Tuesday, May 6, 2008

Liberdade de Expressão


Talvez não seja o melhor mural relativo ao 25 de abril, mas este é um acontecimento que não pode passar sem ser referencionado no liberdade mural. Não sei onde fica, nem quem o pintou, mas é um dos muitos murais motivados por este tema e é bem representativa de uma das vitórias conseguidas: a liberdade de expressão.

Monday, May 5, 2008

Vestida para Casar


Assunto platónico preferido das mulheres: casamento. Medo nº1 não assumido por muitas mulherse: não casar.

Eis a fórmula perfeita para chamar a atenção de uma mulher e se a isto juntarmos algum humor de qualidade, um amor impossível e um outro inesperado temos filme para uma tarde de domingo. Pelo menos para mim! Fora a conversa de casamento, eu sou atraída para qualuer filme desde que o género seja a comédia romântica. Por isso Vestida para Casar não me podia escapar.

É um filme divertido, que segue todas as regras básicas das comédias românticas, que tem o seu maior trunfo em Katherine Heigl, que não só é a alma do filme como a actriz que nesta película tem mais qualidade (excepção feita à Judy Greer que já merece papeis de maior destaque).

É um filme muito recomendado a futuras noivas porque serve de wake up call para muitos dos exageros que o entusiasmo por esta cerimónia as leva a cometer.

Sunday, May 4, 2008

Náufragos

" Podiam chover bombas lá fora. O céu podia mudarde cor, cair de repente. O mar tornar-se venenoso. O que eles queriam era as palavras um do outro. As palavras e os suspiros e os ruídos e tudo mais que um corpo amado produz sobre esta terra, debaixo deste céu. Ficavam horas agarrados ao telefone como náufragos. Diziam frases incompletas que só eles entendiam e adivinhavam. Por vezes deixavam-se ficar em silêncio, porque no silêncio pareciam encontrar-se mais de perto. "
Pedro Paixão, in Quase gosto da vida que tenho

Acabei de ler este livro, Pedro Paixão continua a encher-me a alma com a beleza com que usa as palavras.

Saturday, May 3, 2008

Berliner Fernsehturm

Esta torre de tv construída em 1969, com 365m de altura, foi erguida durante a guerra fria como símbolo da supremacia tecnológica soviética.
Desenhada de forma a transmitir progresso, inovação e modernidade, continua a ser um dos edifícios mais modernos de Berlim, avista-se de muitas partes da cidade fazendo com que turistas inexperientes (como eu) caiam no erro de percorrer longas distâncias a pé "porque a torre já se vê ali ao fundo".
É um edifício absolutamente imponente, magnetizante para o olhar e deslumbrante. Subir aos 203m de altura num elevador tão rápido que faz estalar os ouvidos pode não ser a experiência mais económica ou agradável, contudo é a melhor vista de Berlim que se consegue ter em toda a cidade e compensa cada cêntimo.
Já que é impossível não ver mais de perto este incrível símbolo de Berlim a não perder nas redondezas estão a Alexander Platz (completamente em obras a recuperar o glamour de outras épocas com o relógio das horas do mundo a contar o tempo), a Câmara Municipal de Berlim (ou Rathaus) é um edifício imponente do séc. XIX que se demarca pela facto de ser toda tijolo vermelho, a fonte verde de Neptuno onde no Inverno os turistas podem ser turistas e tirar fotos dentro da própria fonte (porque fica vazia no Inverno) e a igreja protestante de Marienkirche que incomodava os soviéticos porque dada a sua proximidade com a Torre de Tv a sua cruz era reflectida no globo espelhado da torre.
Esta torre é o chamariz para uma das zonas mais encantadoras da cidade e a certeza de no seu topo ser possível avistar Berlim até este se cruzar com a linha do Horizonte.

Friday, May 2, 2008

De Passagem

Eis dois filmes que só vale a pena mencioná-los de passagem: Rec e Penelope.
Rec ainda se encontra nas salas de cinema, é um filme de terror com uma história bastante interessante, mas muito pouco recomendável para pessoas impressionáveis como eu. Eu não aguentei vê-lo até ao fim, mas fiquei curiosa com o final, já me contaram por alto que os nuestros hermanos que realizaram o filme não se esqueceram de nós.
Quanto ao Penelope é um conto de fadas típico: uma maldição, uma porquinha feia, um principe inesperado e uns acompanhantes castiços. Muita fantasia, alguma piada e um tanto ou quanto infantil. Entretem.

Thursday, May 1, 2008

1 Mês !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É verdade! É a maior paragem de sempre no liberdade mural, desta vez nem a data valor dos posts me salvou!
Abril costuma ser um mês agitado, mas desta vez foi um bocadinho mais que o normal. Tive boas noticias, má notícias, foi mês de muitas decisões, indecisões e reflexões, muita actividade política, fiz 24 anos (god!) e, ainda, muito cansaço, alguma inércia e muita falta de tempo.
Bom, mas estou de volta...ainda a meio gás, mas cheia de vontade de apanhar o ritmo.