E isto é apenas uma amostra, porque enqua
Porém, segundo um ourives maltês, com quem falámos impressionadas com tal aparato religioso, os malteses já não ligam tanto à páscoa como antigamente. Há cerca de 40 anos, na sua infância, nem sequer permitiam as crianças brincarem nestes dias que precedem o domingo de páscoa. Tive a oportunidade de ler uma sondagem que referia mais ou menos nestes termos que "já só 52% dos malteses tinham por hábito ir regularmente à missa". O que me fez pensar que em Portugal esta taxa era o regozijo de qualquer padre.
E se os americanos e a maior parte do mundo pode
m não saber onde é Portugal, mas é bem possível que grande parte dos malteses saiba perfeitamente onde o nosso país fica por um só motivo. Em conversa com o dono de um restaurante, enquanto ele me gozava e fazia uma piada religiosa por eu levar imenso tempo a escolher um prato (enfim começa a ser um lugar comum), a dizer que o se eu fosse rapaz o meu nome devia ser Tomás, porque eu era como este Santo que só acreditava quando via (aquela expressão do 'ver para crer' vem daqui), e eu estava a dizer que não conhecia esse Santo, nem conhecia a história... É quando ele diz com incredulidade, "mas ele é um apóstolo!" e pergunta com desconfiança "mas vocês são da onde?", "Portugal!"...eis que os seus olhos brilham e com ar sério e instrospectivo diz "já estive lá!" e as três tagarelas tugas começam "ai sim? e gostou? e esteve aonde?", ao que ele responde com solenidade "estive em Lisboa, mas gostei especialmente da Cova da Iria." Nós nem percebemos à primeira, só quando repetiu é que nos apercebemos que ele se estava a referir a Fátima!!!!!!!! Entre o espanto e o embaraço, lá dissémos "Of course!Fátima!!", ao que ele diz, enquanto se afasta de nós," é um lugar muito especial para nós malteses", a melhor coisa e a maior mentira que me saiu foi "Para nós também!".
Depois desta férias, tenho para mim, que um dia que o Bin Laden tome conta disto tudo, a Igreja católica tem no povo maltês um exército e em Malta um bastião supremo da igreja católica. Porque, garanto por experiência própria, Páscoa assim, nem no Vaticano!
2 comments:
pq é k mentiste? tinhas medo de ser linchada se falasses a verdade?
Confesso que havia esse medo =P , mas Fátima para mim também é em parte especial, não sei explicar porquê. Habituei-me a ir lá com a minha mãe e não posso dizer que é um sítio na minha religiosidade que me é indiferente.
Acontece-me isso também em Siena, na catedral que tem o altar da Madonna del Vuoto.
Enfim, naquele dia menti mais por cortesia fiquei surpreendida com o facto de ele conhecer Fátima.
Post a Comment