Friday, March 21, 2008

Pérolas de Saber (15)

" Para ser Grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive "


Ricardo Reis, Colecção Obras de Fernando Pessoa
Assírio & Alvim


Porque muitos poemas encerram em si muita sabedoria, feliz dia mundial da poesia.

Thursday, March 20, 2008

Can't wait...



Chove, faz sol, está vento, ficou nublado, o céu está azul outra vez, vem ali uma nuvem escura, a chuva já passou... Só sei que é primavera porque a Laranjeira do quintal da minha avó está florida e o perfume inegualável das suas flores atraiu-me para debaixo da copa, à semelhança de várias abelhas (outro sinal). Não me aguento muito tempo lá, mas estou desejosa que chegue a primavera.

Thursday, March 13, 2008

Standards

Ir ao cinema está a começar a tornar-se um ritual em que também vou à descoberta de canções e cantores, nos dois últimos filmes que vi recolhi duas canções que pareciam (ou talvez sejam) velhos standards, a verdade é que desde tornou-se frequente ficarem em replay largos minutos no meu mp3.
P.S. I Love You, o filme de eleição para o dia dos namorados deste ano para além de uma história bem construída, cheia de alegrias como o Jeffrey Dean Morgan e Gerard Butler, uma Hillary Swank óptima em registos mais leves do que nos habituou, não foi nem aquela história lamechas, nem a comédia de piadas previsíveis. Em vez disso, foram praticamente 2 horas rápidas de película, em que a música com o mesmo nome do filme pela voz de Nellie McKay embalou e apanhou o meu ouvido.
Definitely, Maybe é tão leve como uma pluma, por isso dentro do género tem o protagonista certo, Ryan Reynolds (isto não é bem um elogio) e depois duas grandes divas: a promissora Abigail Breslin e a grande Rachel Weisz. A história é engraçada e prende a atenção, mas vai pouco mais além disso. Um dos melhores momentos do filme é mesmo a cena da Rachel Weisz a cantar desafinada I've got a crush on you.

Tuesday, March 11, 2008

Pop Question

Berlim é uma daquelas cidades cheias de arte mural, talvez uma das mais repletas e características.
Numa das muitas paredes pintadas este mural chamou-me a atenção, das várias vezes que subi a Oranienburger Strasse o meu olhar era atraído para lá a tentar compreendê-lo, a perceber se gostava ou não,... tive mais que uma oportunidade para tirar uma óptima foto, mas resisti sempre até ao último dia, a noite apressava-se a chegar a Berlim e o melhor que consegui foi uma fotografia desfocada. Descobri a razão de tanta resistência, a pergunta incomodava-me, a apatia das cores e do rosto retratado também, eram demasiado familiares. A mesma impaciência transmitida pelo mural atravessa muitas vezes o meu pensamento, como um alerta, um neon a piscar. Decidi guardá-lo como reminder.

Sunday, March 9, 2008

The Cure

Não tinham qualquer fundamento os receios quanto à velhice dos elementos da banda. A voz do vocalista estava igual e os the cure conduziram, através das músicas tocadas, o pavilhão atlântico de volta à década de 80, durante as 3horas do concerto.Os grandes highlights da noite foram mesmo êxitos como close to me, friday I'm in love e boys don't cry. Se é certo que já não são nenhuns meninos, provaram que a velhice ainda não se cruzou com eles.Valentes!

Saturday, March 8, 2008

Muito...




















Lauren Bacall




O dia da Mulher tem um fundamento longe do estético, do exterior e físico, é muito mais político, social e introspectivo, mas sem retirar toda a importância que advém desses factores, eu acho este dia muito feminino. E porque o 8 de março também deve servir para elogiar o feminino no que ele é de muito belo, muito especial, muito único, muito pessoal e muito indefinível, aqui fica uma das muitas mulheres que melhor representam esse "je ne sais qua" que faz de nós seres absolutamente singulares e irresistíveis.

Wednesday, March 5, 2008

Sunday, March 2, 2008

Óscares...

A cada cerimónia dos óscares a minha curisiodade fica muito pela carpete vermelha e como voltaram a lembrar-me de fazê-lo, à semlhança do ano passado, aqui ficam os prémios para a passadeira vermelha da última edição dos óscares:

- Prémio "O Medo!"

- Prémio "Piores Luvas de Sempre!"

-Prémio "Muito Bom"

-Prémio "Podem tirar a rapariga do bairro, mas não podem tirar o bairro da rapariga"

-Prémio "Grávida mais bonita da noite"

- Prémio "Melhor Vestido Vermelho"

- Prémio "Pareço a Marlyn Monroe!"

-Prémio "Assombração"

- Prémio "Classe e Prestígio"

- Prémio "Meu Deus"

- Prémio " Família Adams"

-Prémio "Fatiota Tira Tesão Masculino"

- Prémio "Fatiota Tira Tesão Feminino"

-Prémio "Estilo"

- Prémio "Porquê!!!?!?!"

-Prémio "Escapa por pouco"

Saturday, March 1, 2008

Mercado Turco


Para mim os melhores sabores e cores de Berlim não estão no aroma e aspecto da gastronomia alemã, mas precisamente no que mais internacional a cidade tem para oferecer, nomeadamente tudo o que seja turco. A influência da maior comunidade estrangeira em Berlim faz-se sentir em cada esquina com quiosques de kebabs a despertarem a curiosidade até dos mais cépticos, mas quem quiser fazer uma incursão mais profunda neste submundo deve visitar o mercado turco.
Atravessando a cidade chega-se a kreuzberg, onde de terça a sexta feira se pode comprar um pouco de tudo: os vegetais mais frescos, roupa, tecidos, acessórios, frutos secos, conservas, carne, peixe, pão, especiarias ...
Os sentidos ficam despertos: o turco falado entre clientes e feirantes torna-se melodia imperceptível para os ouvidos, os olhos ficam extasiados com a diversidade e extravagância das cores das frutas e vegetais, o olfacto descobre em cada banca um aroma diferente, novo e curioso e os dedos e o paladar tentam reconhecer na textura e no sabor de alimentos jamais vistos semelhanças com algo conhecido.
Uma oportunidade de visitar através dos sentidos a Turquia, dentro fronteiras alemãs.