película repletas de puro pecado: matt damon, george clooney, brad pitt, casey affleck e scott caan. É um filme com um bom ritmo, com boas piadas, com aquela realização veloz e muito estilizada do steven soderbergh e com excelentes actores. Talvez Ocean's13 não seja a melhor história do remake da sequela, não obstante mantém a mesma qualidade dos anteriores filmes. O filme vale a pena pela graça dos códigos de honra, pelo Al Pacino com ar bronzeado e cabelo pintado e pelos Bons actores. Quando um filme é assim mais palavras para quê... deixo-vos com algumas Boas imagens do filme ;)




P.S. Adoro o Carl reiner enquanto avozinho profissional amigo do alheio, os óculos do elliot gould e o George Clooney.

Tuesday, June 12, 2007

Noite de Santa Lisboa


Eu que acredito que é através das festas populares que se "mede o pulso" ao povo de uma cidade e se pode conhecer verdadeiramente a sua essência, estranhamente poucas vezes fui ao Santos Populares em Lisboa. Este ano terá sido a minha terceira vez que fui às festas da cidade onde nasci e arrisco a dizer que talvez tenha sido a primeira vez a sério, com direito a tudo: ver um bocadinho das marchas, comer umas bifanas, beber sangria e cerveja, subir ao castelo, descer a alfama e apreciar como uma cidade inteira sai à rua para celebrar-se a si própria. Santo António está presente, mas o modo como se celebra é que revela o que hoje em dia está em causa nesta noite: os Alfacinhas e a Cidade de Lisboa. Todos os festejos que fazem da noite dos santos tão particular como o sentar à mesa com os amigos a petiscar uma sardinha regada a sangria, o percorrer dos bairros, o bailarico,...se agradam a quem anda na rua, então é porque é lisboeta na totalidade da sua essência ou em parte. Através dos lisboetas celebra-se a cidade nos bairros todos que a constituem e que são a Lisboa mais castiça e mais igual a si mesma: meia gingona, marialva, convencida da grandeza e beleza que é e sempre genuína.

Lisboa é Linda!

Saturday, June 9, 2007

Sol&Mar


Sinto o sol a queimar a pele e a regenerar a alma, oiço as ondas a baterem com força na areia, ajeito minha toalha, fecho os olhos que não aguentam tanto sol e penso como é bom estar na praia, como devia ter vindo mais vezes mesmo no inverno, como tenho de fazer este ano da costa da caparica um dos locais mais frequentados do meu verão. Para muitas pessoas o Verão chega quando vestem o primeiro vestido da estação, quando vêem os frutos maduros nas árvores e os campos secos, no dia que começa com o sol radiante e que acaba às 21h30, para mim é quando vou a primeira vez à praia. Fico sempre com aquela sensação de que isto sim é o verão! Por sempre ter vivido ao pé do mar e numa cidade bastante solarenga, estes são dois elementos que têm muita influência sobre mim, daí que seja dificil de me sentir mais tranquila do que quando estou na praia ao sol a conversar, a ler, a dormir,...mas, sempre naquele limbo de bem estar, em que se sente o sol na pele e se ouve ao fundo o mar a ir e a voltar...

Tuesday, June 5, 2007

Sabores do Vale

Vale Flores vai ter uma nova pastelaria : Sabores do Vale.
Este vai ser um lugar de sabores, de tranquilidade, de novidades. Isto porque nesta pastelaria será possível degustar os melhores sabores doces ou salgados, num ambiente tranquilo e onde se pode também ter por companhia de conversa ou café uma revista ou um jornal, uma vez que aqui também se podem comprar as revistas e jornais da semana.

Nesta história de pastelaria eu não sou parte alheia, primeiro porque se tratam de bolos, segundo porque esta pastelaria pertence a dois grandes amigos, a Patrícia e o Manel, que merecem tudo e o maior sucesso. Mas, ainda que não se tratasse disso posso-vos garantir que é um lugar óptimo pelo ambiente e pelo sabor das delícias para fazer um lanche. Eu fui à "ante-estreia" e, para além de estar tudo saborosíssimo, há que dar os parabéns à Patrícia pelo bom gosto da decoração.

A pastelaria abre hoje, funciona das 7h às 20h30, também terá à venda pão, fecha à segunda feira. Daí que, são só boas razões para passarem por vale flores e fazerem uma visita de sabores a esta pastelaria: Sabores do Vale!

Monday, June 4, 2007

Sunday, June 3, 2007

Afinal sempre é verdade!

Durante toda a campanha do referendo para a interrupção voluntária da gravidez ouvi muitas vezes como argumento do Não o facto do planeamento familiar ser gratuito, universal e disponível em todo o território, para todas as camadas das sociedades e por este motivo não ser necessária a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, porque a gravidez podia ser planeada e evitada. Todas as vezes que isto foi dito as pessoas pelo Sim alertavam que infelizmente não era essa a realidade, o planeamento familiar estava ainda longe de estar disponível para todos, sobretudo para os jovens.
Afinal sempre tínhamos razão! Como demonstra o estudo da DECO, das 85 visitas, que jovens fizeram a centros de saúde à procura de planeamento familiar, em mais de metade não passaram nem da recepção. Neste estudo chegam-se também a outras conclusões, por exemplo em 14 dos atendimentos feitos não foram oferecidos quaisquer meios contraceptivos.
Este estudo tão interessante quanto necessário só peca num aspecto: veio tarde!

"
85 visitas anónimas: planeamento familiar negado aos jovens

Mais de metade dos serviços fecharam as portas aos jovens que procuravam planeamento familiar. Esta é a principal conclusão de um estudo da DECO, cujos resultados vêm publicados na edição de Junho da TESTE SAÚDE.
A associação de consumidores pediu a jovens, entre os 15 e os 20 anos, para procurarem planeamento familiar em 85 estabelecimentos que deveriam fornecer estes serviços: centros de saúde, hospitais e delegações do Instituto Português da Juventude. Em 49, as utentes não passaram da recepção.
Segundo a lei, os centros de saúde e hospitais com serviços de ginecologia devem ter consultas de planeamento familiar e facilitar o acesso aos jovens, seja qual for a sua área de residência. Mas, segundo a TESTE SAÚDE, há um grande abismo entre a teoria e a prática: a maioria dos centros de saúde impediu a entrada às jovens, por não estarem aí inscritas.
Dos 49 serviços que recusaram o atendimento, 27 encaminharam as colaboradoras da associação de consumidores para o centro de saúde da sua área de residência, quando estas já tinham dito que não queriam fazê-lo, por falta de à vontade para tratar o tema com conhecidos. Em 10 casos, fecharam a porta sem dar alternativas. Nos restantes 12, as jovens foram encaminhadas para Centros de Atendimento a Jovens ou delegações do Instituto Português da Juventude.
Quando conseguiram passar da entrada, as jovens foram quase sempre bem atendidas, obtendo a informação necessária sobre os métodos contraceptivos existentes. Das 36 “consultas” analisadas pela DECO, só 4 chumbaram. Nos centros de saúde Arnaldo Sampaio, de Leiria, e dos Olivais, em Lisboa, esqueceram-se de falar do preservativo e da sua importância na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. O Instituto Português da Juventude, de Leiria, e o Centro de Saúde da Alameda, de Lisboa, falharam, sobretudo, as questões sobre a saúde e a actividade sexual das utentes, importantes para recomendar o método mais adequado.
Em 14 visitas, os profissionais não ofereceram métodos contraceptivos, na maioria, porque não os tinham.
O estudo mostra ainda grandes assimetrias regionais. Nas grandes cidades, como Lisboa, Porto e Coimbra, os jovens conseguem aceder com relativa facilidade a informações e contraceptivos. Mas há zonas, segundo a TESTE SAÚDE, como Évora, Viseu e Faro, onde os poucos serviços que existem vedaram a entrada a quem não pertence à sua área, sem dar alternativas. "


Teste Saúde n.º 67 - Junho/Julho de 2007 - páginas 9 a 13

Saturday, June 2, 2007

Novo Vício



Dá pelo nome de Amy Winehouse, é uma "menina" cheia de pinta, talento e com uma voz singular, cujas músicas se eu não estou a ouvir, estou com certeza a cantarolar. Por isto digo que é o meu mais novo vício... Ao ouvir a sua música fica-se a perceber porque razões esta cantora de apenas 23 anos arrebatou mais prémios na última cerimónia dos brit awards. Se alguém souber se ela vem este Verão a algum dos festivais avise, porque eu quero estar lá. Para quem ainda não conhece ficam aqui mais algumas canções...


- Rehab ;

- Black to Black ;

- Fuck My Pumps;

- Stronger than Me.

Friday, June 1, 2007

Little Black Book

Também eu tenho um little black book cheio de mistério, segredos e confidencialidade, porém este não está recheado de contactos importantes, mas repleto de ideias porque é o meu Programa Mensal do Liberdade Mural. Por ser tão bonitinho e uma ajuda preciosa para nunca esquecer as ideias que vou tendo para possíveis posts, achei que valia a pena revelar um pouco do caderno que também faz parte do blog.