Se escrever isto fosse suficiente para vos pôr a caminho do cinema, este post acabava por aqui, mas não é... existem mais umas cem razões para fazer de Sinal de Alerta o próximo filme a ver.Thursday, March 29, 2007
Sinal de Alerta
Se escrever isto fosse suficiente para vos pôr a caminho do cinema, este post acabava por aqui, mas não é... existem mais umas cem razões para fazer de Sinal de Alerta o próximo filme a ver.Wednesday, March 28, 2007
Amadores!
Sim, A-M-A-D-O-R-E-S! Digo-o com todas as letras e sem medo de rapazes com cabedal para deixar um pé esmagado a quem dão uma pisadela.
Sim, refiro-me à equipa de râguebi portuguesa que conseguiu o apuramento em Montevideo. Muito bem, parabéns pelo feito, é sempre notável quando uma equipa portuguesa ou um atleta português se consegue distinguir no desporto Internacional. E, sobretudo, quando isso acontece com equipas de estatuto amador, que suponho que os atletas tenham muito menos apoios que se tivessem um estatuto profissional.
PORÉM, existem três factos que me fazem acreditar que esta dúzia de bons rapazes não é amadora por acaso:
1. Todas as imagens de jogos que vejo deles, eles parecem grandes, mas os jogadores das outras equipas parecem muito maiores, há uma diferença sempre entre as duas equipas em termos de massa muscular. Logo nesse aspecto se nota que eles são amadores. Mas, enfim, se eles ganham jogos isso acaba por não ser o mais importante. Só lhes desejo que assim seja quando no mundial tiverem que defrontar os ingleses, neozelandeses ou australianos, senão vão levar muita porrada.
2. É de mim, que vivi um bocado o desporto competitivo, ou aqueles festejos da selecção portuguesa de râguebi que acabaram em perda de voos e prisão, é mesmo coisa de Amadores. Regra nº1 dos festejos de equipa (seja de que desporto fôr): Os festejos devem ser feitos no Hotel. SOBRETUDO, quando se vai fazer um jogo ao país/cidade da equipa contrária, ganha-se e elimina-se essa equipa da competição...NUNCA, MAS NUNCA se vai festejar para fora do hotel, por razões óbvias: há toda uma cidade contra nós que nos vai lixar na primeira oportunidade! Claro foram eles que puxaram os portuguesees para a porrada, insultaram e provocaram. Mas afinal, eles estavam à espera de quê, coroas de louros e múltiplos "bem- hajam" em espanhol com sotaque uruguaio? E para reforçar esta ideia, alguém se lembra de notícias de jogadores ou atletas que tenham causado desacatos na rua depois de uma vitória. Claro que não! Porque os atletas como exemplos de boa conduta e disciplina que são, festejam comedidamente. Mas porque são humanos e toda a gente às vezes exagera e extravasa, mais uma vez os festejos SÃO NO HOTEL, se se partir um quarto ou se não se deixar dormir todas as pessoas que estão hospedadas lá, é algo que vem cá pra fora só se não se pagar a conta dos estragos. E, ainda assim, pode-se dizer que é mau perder e boato por parte dos anfitrões! MAIS, no meio disto tudo eu não posso dizer que isto é culpa somente dos atletas portugueses, os treinadores e staff da selecção tem uma grande parte da culpa. Então aqueles senhores estavam mesmo à espera que depois de deixar 20 jogadores sair do hotel para festejar e embebedarem-se, todos voltassem nessa noite a horas para apanhar um avião às 6h da manhã???!!!???? NINGUÉM faz isso! NINGUÉM! Porque é óbvio que há sempre alguém que não volta para o hotel, também por esse motivo é que os festejos são no hotel, para se for necessário o atleta embarcar de pijama, mas embarcar!
3. Desculpem lá mas eu vi as imagens daquela chegada ao aeroporto e sinceramente (eu sei que me vou repetir) só me vinha uma palavra à cabeça: Amadores!! Duas raparigas com metade do corpo deles mobilizaram cerca de 60 pessoas no aeroporto de Lisboa, com direito a balões, cânticos, flores, cartazes E...pessoas com t-shirs com a nossa fotografia, algumas delas tinham letras nas camisolas que devidamente alinhadas formavam os nossos nomes ou a palavra "benvindas" (confesso que esta parte já não me recordo bem). TAl era o aparato que pessoas que estavam no aeroporto chegaram a perguntar às nossas famílias se era alguém famoso que estava para chegar e eu pude constatar que a expectativa da nossa chegada já era também partilhada por grande parte das pessoas que estavam lá e que queriam ver quem é que afinal ía chegar. Perante isto, eu só posso chamar aquilo que vi na televisão de "recepçãozinha!" e disponibilizar-me para oferecer à equipa de râguebi os contactos da minha família e da família Alfaiate, para quando regressarem do Mundial, darem umas dicas para organizar uma chegada mais decente para as câmaras de televisão e que, de facto, mereça estas no aeroporto.
Apesar, deste post vou estar a fazer figas pela equipa portuguesa quando for o mundial e muito atenta aos joagadores em geral, mas sobretudo aos ingleses, porque acho o râguebi um desporto muito "interessante".
Tuesday, March 27, 2007
O Sangue que Salva
Como dadora de sangue que sou este dia não podia passar sem referência… Hoje celebra-se o Dia Nacional do Dador de Sangue e, por isso, este não é um post é um convite.O sangue é um tecido que não pode ser reproduzido artificialmente, logo é imprescindível haverem reservas de sangue para o tratamento de doentes que necessitem de transfusões, por isso ao fazer uma dádiva de sangue está-se de facto a salvar vidas.
A disponibilidade deste sangue depende, assim, da boa vontade e voluntarismo da população geral porque de facto qualquer um de nós pode, potencialmente, ser dador. O primeiro passo é sem dúvida dirigirmo-nos a uma das brigadas que correm o país a fazer recolhas de sangue, este processo não é moroso, mas requer alguns exames preparatórios para determinar se há factos ou características da nossa história médica que possam condicionar a qualidade do sangue doado, impossibilitando a sua futura utilização. Ultrapassando esta primeira fase, passa-se para a doação efectiva do sangue, da qual serão feitas análises para HIV e oputras doenças para comprovar a qualidade do sangue e assegurar um transfusão segura ao receptor.
Sunday, March 25, 2007
Lonestar
Lonestar where are you out tonight?
This feeling I'm trying to fight,
it's dark and I think that I would give
anything for you to shine down on me.
How far you are? I Just don't know,
the distance I'm willing to go.
I pick up a stone that I cast to the sky
hoping for some kind of sign.
Saturday, March 24, 2007
Música e Letra
Já tinha saudades de ir ver um filme assim: levezinho, com gargalhada garantida e final romântico. É o melhor para esquecer uma semana de trabalho. Porém, apesar de o filme valer bastante a pena não há muito a dizer sobre ele... O Hugh Grant (alex) faz de um cantor que teve muito sucesso nos anos 80, mas que agora só consegue cantar em pequenos concertos ou pequenos festivais regionais e a Drew Barrymore (sophie) faz de rapariga insegura, talentosa e graciosamente desajeitada. Eles encontram-se quando a Sophie vai à casa deste cantor regar as plantas, enquanto ele encontra-se a preparar uma canção para relançar a sua carreira, perante o bloqueio de encontrar uma letra para aquela melodia Sophie começa a cantarolar uma letra. Subitamente ela torna-se a pessoa que o pode fazer voltar às luzes da ribalta e que o vai ajudar a construir uma letra para o dueto de alex com Cora (a vedeta musical do momento da adolescência americana).Apesar de esta não parecer uma boa crítica, a verdade é que pretende ser porque sai-se do filme com um sorriso nos lábios e a cantarolar "Pop goes my heart..." =)
Wednesday, March 21, 2007
Poema
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
Mário Cesariny
Escolhi Cesariny para celebrar o dia mundial da poesia porque desta vez quis honrar a poesia escrita em português e fazer uma pequena homenagem a este poeta. Mas sobretudo decidi escrever estas palavras em forma de verso porque ultimamente Mário Cesariny porque tem-se "atravessado" no meu caminho de diversas formas, há um ano também o li por ser dia mundial da poesia, comecei a achar-lhe mais graça depois de um recital na minha antiga faculdade e porque hoje ao comprar um livro na fnac foi-me oferecido um livrinho de poesia dele, do qual retirei este poema. O Poema foi escolhido pela necessidade de um poema para marcar este dia, pela graça do nome, porque é bonito e porque foi a Márcia quem reparou nele.
Sunday, March 18, 2007
A Fonte- O último capítulo
É um filme difícil de explicar e compreender, que permite diferentes interpretações, mas as certezas são, de facto, a espectacolaridade das cenas que decorrem no shibaba, a conseguida intensidade dramática do papel do Hugh Jackman enquanto Tom e a beleza à prova de tudo da rachel weisz.
No entanto, a história que é o mote deste filme, devido à sua complexidade ou talvez à forma como é contada, acaba por ser também o seu maior carrasco.

* Desta vez não vos deixo com o cartaz, mas com uma imagem do filme que faz a devida justiça aos magníficos efeitos especiais, que são o ponto forte desta película.
Saturday, March 17, 2007
A Sorte Maior
Thursday, March 15, 2007
Pérolas de Saber (3)
Monday, March 12, 2007
MOTELx
Sunday, March 11, 2007
Pacheco & Callaway

Ben Callaway fez os seus estudos de arte no Goldsmiths College (licenciatura) e na Slade School of Art (mestrado). Vive e trabalha em Londres. Esta é a sua primeira exposição individual.
Friday, March 9, 2007
O Bom Alemão
Quantas vezes já se sentiram a voltar atrás no tempo quando estão a ver um filme que de facto se passa noutra época? Eu muito poucas, mas esta semana quando fui ver O Bom Alemão aconteceu isso e quando um filme consegue essa proeza é porque é de facto muito bom. O Steven Sodebergh esteve atento a todos os pormenores e recorreu a tudo o que pode para, de facto, permitir ao espectador fazer essa viagem: película a preto e branco, efeitos especiais primários, um cuidado muito grande com as expressões e diálogos das personagens, uma banda sonora orquestral, ... Todos estes elementos permitem que o filme e a história adquiram também uma intensidade singular, própria dos filmes antigos, e que fazem o espectador reparar em certos momentos pela sua beleza rara nos tempos de hoje cada vez menos frequente, sempre que se vai ao cinema.Thursday, March 8, 2007
O Dia de Todas as Mulheres
Muitas vezes questionei-me sobre se a celebração deste dia é de facto a melhor forma de luta pelos direitos das mulheres, se haver um dia mundialmente indicado para a valorização da mulher e do seu papel na sociedade, não produzia precisamente o efeito contrário, vitimizando-nos quando é dessa condição que nos queremos afastar. Continuo a não concordar com certas franjas mais radicais dos movimentos feministas e desconfio de alguns mecanismos de descriminação positiva, porém nada disto faz com que este dia não se faça sentir, para mim, como menos especial, sobretudo depois de ter descoberto a verdadeira origem da escolha do dia 8 de março.A semana passada acabei de ler um livro que gostei imenso e que já tinha pensado em escrever sobre ele aqui, mas nenhum dia é mais apropriado que hoje para falar nele. Chama-se "Mulheres da China" e é um relato emocionante de parte da vida da autora, Xiran, e das histórias que durante a sua carreira enquanto jornalista foi testemunha devido ao programa de rádio que tinha. Centenas de mulheres aproveitaram o anonimato da voz para contarem os seus mais íntimos segredos, receios e as razões do seu sofrimento. Revelando, assim, histórias dramáticas de casamentos forçados, abuso sexual e psicológico, separação imposta a pais e filhos, pobreza extrema, tantas delas directamente relacionadas com a Revolução Cultural que aquele país foi alvo.
Eis um excerto... e Bom Dia da Mulher! ;)
Tuesday, March 6, 2007
O Mapa dos Dias
Monday, March 5, 2007
Jenny ou Nelly?






Se este post e esta pesquisa serviram para alguma coisa foi com certeza para ficar a saber que a carreira da Jennifer connely começou muito cedo, pois existem imagens dela com para aí com 18 anos, e para ficar com uma admiração acrescida pela beleza dela que fica bem em quase todas as fotografias que vi (e eu vi muitas!!) e pela assessoria de imagem da Nelly Furtado, que é bonita, mas às vezes é estranha e consegue com ajuda ficar muito gira nas fotos.
Saturday, March 3, 2007
Marzo

Hoy quisiera la luz de marzo,
toda esta transparencia, esta inmutable
y clara y lenta forma de morir
que aprecio solamente en el invierno.
No sé de otra estación que pierda tanto
poder con tanta lógica, con calma,
con despego. Sopla un viento frío,
como un adiós ceremonial apenas
atendido por nadie: los almendros
ya hablaron. Esta luz tiene sus breves
días contados. Yo quisiera darle
a una plata tan diáfana un lugar
en mi mente, y dejarla allí alumbrándome.
Antonio Cabrera, "La Estación Perpetua", 2000,p.p. 54
Friday, March 2, 2007
Serão no Alvalade XXI
Desculpem lá, podem dizerem o que quiserem do Estádio, dos jogadores e gozarem com o treinador (quem é que resiste??!!??), mas o Sporting continua a ser um grande clube!!! Próximo jogo a ir: um derby ou a final da taça no Jamor!
+ A Claque "ULTRAS" do Sporting. 90 minutos non stop! Sempre a cantar, adaptações fantásticas de músicas a apoiar a equipa. Nem um minutinho eles pararam!A minha admiração pelas cordas vocais musculadas que devem ter e pela devoção que mostram!
- Uns putos que não deviam ter nem 9 anos e que, dentro do estádio, deixaram cair na brincadeira um facalhão enorme mesmo à minha frente, o que me deixa com dúvidas em voltar para um jogo mais concorrido.
