Saturday, January 26, 2008

Expiação



Do realizador Joe Wright, "Expiação" é um drama surpreendente que nos leva aos meados da II Guerra Mundial, ao centro de uma história de contornos simples, mas feita de detalhes complexos. Cheia de tragédia, de inocência, de maldade, de realismo, de ficção, de tristeza e felicidade, é uma história em que os antagonismos complementam-se, contribuindo para a intensificação dramática de todo o filme. A este facto também não é alheia a realização de Joe Wright, que podendo contar esta história de Cecilia, Robbie e Briony de uma forma simples e clássica, optou por fragmentar a acção entre passado e presente, realidade e imaginação conseguindo transpor para o filme toda a complexidade deste romance absolutamente incrível de Ian McEwan. Emocionante e a não perder!

Friday, January 25, 2008

Super Bock Super Blog Awards

Para quem, como eu, adora um concurso e gosta de descobrir novos blogs aqui fica uma sugestão: o SUPER BOCK SUPER BLOG AWARDS. Esta iniciativa da Unicer pretende celebrar a "língua portuguesa e da liberdade de expressão" que o fenómeno da blogosfera proporciona. Assim, este concurso de blogs vai premiar os melhores blogs nas categorias de:

> Actualidade, Notícias e Media (inclui política);
> Cultura, Arte e Entretenimento;
> Desporto;
> Educação e Ambiente;
> Humor;
> Música;
> Pessoal;
> Sociedade;
> Tecnologia.

Qualquer pessoa poderá sugerir até 30/06/2008 blogs para cada um das categorias e de 01/07/2008 a 31/08/2008 serão sujeitos a votos os finalistas para a decisão final pelo júri. Os 9 finalistas de cada categoria já terão direito a prémio tendo o grande vencedor um vale de 3000€ para gastar na worten. O prémio podia ser melhor, de qualquer modo a iniciativa é sempre louvável e corajosa e a divulgação que advém para todos os blogs é uma mais valia para todos os bloggers que participam.

Wednesday, January 23, 2008

Unexpected


Todos os dias espero ver uma noticia num jornal a anunciar este desfecho para celebridades como a amy winehouse ou o pete doherty, mas nao do heath ledger.
Senti um murro no estomâgo quando li a noticia num jornal, era um ídolo da minha adoslescência e um actor que gostava de acompanhar. Sempre o imaginei a fazer filmes imenso tempo e a envelhecer com tanta pinta como o robert redford.
Estas mortes prematuras, surreais e inesperadas deixam sempre uma certa incompreensão no ar.

Heath ledger em "Four Feathers"

Tuesday, January 22, 2008

Pérolas de Saber (13)


" Mais vale esperança boa que posse ruim."

(provérbio)

Muito por ser o primeiro mês do ano, para mim Janeiro é um mês cheio de esperança.

Sunday, January 20, 2008

Portugal, Europe's West Coast

Se não tivesse gerado tanta controvérsia se calhar nem falava neste assunto, mas às vezes acho que gostamos de dizer mal só porque sim.
Refiro-me à campanha "Portugal Europe's West Coast" que, sob a forma de outdoors que conjugam imagens de portugueses conhecidos internacionalmente com paisagens do nosso país, visa a divulgação de Portugal no estrangeiro e abordar os avanços no que concerne à utilização de energias renováveis. O objectivo é diminuir o "défice existente em relação à percepção da imagem do país no exterior, utilizando nomes que dão a cara por esta campanha, como José Mourinho, Mariza ou a artista Joana Vasconcelos, cujo trabalho é amplamente elogiado no plano internacional".












Desde que, no dia 13 de Dezembro, esta campanha começou de imediato surgiram críticas. Não tenho nada contra a crítica ou com opiniões diferentes, mas tenho contra aqueles argumentos que se lançam só para conseguirmos ter alguma coisa para falar mal. No caso dos portugueses, além de estarmos mestres nesta arte, há sempre três argumentos que se gostam de invocar: ser muito caro, ser estrangeiro e ser feio.









Eu gosto muito da campanha, quando vi um dos outdoors a minha reacção foi tentar perceber o que era e quem tinha feito, achei atractivo, moderno, bonito, original e bom. Gostei de se terem utilizado personalidades muito conhecidas e outras com mais reconhecimento internacional que nacional (como é o caso da Joana Vasconcelos); gostei de se ter escolhido o azul para variar quando se faz referência a portugal; gostei da fotografia e da ideia que conjuga imagem com paisagem. Em relação a esta campanha já li de tudo... "devia-se ter escolhido um fotógrafo português", "a escolha das personalidades é uma clara alusão à salazarista trilogia 'fado, futebol e fátima' só falta lá a irmã lúcia", "é um escândalo o que se pagou ao nick knight", "as caras estão muito fechadas, sisudas,..", "o nick knight é bom, mas nesta campanha não revelou todo o seu brilhantismo". A campanha que se propunha enaltecer a imagem de Portugal, dentro de fronteiras ainda só conseguiu foi transparecer o seu lado pior.
Nick Knight parece ter merecido cada cêntimo, é um óptimo fotógrafo, fez um bom trabalho (até a Vanessa Fernandes ficou bem no retrato), a campanha alcança a sua premissa e tenho a certeza que se a folhear o El mundo, o The Economist ou qualquer outro jornal, onde vai ser lançada a campanha, vi-se este anúncio pensava "isto é Portugal!".

+q1casaco



Diz-se que os hábitos são difíceis de largar, a mim (além dos hábitos) acontece-me isso com determinadas peças de roupa.
Após arranjar um digno substituto, tive que me render ao facto de ser tempo de retirar este casaco do meu armário. Já o tinha "reformado" a algum tempo, já acusava todos os sinais visíveis e não visíveis do uso elevado que lhe tinha dado, já tinha perdido o brilho e por mais lavado que fosse já não conseguia recuperar o ar limpo. Ainda assim, para mim, era difícil encontrar um casaco que gostasse tanto como este, que me parecesse tão quente, tão confortável, tão bonito quanto este, .... Embora já não o usasse há meses ocupava o primeiro cabide no meu armário, olhar para ele trazia sempre tantas memórias que mesmo não o usando gostava de vê-lo lá. Estive com ele em tantos sítios, ocasiões e momentos que para mim, sem conseguir explicar porquê, já era mais que um casaco, por isso pareceu-me imperativa esta referência.
Depois desta última fotografia dobrei o casaco e meti-o num saco com a certeza que irá dar bons momentos a outra pessoa.

Friday, January 18, 2008

Jogos de Poder

Custa a acreditar que a derrota da URSS na guerra contra o Afeganistão seja devida à intervenção do congressista Charlie Wilson no sistema político americano tal como o filme Jogos de Poder o apresenta, mas a verdade é que ainda não se ouviram vozes em contrário. Numa entrevista Julia Roberts, que entra no filme como Joanne Herring, refere que a história é tão genial a que nunca ninguém se iria lembrar de criá-la com os contornos em que realmente aconteceu.
Para contextualizar sem revelar muito da história, Charlie Wilson (Tom Hanks) é um congressista controverso, mas astuto; Joanne Herring uma milionária, antiga miss, determinada e inteligente e Gust Avrakotos (Phillipe Seymour Hoffman) um espião da CIA subestimado; juntos conseguem criar uma das maiores manobras políticas da guerra fria. Além das excelentes performances dos actores principais, o realizador Mike Nichols somou mais um sucesso ao seu currículo, criando um filme com uma acção rápida, cuidada, cheia de simbolismos e repleta de momentos de humor preciosos como:
"Why is the Congress saying one thing and doing nothing? Tradition mostly..."

Thursday, January 17, 2008

Preto e Branco


Não há côr, tudo parece opaco, sem movimento, sem lógica, o pensamento fica em ti, agora finjo que trabalho, agora finjo que oiço e o medo não se cala. Distraio-me por um pouco, mas estou de volta ao pensamento que me devolve a ti, à saudade de te ter como certo. As palavras de conforto nunca trouxeram tanto calor como agora, embora saiba que são frágeis como bolhas de sabão. A vida corre, mas sem muita importância, o demais é relativo e só os minutos contam até à hora em que te reencontro. Sem ti o mundo sente-se a preto e branco.

Friday, January 11, 2008

O Sonho de Cassandra

Woody Allen em O Sonho de Cassandra volta a recorrer ao dilema moral como fundamento para este novo filme.
Terry (Colin Farrell) e Ian (Ewan McGregor) são dois irmãos ambiciosos que tentam melhorar as suas vidas a cada oportunidade que surge, Terry é um mecânico que recorre para isso à via do jogo e Ian continua no negócio da família a poupar para a grande oportunidade de negócio que o tornará num grande investidor. O filme começa numa marina, onde os dois irmãos decidem comprar um veleiro juntos, este é demasiado caro porém os dois irmãos decidem comprá-lo. Terry em maré de sorte consegue fazer o inesperado e ao apostar em corridas de cães conseguem ganhar o suficiente para pagá-lo, ambos decidem dar ao veleiro o nome do cão em que Terry apostou "o Sonho de Cassandra". Terry acredita estar numa maré de sorte e passa para apostas mais altas, o "sonho" tal como ele o descreve continua, até que que contrai com agiotas uma dívida demasiado alta de pagar. Os dois irmãos vêem-se forçados a recorrer ao financiamento do Tio Howard, o tio milionário que foi sempre o ídolo e a bóia de salvação da família nos tempos dificeis. Contudo, desta vez o tio precisa que este favor seja pago e recruta os dois irmãos para assassinarem um inimigo seu. Os dois irmãos ficam relutantes, mas Ian acaba por convencer Terry a fazê-lo, dado que isso representaria o fim dos problemas dos dois.
Família, vida, lealdade, moralidade, ambição são alguns dos valores em conflito neste filme que tem o veleiro "o sonho de cassandra" como príncipio e fim.

Ainda assim, o título que woody allen atribuíu a este filme parece querer referir-se a mais que o veleiro que é um elemento-chave em toda a história. Na mitologia grega, a Cassandra era uma mulher que conseguia ouvir os deuses, esta qualidade tournou-a devota servidora de de Apolo. Foi de tal maneira dedicada que o próprio deus se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando se negou a dormir com Apolo, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões. Cassandra passa então a ser frequentemente considerada como louca ao tentar comunicar à população troiana as suas inúmeras previsões de catástrofe e desgraça.
A gravidade da incredibilidade das previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que este destruísse o cavalo de madeira.
São várias as interpretações que podem relacionar este título com a profetisa, o "sonho" em que Terry e Ian pareciam imbuídos tinha inúmeros avisos velados ou declarados, previsões ou pressentimentos de que aquele veleiro tinha um fim predestinado, que a culpa de Terry a manifestar-se podia ser a profecia não ouvida de Cassandra sobre a queda de Tróia,... anyway, embora não seja tão genial quanto matchpoint, continua a ser a não perder.

Monday, January 7, 2008

Rivera

Diego Rivera foi um dos pintores mexicanos a criar o movimento muralístico mexicano, consideravam a pintura de cavalete burguesa, pois em maior parte dos casos as telas ficavam confinadas em coleções particulares e acreditavam que só mesmo o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana oprimido durante por parte de oligarquias nacionais culturalmente voltadas para o estrangeiro. Grande parte do seu trabalho reflecte isso mesmo, tendo criado um movimento o Social Realismo.Ao longo de sua vida, criou mais de dois mil quadros, cinco mil desenhos e cerca de quatro mil metros quadrados de pintura mural.

Sunday, January 6, 2008

Demorou!

Demorou a conjugar timmings para a companhia prometida, demorou a encontrar tempo na agenda, demorou a escrever o post merecido, demorou a ver um espaço destes dedicado à arte moderna e contemporânea em Lisboa! Parece que a visita ao Museu Colecção Berardo, instalado no CCB, estava amaldiçoada pelo adiamento, mas no mês de Dezembro lá se concretizou. A colecção é muito variada, vai desde a pintura à publicidade, da escultura ao vídeo,... passa em perspectiva e através de cada obra um momento artístico do séc. XX e impressiona tanto pelo número como pela grandiosidade de certas obras. Até ao final de 2007 as visitas eram gratuitas, de qualquer forma é uma tarde imperdível. O B é De Berardo (quer se goste ou não), mas, não só, é também é de Bom, de Belo e de Belém.

Saturday, January 5, 2008

Feels wrong...

O cancelamento do Rally Lisboa-Dakar deixa assim uma sensação estranha de resignação. É uma daquelas provas desportivas míticas, que por ser maior e mais dura prova de automobilismo em todo o terreno, por cruzar dois continentes, sempre fez-me olhar para cada uma das pessoas que acaba um Rally dakar com uma enorme admiração. Sempre encarei esasta prova como uma daquelas coisas que deve ser mesmo bom de dizer "fiz um rally dakar". A prova é arriscada na distância, nas condições naturais que cada país tem e por decorrer no continente africano. Este ano juntou-se mais um factor: porque a Al-Qaeda lembrou-se que este rally pode ser uma óptima forma de espalhar o terror.

Quase todos os anos há pilotos que morrem pelo Dakar durante prova, a questão daqui para a frente talvez se vá colocar de um modo diferente quantos estarão dispostos a morrer para a prova continuar existir?
Diz a razão que o cancelamento deste ano do Rally Lisboa Dakar foi a opção mais acertada perante as ameaças da Al Qaeda, mas paira uma resignação amarga com esta noticia. Esta decisão sente-se como uma rendição e mais uma vitória para a Al-Qaeda. Parece que perante o ultimatum nem se tentou lutar por uma prova que já existe há 27 anos. Se para o ano houver uma ameaça terrorista cancelamos mais uma edição? Suspenderemos até as ameaças da Al-Qaeda deixarem de existir?

Acho que a Al-Qaeda conseguiu retirar mais um evento que nos tínhamos habituado ver disputar, que pelo seu adiamento reforçou a presença da organização terrorista no ritmo do mundo e que ganhou mais terreno na sua senda de controlo pela ameaça.
A decisão de cancelamento do Rally Lisboa Dakar parece a mais certa, mas mas não consigo deixar de achar que something feels wrong about it...

Friday, January 4, 2008

Onde há fumo há fogo?

A questão em si é polémica, fumar é simultaneamente um problema de saúde pública e um prazer individual. Não sei esta é a melhor descrição, mas fumar é realmente algo que pode significar coisas muito diferentes para cada fumador, para uns é um ritual, para outros uma terapia, um hábito, um vício, uma companhia, um prolongamento da mão, um conforto da alma, um instrumento de trabalho, um escape, uma forma de liberdade,... por isso, torna-se inevitável que, apesar da finalidade, esta nova lei do tabaco seja vista mais como restritiva como preventiva.
Ainda que seja fumadora, ainda que considere que esta não seja uma má tendência legislativa europeia a seguir, ainda que veja esta lei como necessária num âmbito geral, tenho dúvidas em como está regulamentada. Não conheço muito bem a lei no todo e nos aspectos particulares, daí que não esteja muito segura da minha opinião, contudo o hear say que a tem fundamentado deixa-me com a sensação de que em alguns aspectos avançou-se demais. Por exemplo, é proibido fumar em prisões, está-se a restringir o uso de uma substância permitida e neste mesmo local permite-se a troca de seringas pra consumo de drogas ilegais??? As máquinas de venda de tabaco não poderão ter publicidade a marcas, mas algum não fumador vai começar a fumar porque vê um anúncio destes quando está no café??
Seja como for, toda esta polémica em torno do fumo deixa-me um bocado na dúvida se a lei é boa ou não ou se isto é só resultado do período de adaptação inerente a cada lei que entra em vigor... Opiniões à parte um dos factos que se podem retirar destes 4 dias de lei é que os portugueses já revelaram um enorme civismo, porque apesar dos muitos que não concordam com a lei, esta parece estar a ser cumprida na generalidade.
Dada toda a discussão em torno do assunto e porque durante este mês tudo indica que ainda se vai falar muito sobre isto, deixo uma mini sondagem a decorrer até ao final de janeiro, para, entre fumadores e não fumadores, determinar: Há mais fumo que fogo em torno da discussão da nova lei do tabaco?

Tuesday, January 1, 2008

2008

Apesar de já ter escrito expressado os meus desejos para 2008, achei este texto sobre previsões para este ano muito positivo. Embora vise o ano que começa hoje, não há como não achar estas considerações inspiradoras para começar qualquer novo ano cheia de optimismo. Para os curiosos, como eu, que nesta época não resistem a deitar um olho às previsões de horóscopo aqui fica um bocadinho do que os entendidos nestes assuntos dizem que está guardado para 2008.
" Very often we go through life wearing blinders like a horse, but those who take off those blinders and prepare for a rocky road can thrive in 2008.
First resolution:Get your own life in order — NOW.
Whatever is uncertain, firm it up. Pay off as many debts as you can, and avoid running up any new ones. Start setting aside a little nest egg for yourself, and clear up any tension there may be between you and friends or family members to improve the mood.
Second resolution:Don’t depend on anyone but yourself to solve your problems.
By taking matters into your own hands, you will be able to enact change in your life and in the lives of those close to you — if you want something done right, do it yourself! If you’re dissatisfied with your life, work to change it, perhaps by joining one of the grassroots movements that have been popping up like mushrooms all over the world.
Third resolution:Get involved.
What cause appeals to you the most? Is it world peace, health and fitness for all, sustainable energy, or perhaps the rights of the weak, such as children and animals? Doing good for others will give you inspiration in other areas of your life, and overcoming obstacles will give you a sense of pride and accomplishment. Now is not the time to back down from a challenge — you could surprise yourself with how successfully you dealt with a difficult situation.

Aries: (March 21 - April 19) Slow down! Rome wasn’t built in a day, and your life is no different. Decide how you want your life to be, and then work enthusiastically but diligently on making it so. You’ve got vision and enthusiasm. Make the most of it.
Taurus: (April 20 - May 20) A hackneyed but nonetheless wise old adage says, “Don’t put off until tomorrow what you can do today.” Don’t be tempted to fall into your old habit of procrastination. The world needs you now.
Gemini: (May 21 - June 20) With your way with words and your gifts for persuasion, you could play an important role in world transformation. Even if you only serve as spokesperson for your own community, you’re still making a difference. Remember that.

Cancer: (June 21 - July 22) Your kind heart and nurturing nature makes you a shoo-in for boosting the morale of your own community. If you’re the crusading type, don’t be afraid to speak up for the rights of the weak. Your passions will speak for themselves.

Leo: (July 23 - August 22) Your charisma and gift for self-expression render you a born leader, and thus could prove invaluable for getting the message you’re promoting out to those in authority. And the louder you speak, the more likely you’ll be heard.

Virgo: (August 23 - September 22) You’re a natural server, and you tend to take a hands-on approach to resolving difficulties. Whether they’re your own problems or those of your entre community, you’re out there setting things right. You’re already making a difference. Keep it up.

Libra: (September 23 - October 22) As an instinctive diplomat, you may spend much of 2008 working out differences with your family, your love partner, creditors, and anyone else. Once that’s done, you can turn your attention to bettering yourself – and, if you choose, the world.

Scorpio: (October 23 - November 21) You’ll find your business interests expanding far beyond anything you expected. While many around you are struggling, you’re going for the gold. And if you choose to get involved, you could become one of the leaders. Go for it.

Sagittarius: (November 22 - December 21) Your altruistic side will definitely show itself continually throughout the year - though you’ll undoubtedly take occasional time off to have a little fun. Whatever you do, you’ll do what you enjoy the most: being with other people.

Capricorn: (December 22 - January 19) This is definitely your year. Your self confidence will be at an all-time high, opportunities for advancement will fall into your lap, and success should be just over the horizon. Just be careful how you manage your resources.

Aquarius: (January 20 - February 18) Aquarius is known for altruism, and in 2008 that will be near the top of your list of priorities. Whatever your cause, you’ll give it more than ever before. Nonetheless, you should remember the old adage: Charity begins at home.

Pisces: (February 19 - March 20) Mysticism is a keyword for Pisces, and your abilities to see beyond the veil will expand greatly. Your knowledge and wisdom will also grow, and you could find yourself constantly giving invaluable advice. Tip: Heed it yourself! "